Projeto Hydros amplia consciência acerca da relação do ser humano com a água

Projeto Hydros amplia consciência acerca da relação do ser humano com a água

Site inovador promovido pela empresa permitirá que qualquer pessoa seja um “embaixador da água”

Despertar e multiplicar a consciência para o vínculo existente entre o planeta e o ser humano em relação à água. Com essa missão, nasceu o Projeto Hydros, que foi lançado em 22 de março, Dia Mundial da Água, pelo grupo empresarial Kaluz, controlador do Grupo Mexichem, Elementia e Bx+, em todos os países em que atua.

“O Projeto Hydros levanta a questão ‘Como me relaciono com a água?’. Não sabemos. Está na hora de percebermos tudo o que fazemos com ela na construção da realidade de uma pessoa, de uma cidade, de um negócio ou de um país, e como cada uma dessas ações afeta o presente, o hoje, o agora”, explica Juan Pablo Del Valle, Presidente do Comitê Executivo da Mexichem.

Trata-se de um grande chamado para que todos sejam “embaixadores da água”, a fim de disseminar a mensagem acerca do uso sustentável dos recursos hídricos. Para tornar esse anseio realidade, o projeto está ancorado no site http://www.projetohydros.com/. Sofisticado, inovador e totalmente interativo, o portal é trilíngue (espanhol, português e inglês) e tem inúmeras ferramentas de comunicação que permitirão a qualquer instituição, empresa e, principalmente, aos cidadãos comuns promover verdadeiras campanhas de mobilização acerca do tema água.

Projeto Hydros amplia consciência acerca da relação do ser humano com a água

Massificação em rede – O objetivo é alcançar, sobretudo, o cidadão comum de forma massificada, graças à abrangência da esfera digital, potencializada pelas redes sociais. Outros públicos também terão acesso aos materiais, desde acionistas, colaboradores, clientes e fornecedores dos grupos empresariais do Grupo Kaluz até autoridades, organizações não-governamentais, além da opinião pública em geral de todos os cantos da América Latina e do mundo. “A grande inovação aqui é que estamos entregando ao cidadão comum ferramentas de fácil manuseio, sem a necessidade de preencher formulários e de maneira totalmente gratuita para que ele faça sua parte”, afirma Juan Pablo del Valle.

Entre as ferramentas de comunicação disponíveis, o portal conta com um vídeo de 5 minutos que sintetiza a verdadeira relação que o ser humano tem com a água. As demais funcionalidades são galeria de imagens, exposições prontas para imprimir, cartazes e adesivos, e textos educativos). Qualquer pessoa poderá lançar mão desses mecanismos para tornar-se embaixadora da água. Todos os materiais fotográficos do portal já estão com direitos autorais liberados e na resolução adequada para serem impressos e utilizados.

Todo o conteúdo do site pode ser compartilhado nas redes sociais ou mesmo se materializar por meio de exibição do vídeo e realização de exposições fotográficas nos mais diferentes locais, distribuição e colocação de cartazes e adesivos, e utilização de textos educativos em escolas e faculdades, tornando o raio de abrangência da mensagem-chave do projeto inesgotável. “Há urgência em realizarmos ações concretas e cotidianas para preservar a água do planeta”, afirma o executivo.

Para mostrar seu apoio ao Projeto Hydros, pessoas e empresas também podem fazer sua adesão no próprio site, preenchendo seus dados básicos. “Esta é uma forma de cada um mostrar que entendeu que o planeta tem vida e passa por mudanças a cada momento. Pequenas atitudes de cada um de nós representam um novo equilíbrio para a Terra. O problema e a solução são de todos os seus habitantes”, diz Juan Pablo del Valle da Mexichem.

Projeto Hydros amplia consciência acerca da relação do ser humano com a água Projeto Hydros amplia consciência acerca da relação do ser humano com a água

Cidadão comum – Com base na liderança empresarial consolidada ao longo do tempo pelo Grupo Kaluz, todo o projeto está lastreado no conteúdo e na experiência bem-sucedida dos livros da série fotográfica Hydros, concebida pela empresa e produzida pela Satori Editorial como um canal de sensibilização capaz de impactar líderes nacionais, regionais e mundiais, gerar interesse aos formadores de opinião e envolver todos os colaboradores da empresa. Agora esse conteúdo estará muito mais acessível ao cidadão comum e de maneira dinâmica e direta.

