Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes

Pierre Cardin vem ao Brasil para inauguração de exposição que leva o seu nome,  realização de um grande desfile de alta costura e a palestra Cardin por Cardin

Veja matéria da coletiva de emprensa: Pierre Cardin no Brasil fala sobre carreira e fatos marcantes de sua vida.

O HSBC Bank Brasil apresenta um grande projeto em homenagem aos 60 anos de criações de Pierre Cardin, que reunirá um desfile, uma exposição e uma palestra do estilista, que, aos 88 anos, virá ao Brasil para esta comemoração.

A exposição  Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes será realizada de 29 de abril a 29 de maio no 9º andar do Shopping Iguatemi São Paulo, com curadoria de Denise Mattar. A mostra apresenta sua trajetória através de 70 looks, de 1952 a 2010, vindos de Paris, além de fotos, croquis e acessórios.

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

Cardin foi o primeiro estilista a apresentar uma coleção de prêt-à-porter e a criar uma coleção unissex. Nos anos 1960/70 fez os ternos dos Beatles, os uniformes da NASA e as famosas roupas Cosmocorps, revolucionando o modo de vestir de homens e mulheres; uma mudança cujos efeitos perduram até hoje. Sua exuberante criatividade o levou para muitos outros caminhos: criou bolsas, relógios, perfumes, móveis, óculos, e tornou-se dono de hotéis, restaurantes e espaços culturais.

“Pierre Cardin é um artista do traço e do corte, suas criações, ao mesmo tempo clássicas e ousadas, quase sem detalhes, com cortes precisos e atrevidos, revolucionaram a moda e os costumes. Cardin sempre esteve à frente de seu tempo”, afirma Denise.

A programação abre com um desfile de 160 looks, recentemente apresentados na Semana de Moda em Paris – Summer 2011, e coordenado por Jacimar Silva; e a palestra Cardin por Cardin.

O projeto idealizado e realizado pela Mix Brand Experience e Urban Jungle Art conta com o patrocínio master do HSBC Bank Brasil, patrocínio das Havaianas e Oi, o apoio do Iguatemi São Paulo, Oi Futuro, apoio educacional do Senac São Paulo, ABEST e Consulado da França no Brasil.

Leia também: Museu Pierre Cardin apresenta: Passado – Presente – Futuro

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

ESPAÇO EXPOSITIVO
O espaço da exposição foi criado pelo cenógrafo Guilherme Isnard a partir do design de um colar em plexiglas
realizado pelo estilista em 1971. O espaço é composto por elementos geométricos que dialogam com as peças
apresentadas. O tecido cinza utilizado para cobertura das pilastras tem certa transparência e brilho discreto, o que
ajuda a tornar o espaço mais leve. Peças de design, bijuterias e acessórios são apresentadas em vitrines com forte
apelo geométrico. Imagens da produção de Cardin são apresentadas projetadas em dois cubos expostos. A passarela
branca que receberá os modelos do desfile será o caminho percorrido pelo público visitante da exposição.

Módulo 1 – Cosmocorps (8 peças)
A exposição abre com a face mais conhecida de Cardin. Os Cosmocorps são peças criadas para a era espacial.
Roupas mais justas, saias mais curtas, collants, botas altas revolucionaram a moda na década de 1960. As peças
apresentadas na mostra foram produzidas entre 1966 e 1972. Destaque para o vestido com seios cônicos, os macacões op-art em preto e branco e os vestidos cinéticos.

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

Módulo 2 – Golas (6 peças)
As golas audaciosas são uma das marcas de Cardin. A jornalista de moda Serena Sinclair constatava em 1972:
“…é fascinante reconhecer as assinaturas dos costureiros, porque, como os motivos nas ruínas, ou os objetos de civilizações antigas, elas são marcas distintivas do gosto das épocas. Os futuros arqueólogos reconhecerão Cardin por suas golas gigantes”. A exposição apresenta peças de 1956, 1957, 1982, 1985, 1989 e 1990.

Módulo 3 – Cortes (5 peças)
Cardin nunca seguiu padrões estabelecidos. Os cortes e recortes de suas roupas são espetaculares e revolucionários. O conjunto reúne modelos de 1954, 1966,1970, 1981 e 1982. Destaque para o casaco com mangas mil-folhas e a utilização de tiras, no vestido preto longo e na jaqueta de couro prateado.

