Os carros da Moda e a moda nos carros

Os carros da Moda e a moda nos carros

Apesar de que está muito mais fácil comprar um carro, tendo em vista extensa oferta de marcas, modelos, tamanhos, crédito/financiamento, prazos, divulgação e pontos de vendas, a escolha do novo carro e seus respectivos acessórios tem esquentado a cabeça de muita gente tendo em vista, tudo que precisamos saber na hora de decidir.

Decidi escrever uma série de artigos – o carro da moda e a moda nos carros, visando abordar uma visão de mercado, design, estilo, modelos, materiais, cores e motivações do consumidor diante de uma importante indústria no Brasil que não para de crescer.

Me recordo a 20  anos atrás, quando o mercado automobilístico brasileiro era concentrado em poucas marcas nacionais e os importados eram somente para poucos abastados. A diferença dos carros era somente nos tamanhos, número de portas e cores (muitas cores). Nas ruas víamos sempre os mesmos Volkswagen, Ford, GM e Fiat. Quem não se lembra da Brasilia, TL, Variante, Dodge Dart, Uno Mille, Paraty Champagne, Monza e Opala. Alguns modelos eram identificados para taxi, outros para mulheres – Chevete e os maiores como a Kombi (perua) para o comércio. Eu mesmo tive um Verona Vinho (bordô) que era do lado Ford da Autolatina.

Os carros da Moda e a moda nos carros Os carros da Moda e a moda nos carros

Somente em viagens internacionais, em Miami por exemplo, que conhecíamos o universo expandido do mundo automotivo. Entretanto, após a abertura do mercado brasileiro para importação (1990) e com o estabelecimento de novas montadoras de veículos americanas, japonesas, coreanas, alemãs, francesas, italianas e até russa (Lada) dentre outras tivemos acesso a uma oferta variada de veículos.

O mais interessante foi perceber que aumentou a oferta de modelos e acessórios, entretanto diminuiu a variedade de cores visando atender um equilíbrio de oferta e procura  versus escala de produção. O número de carros pretos e cinzas (com poucas variações para chumbo e azul) aumentaram muito, entretanto cada fabricante observa a cartela de cores para modelos específicos. Outro dia, um amigo me disse ter comprado um carro branco por ser mais barato e eu logo o associei branco ao taxi (isso em São Paulo). Em POA taxis são laranjas e no Rio de Janeiro são amarelos.

Carro além de ser um utilitário é sinal de status social, desta forma as motivações de compras ampliaram de acordo com a estabilidade sócio-politica-econômica do Brasil, aumento de poder aquisitivo e oferta de crédito/prazo. Muita gente de que investe um substancial montante na compra de carros não possuem imóvel próprio.

Os carros da Moda e a moda nos carros

SUV – Volvo XC60 Car Reviews

As SUVs (Vans) caíram no gosto dos brasileiros e conseguiram um lugar privilegiado no mercado (Classe A & B). Além de espaçosas e imponentes são resistentes aos inúmeros buracos e deficiências em nossas ruas, avenidas e rodovias. Dão segurança não somente pela altura, mas também pela opção de serem blindadas.

Além dos modelos, os acessórios são decisivos na escolha do carro novo. Alguns itens de segurança já passaram a integrar como mandatório – airbags, roda de liga leve, freios abs, som com MP3 etc. Mas opcionais como câmbio automático, bancos em couro, teto solar, airbags adicionais, DVD, GPS, Farol especial, sensor para estacionamento, mesmos nos carros econômicos passaram ser vantagens competitivas para os fabricantes de carros.

Quando dinheiro não é um problema e o orçamento comporta qualquer bom gosto as opções se ampliam e o sonho de consumo podem ser encomendados como queremos sem pesadelos.

Os carros da Moda e a moda nos carros

Vejamos alguns marcas e modelos que pretendo escrever mais sobre design, cores, tecidos, preços e campanhas publicitárias.

Porsche – Cayenne

Hyundai – ix35, Tucson, Santa Fé, Vera Cruz, Azera

Kia – Sportage

Citroen – C3, C4, C5, Xsara

Volvo – XC30, XC60, XC70, XC80, XC90

Ford – Focus, Ecosport, Fusion, Edge

Audi: A3, A4 A6 – A1000

VolksWagen – Golf, Tiguan

Honda – Civic, CRV

Toyota – Corola, Hylux, Rave 4

Mitsubishi –

Chrysler – PT Cruiser

Gisele Stallone GOL Car Chase Commercial

Os carros da Moda e a moda nos carros

Os carros da Moda e a moda nos carros

Os carros da Moda e a moda nos carros

Imagem do site Nelson Wade
Para matar a saudade

Os carros da Moda e a moda nos carros

Opala

Os carros da Moda e a moda nos carros

Verona GLX 1.8 Via site Cambe OLX

Os carros da Moda e a moda nos carros

Leia também: Os carros da Moda e a moda nos carros 2

Publicação: 1 de julho de 2010

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Givenchy-resort-2011
Tendências para o Verão 2011 – Coleções Resort

Resort Collection 2011  – Helmut Lang O  Resort Collection é o mais novo calendário da moda no Hemisfério Norte (de...

Fechar