Lançamentos, livros de Moda, Corpo e Design

Lançamentos, livros de Moda, Corpo e Design
A Estação das Letras e Cores Editora convida fará lançamentos, que ocorre na quinta-feira, a partir das 18h30, na Livraria da Vila (Higienópolis). O evento promoverá bate-papo e sessão de autógrafos, reunindo autores de quatro novos títulos editados pela Estação:

Consumo: práticas e narrativas
(organizado por Kathia Castilho e Sylvia Demetresco)
Lançamentos, livros de Moda, Corpo e Design

“Consumo: práticas e narrativas” é resultado do I Seminário Internacional de Pesquisa: Consumo – Práticas e Narrativas, que reuniu em São Paulo instituições de ensino e grupos/centros de pesquisa (nacionais e internacionais) com investigações na área de consumo. O Seminário é uma parceria entre a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (ABEPEM) e Instituto Merchandising Brasil.

Bauhaus e a institucionalização do design: reflexões e contribuições
(organizado por José Carlos Plácido da Silva e Luis Carlos Paschoarelli)
Lançamentos, livros de Moda, Corpo e Design

É inquestionável que a Bauhaus trouxe contribuições expressivas para a institucionalização do design em todo o campo de  atuação cultural, tecnológica e educacional. Até os dias atuais, sua influência é discutida nos meios acadêmicos,  considerando a análise de sua história e de seus impactos sociais.

O objetivo da presente coletânea é expor algumas reflexões acerca de questões que ainda merecem ser exploradas, a fim de colaborar na amplitude e dimensão dos estudos desenvolvidos sobre esta “escola”. Estão reunidos textos desenvolvidos em um projeto de pesquisa, cujo propósito foi discutir a contribuição da Bauhaus na institucionalização do design. A escolha  dos artigos priorizou a qualidade das reflexões obtidas durante a dinâmica proposta, permitindo que a compilação ofereça repertório significativo no sentido de proporcionar reflexões e colaborar para ampliar a visão teórica sobre o assunto.

“Bauhaus e a institucionalização do design: reflexões e contribuições” é o primeiro título da coleção História[s] do Design, coordenada por Mônica Moura.

História e cultura de moda
(organizado por Maria Claudia Bonadio e Maria de Fátima Mattos)
Lançamentos, livros de Moda, Corpo e Design

Os textos reunidos neste livro apresentam reflexões através das quais se percebe que a roupa representada pela moda (essa  que nos encanta aos olhos, que tanto consumimos como nos consome) foi modelada e organizada por um determinado  discurso sociocultural, indicado por um sentimento de vir-a-ser, configurado pelas expectativas e desejos da sociedade  moderna e contemporânea.

A produção é resultado de trabalhos inicialmente apresentados e debatidos no Grupo de Trabalho Moda, Cultura e  Historicidade, durante VI Colóquio de Moda (realizado em 2010) e que, a partir do encontro, incorporaram sugestões e  ampliaram a pesquisa para esta publicação.

Corpo, moda e ética: pistas para uma reflexão de valores
(organizado por Cristiane Mesquita e Kathia Castilho)
Lançamentos, livros de Moda, Corpo e Design

Especialmente a partir dos anos 1950, o corpo vem protagonizando uma etapa histórica na qual se apresenta como  portador-vetor-expositor dos mais intensos paradoxos contemporâneos.

Assim, se mostra tão fortalecido quanto fragilizado, tão famoso quanto esquecido, tão exposto quanto blindado, tão visível  quanto inexpressivo, nos remetendo justamente aos intensos paradoxos que residem na dimensão corporal – cenário de  fronteiras despedaçadas e aberturas multiplicadas aos mais diversos tipos de ação, intervenção, reconstrução, ressignificação e remanejamento.

As ressonâncias de alguns desses movimentos vertiginosos parecem ter evocado uma palavra a tomar corpo: o termo  “ética” volta a ecoar no final dos anos 1990, quase como que nos forçando a pensar e buscar a abertura de novos possíveis e  de modos de funcionamento que possam construir melhor o século que começou, de maneira a nos relacionar melhor com o planeta, consigo mesmo e com os outros.

Fundada em 2006, a Estação das Letras e Cores tem como proposta publicar obras de referência para promover a reflexão,  o conhecimento e a pesquisa nas áreas de moda, design e artes. Seu catálogo reúne títulos assinados por especialistas de  renome nacional e internacional.

Lançamento
Dia 3 de novembro (quinta-feira)
A partir das 18h30
Livraria da Vila – Shopping Higienópolis
Av. Higienópolis, 618 – Piso Pacaembu
São Paulo – SP
Tel: (11) 3062-1063

Foto de abertura: Ignez Ferraz

Via Estação das Letras e Cores

Publicação: 3 de novembro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
minas trend inverno 2012 tres
Minas Trend Preview Inverno 2012 – Terceiro dia de desfiles

Em outubro aconteceu o Minas Trend Preview, uma das principais semanas de moda brasileira, que apresentou em Belo Horizonte a...

Fechar