Hotel Casa de Sierra Nevada – Uma visita às raízes mexicanas, bem no centro da cidade

Hotel Casa de Sierra Nevada   Uma visita às raízes mexicanas, bem no centro da cidade

Seu charme é entendido logo no primeiro instante: ele é um aglomerado de prédios históricos que reina no centro de San Miguel de Allende, no México. O Hotel, na contramão do que se é esperado em um edifício de centro de cidade, traz uma arquitetura suntuosa, apaixonante e saudosista, convidando o visitante a uma verdadeira imersão às raízes mexicanas.

Seus jardins frondosos – que ficam ainda mais charmosos com seus arcos de pedra e suas portas de madeira – circundam os pátios que, todas as noites, ficam  iluminados por lanternas, criando assim um ambiente aconchegante.

E se do lado de fora a atmosfera de paz apaixona quem visita o Casa de Sierra Nevada, seu interior cria uma sensação de alegria, com suas cores, aromas e sons. Ainda assim, tudo em Casa de Sierra Nevada parece envolto em um manto de tranquilidade.

O Hotel tem sua própria escola de culinária, a Sazon, onde visitantes e moradores aprendem a criar os mais tradicionais pratos mexicanos. A culinária local também é apreciada nos dois restaurantes, que também fazem parte do Complexo. Seus 37 quartos e suítes estão distribuídos entre os nove casarões coloniais que compõem o Complexo do Hotel, incluindo um forte do século XVII e a antiga residência do arcebispo de San Miguel de Allende, do séc XVI.

Outro espaço que complementa o Casa de Sierra Nevada é o Laja Spa.  A aventura começa com uma sessão Temazcal seguida de uma esfoliação corporal, além da máscara de argila feita a partir de cactus hidratante – aplicada com uma massagem relaxante – e, para finalizar, uma máscara facial com iogurte de mel, o xoconostle.

Hotel Casa de Sierra Nevada   Uma visita às raízes mexicanas, bem no centro da cidade Hotel Casa de Sierra Nevada   Uma visita às raízes mexicanas, bem no centro da cidade

O Temazcal é um antigo ritual de banho, vindo da Mesoamerica (região do continente americano que abrange sul do México, Guatemala, El Salvador, Nicarágua , Costa Rica e Honduras). Usado tradicionalmente como parte de uma cerimônia curativa, os povos nativos acreditavam que o Temazcal purifica o corpo, a mente e o espírito.  No Laja Spa, o visitante pode vivenciar a experiência do banho de suor embalado por cânticos indígenas, sob o aroma de ervas medicinais.

O xoconostle, por sua vez, é um delicioso fruto da família do cacto, encontrado na região de Guanajuato. É rico em fibras, vitaminas A, C e K, cálcio, magnésio, potássio, ferro e cobre. Seu nome vem do Nahuatl “Xococ”, que significa azedo, e “nochtl”, significa espinhoso. Este fruto é uma variedade específica de cactus, que é conhecido na fitoterapia indígena por suas propriedades que combatemr diabetes e triglicérides. O xoconostle geralmente tem um gosto azedo e é usado principalmente para a preparação de molhos, ou como um condimento e aperitivo, mas também atua como uma planta medicinal e infusão para tosses, enxaqueca e dor de cabeça.

Fundada em 1542, a cidade de San Miguel de Allende é um Monumento Nacional do México. Sentado a 6.400 metros acima do nível do mar, as ruas de paralelepípedos dessa cidade colonial são revestidas com palácios que hoje são uma mistura de residências pessoais, galerias, restaurantes e boutiques.

Via Baobá Comunicação

Publicação: 8 de setembro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
cotillard-for-dior-ad__oPt
Mercado de Luxo se consolida em São Paulo

São Paulo já se consolidou na América Latina como a cidade mais promissora no consumo de luxo. Segundo a pesquisa...

Fechar