“As roupas que eu prefiro são aquelas que eu invento para uma vida que não existe ainda, para o mundo de amanhã. ”

“Cada roupa é uma construção arquitetônica ou plástica.  A única diferença é que suas formas se movem.”  Pierre Cardin

“Gosto de criar no absoluto, sem estar limitado por ângulos,  corredores ou paredes. Criar mangas de um vestido ou o pé  de uma mesa é a mesma coisa.”  Pierre Cardin

 

Módulo 4 – Preto (8 peças)

“Sempre tive meu estilo. Ele se distingue de todos os outros.  Ao menos era minha intenção ser diferente… ” Pierre Cardin

Uma das cores mais usadas por Cardin. O conjunto apresenta majoritariamente vestidos de noite, que se caracterizam pela extrema sensualidade e elegância.Peças de 1966, 1970, 1987,1994, 1995 e 1998. Um dos looks longos é chamado de vestido-joia (robe-bijou), pois o colar em aço desenhado por Cardin é parte do vestido. Volants em seda, em strass, veludo bicolor, seios nus, transparências – uma festa de gala.

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

Módulo 5 – Azul (4 peças)

“Minha moda não exprime o tempo que está no ar, mas os pensamentos e a atitude de uma época. Eu não olho para trás, mas para frente” . Pierre Cardin

O conjunto reúne peças de 1968, 1982 e 1992. Destaque para a microssaia em couro negro recortado sobre bodyazul Klein; o casaco sem mangas, reversível, que é uma das peças preferidas do estilista; e uma interessante experimentação, no vestido de noite com saia em matelassé plástico.

Módulo 6 – Branco (5 peças)

“Eu prefiro o tipo de mulher que é uma mistura sutil de um corpo são e de um intelecto.”  Pierre Cardin

O conjunto reúne dois vestidos de noiva, um de cetim, de 1989, e outro de renda, com capa em volants, datado de 1992. É apresentado também um modelo de noite curto, vaporoso, com plumas na barra. Destaque para o casaco branco, com detalhes em vinil preto de 1971.

Módulo 7 – Vermelho (8 peças)

“Sou alguém que trabalha para uma pessoa conhecida como Pierre Cardin. ” Pierre Cardin

O vermelho é uma das cores preferidas de Cardin para suas roupas. O conjunto de oito peças tem um impacto extraordinário, e permite fazer um resumo histórico das criações de Cardin. Estão representados: o casaco emplissé-soleil, de 1952, o duas peças em vinil de 1968, o minivestido com aplicações de vinil preto, do mesmo período, o extraordinário casaco masculino em vinil vermelho com zíper na frente (inovação de Cardin), de 1970, o casaco “Computador” com gomos nas costas, de 1980, os casacos com grandes golas de 1981 e 1989 e o tailleur de panos recortados de 1992.

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

Módulo 8 – Violeta (4 peças)

“O valor do meu império é maior do que o que se diz e menor do que o que pensam. ” Pierre Cardin

Destaque para saia curtíssima com babados em relevo enviesados, vestido curto da linha círculos e vestidos de noite da última coleção do estilista.

Módulo 9 – Assimetrias (3 peças)

“A arte é, ao lado do meu trabalho, minha segunda grande paixão. ” Pierre Cardin

O conjunto reúne três peças com cortes assimétricos e mangas recortadas. O vestido longo azul-turquesa, de 1992,

deixa um ombro nu, enquanto o outro braço tem uma manga longa, recortada com interior ocre. A túnica violeta, de
1971, tem mangas vazadas, é uma das mais marcantes criações de Cardin, e é o símbolo da exposição.

Módulo 10 – Círculo (8 peças)

“O círculo é o símbolo do infinito. Eu sou um Pierrô lunar, fascinado pelo cosmos. Eu amo o círculo. A lua, o Sol, a Terra são puras criações, sem limites, sem começo meio, e fim. ” Pierre Cardi

Um dos elementos mais usados por Cardin. O conjunto reúne peças de 1971, 1988, 1990, 1991, 1996 e 1997.
Destaque para o casaco ocre de formas audaciosas, e vestidos da linha círculos com aros nas saias criando movimentos ondulantes.

