Marco Civil da Internet – Maioria das menções nas redes sociais apoia a aprovação do marco civil

Análise de sentimento de mais de 8.000 menções em redes sociais mostra apoio da sociedade para a aprovação do Marco Civil

Marco Civil da Internet (oficialmente chamado de Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014) é a lei que regula o uso da Internet no Brasil, por meio da previsão de princípios, garantias, direitos e deveres para quem usa a rede, bem como da determinação de diretrizes para a atuação do Estado.

O projeto surgiu em 2009 e foi aprovado na Câmara dos deputados em 25 de março de 2014 e no senado federal em 23 de abril de 2014, sendo sancionado logo depois pela presidente Dilma Rousseff.

O Marco Civil é algo importante para todos que respiram a comunicação via internet. Sua aprovação reflete em mudanças e diretrizes na internet inéditas para um país como o Brasil, alcançando projeção internacional. Mas qual é a posição da população sobre o assunto nas mídias sociais?

A Burson-Marsteller, agência global líder em relações públicas e assuntos públicos, realizou uma pesquisa sobre o sentimento e a reação das pessoas em redes sociais, blogs e imprensa online em torno da aprovação do Marco Civil da Internet.

A análise identificou 11.813 publicações sobre o assunto entre os dias 18 de março e 17 de abril. O estudo mostrou que o projeto –aprovado ontem (22/04)  pelo Senado e sancionado hoje pela presidente Dilma Roussef, na abertura da conferência global NetMundial – teve o apoio de 69% dos internautas nas redes. Manifestações contrárias ao Marco somaram 21%, e posts neutros representaram 10% do total.

Os dados foram coletados por meio da ferramenta Radian6. A análise foi feita pelas equipes de Public Affairs e Digital da Burson-Marsteller, por meio do Burson Pulse, metodologia global de Inteligência de Dados da agência. A análise de sentimento de 8.200 posts – cerca de 70% do total de menções na Internet brasileira – demonstrou grande apoio da população pela aprovação do Marco Civil.

Durante o período da pesquisa, foram identificados dois picos: um na aprovação do Marco Civil na Câmara, no dia 25 de março, e o outro no “tuitaço” a favor da urgência da votação da PLC 21 no Senado, que aconteceu no dia 15 de abril. O “tuitaço” fez com que o Twitter, fosse o canal que mais gerou menções ao tema, concentrando quase 92% do total de posts sobre o assunto, dos quais 77% foram a favor da aprovação do Marco Civil. Importantes nomes ligados ao Marco Civil, como Marco Gomes, fundador do Boo-Box, que discursou na Câmara em apoio ao projeto; e do deputado e relator Alessandro Molon, foram os grandes influenciadores no canal. No YouTube e Facebook, onde foram coletados somente dados de posts abertos, prevaleceram as menções negativas sobre o tema.

A cobertura de imprensa sobre o tema foi neutra (96%), com caráter muito mais informativo do que opinativo. Nos blogs, grande parte dos posts replicavam as notícias sobre o Marco Civil, o que contribuiu para o tom neutro na rede, de 76%. Entre as notícias que mais replicaram nos blogs, destaca-se a aprovação da PLC 21 na Câmara, e a oposição do pré-candidato à Presidência Eduardo Campos.

“O resultado do estudo aponta para uma importante mobilização em torno da aprovação do marco civil que afeta diretamente setores como tecnologia, telecomunicações e comunicação. No contexto em que vivemos hoje, as redes sociais se tornaram um grande fórum de debate e formação da opinião pública, e sua análise é fundamental para a compreensão do olhar da sociedade sobre qualquer tema, ideia ou produto”, afirmou Francisco Carvalho, presidente da Burson-Marsteller Brasil, acrescentando que o Burson Pulse é uma metodologia de analytics desenvolvida pela agência para monitorar a presença online de seus clientes e basear suas estratégias de comunicação.

Confira todos os dados coletados pelo estudo da Burson-Marsteller no infográfico:

Marco Civil da Internet   Maioria das menções nas redes sociais apoia a aprovação do marco civil
Veja imagem ampliada do Infográfico aqui, saiba mais sobre a lei na Wikipedia

Via Burson-Marsteller

 

Publicação: 24 de abril de 2014

Tudo sobre:

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Câmera Lytro revoluciona ao regular o foco depois de tirar a foto

Uma nova câmera chegou ao mercado prometendo mudar o conceito que temos de fotografia atualmente: a Lytro Illum, que usa...

Fechar