Prêmio “Feel The Yarn 2011” chega ao Brasil para incentivar futuros profissionais de moda

Prêmio “Feel The Yarn 2011” chega ao Brasil para incentivar futuros profissionais de moda

Com o objetivo de promover a excelência da produção italiana de fios têxteis e visando favorecer o intercâmbio entre universidades de todo o mundo, a Itália traz para o Brasil o projeto “Feel The Yarn” (“Sinta o Fio”). Dirigido aos alunos de universidades pré-selecionadas do Reino Unido, Japão, China, Estados Unidos e Brasil, participam do projeto seis das mais representativas instituições do setor: Royal College of Art, Central St. Martins College of Art & Design (ambas em Londres), Bunka College (Tóquio), Beijing Institute of Fashion Technology (Pequim), Parsons New School (Nova Iorque) e SENAC (São Paulo).

A segunda edição do “Feel the Yarn: training experience and design award for future knitwear designers”, é organizada pelo ICE – Instituto Italiano para o Comércio Exterior e Toscana Promozione, Agência de Promoção Econômica da Toscana, em colaboração com o CPF – Consorcio de Promoção de Fios e Pitti Immagine/Pitti Filati – salão italiano que visa incentivar novos designers e tornar conhecida a qualificada produção de fios da Região Toscana. O projeto dará à indústria italiana a oportunidade de apresentar, sua tecnologia de ponta junto às inovações do mercado, aos futuros profissionais das mais prestigiosas escolas internacionais de moda e design.

O projeto teve início com a seleção das instituições e alunos participantes. A próxima etapa, realizada no final do mês de março, abrange viagem à Itália onde os jovens designers selecionados participarão de uma semana de formação no distrito têxtil de Prato (três estudantes e um professor de cada escola envolvida) com seminários e visitas às empresas produtoras de fios. Na ocasião, cerca de 15 empresas toscanas, fornecerão os fios aos estudantes, para a criação e desenvolvimento de  uma mini coleção de três peças, contando com a supervisão do professor e a coordenação geral de Ornella Bignami,  expert do setor de malharia e tricô.

Numa segunda etapa, as peças desenvolvidas serão expostas, em espaço privilegiado na edição de julho do salão Pitti Immagine Filati, o encontro mundial mais importante do setor. Durante a exposição, será ainda realizado um concurso onde as criações serão avaliadas, por uma comissão especializada e pelo público de profissionais do evento. O autor que criar a peça mais votada será premiado, no último dia da feira (07/07/2011), com uma bolsa de estudos no valor de € 2.500,00.

Calendário

Março/ 21 a 25 de março 2011: semana de formação no distrito têxtil de Prato, na Itália, onde os estudantes participarão de seminários sobre fios e tendências, visitarão as empresas de fiação de Prato, fazendo contatos com as empresas escolhidas e selecionando os fios que utilizarão em suas criações;

Março – Junho/ 2011: os estudantes, sob a supervisão de seus orientadores e coordenados por Ornella Bignami, trabalharão no desenvolvimento e produção de três peças, que serão posteriormente expostas na Pitti Immagine Filati  – Julho 2011;

Julho/ 05 a 07 de julho 2011: exposição das peças na 69ª edição da Pitti Filati/2011 e realização do concurso onde o vencedor será premiado no último dia da feira.

Fonte: Instituto Italiano para o Comércio Exterior

Via Queila Ferraz

Publicação: 15 de março de 2011

AUTOR

Queila Ferraz, Coordenadora Geral do Curso de Design de Moda da UNIP, foi professora da Universidade Anhembi Morumbi e dos cursos de pós-graduação de Moda do Senac. É historiadora de moda, especialista em processos tecnológicos para confecção e consultora de implantação para modelos industriais para a área de vestuário.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2011-03-15_145142
Peixe Urbano chega à Argentina

Com mais de 7 milhões de usuários em um ano, principal site de compras coletivas do Brasil desembarca na Argentina...

Fechar