Módulo 11 – Masculino (10 peças)

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando CostumesPierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

“Em 1959 eu pensava: por que somente os ricos deveriam poder ter modelos exclusivos,
por que não as pessoas simples da rua? Eu poderia mudar aquilo! E eu o fiz. O Luxo deve
estar à disposição de milhões de pessoas.” Pierre Cardin

Pierre Cardin foi o primeiro estilista a criar roupas prêt-à-porter também para homens. O conjunto reúne 5 peças dos anos 1970, 1982, 1990, 1991 e 1995, com a utilização de materiais como couro e vinil. Os cinco ternos apresentados são de diferentes períodos e destinados a homens mais clássicos, mas que gostam de se vestir de forma elegante e criativa.
Pierre Cardin e o Brasil

Vitrine que apresenta fotos, documentos e materiais relativos às visitas de Cardin ao Brasil é uma surpresa da
exposição para o estilista. Será apresentado um conjunto de 24 croquis originais de peças executadas no Brasil pelaTricolã entre 1960/70. Nem mesmo a Maison tem este tipo de originais com amostras dos tecidos a serem utilizados.

Joias em prata da brasileira Clementina Duarte, apresentadas pelo estilista no seu desfile Primavera-Verão de 1967,
em Paris. Fotos de momentos marcantes de suas visitas ao Brasil, como suas participações na FENIT, a participação
no filme Joana Francesa de Cacá Diegues, no qual faz um papel ao lado de Jeanne Moreau.
Projeção Mapeada Apresentação de imagens de móveis e acessórios criados por Cardin.

Acessórios
Em vitrines serão apresentados cerca de 300 acessórios.
3 vitrines de acessórios femininos
Joias, cintos, chapéus, luvas, óculos, relógios, entre outros.
1 vitrine de acessórios masculinos
Cintos, chapéus, gravatas, óculos, relógios, entre outros.
Exibição do documentárioPierre Cardin – O Último Imperador da ModaDireção: Antoine Coursat
53 minutos

Pierre Cardin no Brasil para a Exposição Criando Moda Revolucionando Costumes

EXPOSIÇÃO: Pierre Cardin – Criando Moda Revolucionando Costumes

Idealização e Realização: Urban Jungle Art e Mix Brand Experience

Direção Geral: Kalina Bourgeois e Marco Scabia

Coordenação Geral: Renata Rocco

Curadoria: Denise Mattar

Cenografia: Guilherme Isnard

Local: Shopping Iguatemi São Paulo – Av. Brig. Faria Lima, 2232 –  9º andar

Coquetel de abertura: dia 28 de Abril às 20h para convidados

Abertura ao público: de 29 de Abril a 29 de Maio

Horário: De terça a sábado, das 12h às 21h / Domingo, das 14h às 20h

Exposição aprovada pela Lei Rouanet – Ministério da Cultura

Entrada Franca

DESFILE: Pierre Cardin

Idealização e realização – Mix Brand Experience e  Urban Jungle Art

Coleção feminina e masculina

Direção de alta costura Pierre Cardin: Maryse Gaspard

Direção geral – Kalina Bourgeois, Marco Scabia e Renata Rocco

Coordenação e produção executiva: Prcom

Cenógrafo/ cenotécnico- Guilherme Isnard

Beleza- Studio W

Local: Shopping Iguatemi São Paulo – Av. Brig. Faria Lima, 2232 –  9º andar

Desfile: dia 26 de Abril às 20h para convidados

Maiores informações à imprensa:

Mix Brand Experience

Flavia Meirelles  / Vanessa Hassegawa

Leia também: Museu Pierre Cardin apresenta: Passado – Presente – Futuro

Veja matéria da coletiva de emprensa: Pierre Cardin no Brasil fala sobre carreira e fatos marcantes de sua vida.

Publicação: 19 de abril de 2011

AUTOR

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Capricho-guia-de-viagem-disney
CAPRICHO lança nova edição do Guia Disney Orlando

Especial conta com guia de compras, depoimentos de celebridades e mapas atualizados do parque de diversões A CAPRICHO lança no...

Fechar