Myfuncity – Cidades Sustentáveis, a primeira rede social voltada para a cidadania

Myfuncity   Cidades Sustentáveis, a primeira rede social voltada para a cidadania
Com o “Myfuncity – Cidades Sustentáveis” a população poderá analisar e deixar comentários sobre os serviços públicos, em tempo real. Parceria com a Rede Nossa São Paulo e Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis permitirá que os dados sejam balizadores de políticas públicas.

 

O Brasil é o primeiro país do mundo a ganhar uma rede social focada em cidadania, o “Myfuncity – Cidades Sustentáveis”. Você pode ajudar a divulgar esta iniciativa, no seu blog, Twitter ou Facebook, e ajudar a melhorar a sua cidade. A partir desta quarta-feira, 5 de outubro, qualquer cidadão poderá ter acesso à rede social no endereço http://www.cidademaisfeliz.org/social/. A nova rede cria uma forma de participação política e cívica a partir de blogs, sites e redes sociais.

A plataforma auxilia a gestão pública por meio da tecnologia, permitindo que os cidadãos avaliem a qualidade das cidades a partir de 12 indicadores relacionados ao trânsito, segurança, meio ambiente, bem-estar, saúde e educação, numa escala de 0 a 10. Um banco de dados abrigará essas opiniões, com um mapa preciso sobre a satisfação da população quanto aos serviços públicos que uma determinada cidade ou região oferece.

Ao usuário do Myfuncity basta ter acesso à internet, por meio do Facebook e Orkut. Lá os usuários poderão interagir, convidar amigos, enviar mensagens, comentários e fotos, fazer check-ins opinando sobre as regiões da cidade e também ter acesso aos dados postados nas redes sociais. Também serão disponibilizados aplicativos gratuitos para iPhone e iPad e, num segundo momento, versões para Android, Blackberry e outros.

Para o presidente do Myfuncity, Mauro Motoryn, as redes sociais ampliam o poder de cada cidadão de colaborar com a transformação da sua cidade. “A internet tem um poder transformacional para as grandes e pequenas causas, pois conecta milhares de cidadãos que compartilham opiniões e sugestões e que querem contribuir eficazmente para mudar a cidade onde moram”, afirma.

A principal característica é a geração de relatórios com dados diferenciados para cada região, seja no Brasil ou em qualquer cidade do mundo que tenha suporte ao Google Maps. O cidadão poderá conferir as avaliações em um raio de um quilômetro da região em que se encontra através de celulares, ou de qualquer região do mundo pela web. “Trabalharemos em API aberta, junto ao Creative Commons, possibilitando um constante aprimoramento tecnológico”, explica Mauro Motoryn.

Parcerias – No Brasil, o Myfuncity já nasce com a parceria estratégica de mais de 700 entidades, por meio da Rede Nossa São Paulo, Rede Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis, Cidade Escola Aprendiz, Catraca Livre e Museu da Pessoa.

A parceria estratégica com a Rede Nossa São Paulo, por exemplo, vai permitir que os dados da plataforma sejam disponibilizados para os gestores públicos, a sociedade e a mídia acompanharem as sugestões e reclamações da população. “Só teremos cidades sustentáveis com qualidade de vida para todos se tivermos a participação permanente dos cidadãos”, afirma Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo.

Fonte: Oficina da Palavra

Publicação: 4 de outubro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
renner
5ª edição do Pense Moda no MuBe: Renner transmite a cobertura no Blog Estilo Renner

A imperdível palestra da francesa Cecile Coulot, gerente de coleções de acessórios femininos da grife Lanvin, abre na terça dia...

Fechar