No dia 3 de dezembro, São Paulo vai sediar mais uma edição do maior curso de artesanato do mundo

No dia 3 de dezembro, São Paulo vai sediar mais uma edição do maior curso de artesanato do mundo
Gratuito, o evento acontecerá na marquise do Parque do Ibirapuera, das 13h às 17h, e deve reunir aproximadamente 2 mil pessoas.

No dia três de dezembro, a marquise do Parque do Ibirapuera vai se transformar em uma mega oficina de artesanato que deverá reunir cerca de 2 mil pessoas. Isso porque acontecerá mais uma edição do Curso de Artesanato comandado pelo artista plástico paulistano, Marcelo Darghan. Esse é considerado o maior curso de artesanato do mundo.

O evento é gratuito e os participantes podem colaborar com doações de itens de higiene pessoal, que serão recebidos pelo GRAACC – Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer. “Mesmo aqueles que não tiverem condições de doar nada poderão fazer o curso sem nenhum problema”, esclarece Darghan.

Durante o curso as pessoas aprenderão a fazer enfeites com temas natalinos. Serão oficinas  de feltro,  revestimento de MDF com tecido, bordado,  modelagem, pintura e  scrap decor. Mas além de aprenderem as técnicas de artesanato, o curso propicia uma grande diversão, pois para ensinar milhares de pessoas simultaneamente, Darghan desenvolveu ao longo de sua trajetória, uma técnica muito particular para ministrar as oficinas que são uma espécie de “aulas show”, com muita música e até mesmo coreografias e ginástica que animam e agitam os participantes.

“Além de promover a ação artesanal, as pessoas dançam, cantam e se divertem como se estivessem em uma festa e, sem que percebam, elas acabam realizando técnicas que jamais imaginavam aprender”, explica o artista plástico.

O curso também funciona como um importante canal de aprendizado para que as pessoas possam aumentar ou colaborar com a renda em casa, já que aprendem a fazer peças que podem ser comercializadas. Vale lembrar que o artesanato hoje movimenta uma economia enorme no Brasil, que informalmente já virou principal fonte de renda de muitas famílias.

No dia 3 de dezembro, São Paulo vai sediar mais uma edição do maior curso de artesanato do mundo

Só para ter uma ideia da importância deste mercado, dados do Ministério do Desenvolvimento revelam que a atividade artesanal já movimenta R$ 28 bilhões anuais, o correspondente a 2,8% do PIB (Produto Interno Bruto) e, ainda de acordo com o Ministério, não mais se sustenta na informalidade. Estima-se que 8,5 milhões de pessoas estejam ligadas à atividade.

Para participar é necessário se inscrever previamente por telefone e levar no dia do Curso uma tesoura, uma caneta e, se puder e quiser, um item de higiene pessoal (pasta de dente, sabonete, fralda geriátrica, entre outros itens) que serão doados ao GRAACC.

O artista plástico Marcelo Darghan
Marcelo Darghan trabalha com artesanato há 23 anos. Ele é o criador do Prêmio Artesão do Ano e co-organizador da Mega Artesanal, maior feira do setor da América Latina com a visitação de 150 mil pessoas em seis dias. Participa de programas de TV como Mulheres, da Rede Gazeta e Mais Você, da Rede Globo, entre outros, sendo que tem seus trabalhos publicados em veículos de circulação nacional e em publicações na América Latina. Seus vídeos de cursos no site Youtube somam mais de dois milhões de acessos.

Ao longo de sua trajetória, Darghan enfrentou bastante preconceito,pois foi precursor em mostrar que um homem poderia sim ensinar artesanato. Ele foi o primeiro a realizar uma feira de artesanato com empresas e artesãos, a fazer evento público de artesanato e iniciou muitas cooperativas e grupos de trabalho pelo Brasil, reunindo artesãos que até então não sabiam como vender suas peças. Além do mega evento no Ibirapuera, Darghan viaja o ano todo pelo Brasil e América Latina ministrando cursos gratuitos.

Inscriçõese Informações: (11) 3884.0622
Curso de Artesanato Gratuito
Dia3 de dezembro, das 13h às 17h
Local: Marquise do Parque do Ibirapuera

No dia 3 de dezembro, São Paulo vai sediar mais uma edição do maior curso de artesanato do mundo

Via Trio press

Publicação: 30 de novembro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Talents 2011
Mega feira de moda, arte e design

A Aliança Francesa SP e Galeria Central promovem a Talents 2011 – Arte, craft e design, reunindo cerca de 50...

Fechar