Segundo Yazmín Trejos, coordenadora editorial da série, cada uma das edições é resultado de um processo de planejamento claro, de pesquisas aprofundadas sobre a problemática da água e do envolvimento de profissionais que acreditam na mudança. “Nosso desafio com o projeto foi reunir todo o material das quatro edições e transformá-lo em opções criativas e visuais para o cidadão comum, que pode usá-las das mais diferentes formas, desde uma simples ‘testeira’ de computador até exposições completas acompanhadas de textos educativos, sempre com a finalidade de propagar a consciência acerca da essencialidade da água para que todos possamos desfrutar de uma nova intimidade com ela e avançar no caminho da prosperidade.”

Projeto Hydros amplia consciência acerca da relação do ser humano com a água

Imagens – Fotógrafos participantes da série Hydros traduzem a força das imagens – que, como diz o ditado, valem mais do que mil palavras – para um projeto impactante como esse. Para a diretora de Arte do Projeto Hydros, Carmen Abdo, “uma foto não é o resultado de uma ocorrência, mas sim do conhecimento, que passa a ser o filtro interior do fotógrafo, que tem sua própria alma e sua própria energia, sem deixar de fazer parte do Universo”. “A iniciativa do Hydros me deu a oportunidade de sair da inércia, fazendo com que eu deixasse de ser espectadora. Hoje posso fazer parte da mudança, através da fotografia e da produção editorial de conteúdo”, diz Carmen.

“Acredito que a fotografia é capaz de proporcionar uma comunicação eficiente por meio de seu efeito do real. Mas é, sobretudo, capaz de provocar reflexões sobre novas formas de olhar o que sempre vemos. A fotografia pode elevar o banal ao singular, o conhecido ao desconhecido, o que é, neste momento da história, imprescindível para que haja cada vez mais pessoas engajadas no tema da água”, acrescenta a brasileira Patricia Gatto. “Compartilhar esse novo entendimento e fazer uma pequena contribuição para disseminar essa consciência, para o bem do planeta e a continuidade da vida, foi um prazer e um privilégio”, completa a fotógrafa.

Projeto Hydros amplia consciência acerca da relação do ser humano com a água

Brasil – No Brasil, o projeto será realizado por sua subsidiária Mexichem Brasil, detentora das marcas Amanco, Plastubos e Bidim. Nas nove unidades fabris e na sede da empresa, será realizada campanha interna de sensibilização em torno do Projeto Hydros. Os colaboradores da Mexichem Brasil serão convidados a se tornar agentes multiplicadores e disseminadores do projeto, dedicando o seu tempo livre (fora do ambiente de trabalho) à conscientização do tema hídrico como Guardiões da Água. Eles serão chamados de “voluntários virtuais” e terão como missão compartilhar as mensagens do projeto – disponíveis em cartazes, adesivos, vídeo etc. – em suas famílias, comunidades, prédio etc. e em redes sociais, como Facebook e Twitter. Os voluntários virtuais também poderão “postar” suas ações, fotos, depoimentos e links na página do projeto no Facebook.

O projeto também chegará a 90 escolas públicas (dez em cada cidade onde a Mexichem Brasil possui fábrica), totalizando cerca de 90 escolas beneficiadas e mais de 45 mil alunos ao longo de 2012. O objetivo principal do projeto nas escolas é sensibilizar os jovens que vivem em regiões consideradas de risco social sobre o tema hídrico, por meio de uma exposição especial das imagens, apresentação do vídeo e atividades lúdicas e artísticas com mensagens do Projeto Hydros.

Projeto Hydros amplia consciência acerca da relação do ser humano com a água

Fonte: Projeto Hydros

Publicação: 27 de março de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
esencial
12 anos de sucesso! Esencial celebra aniversário

A Esencial completa - com muito brilho - 12 anos de idade! Maria Helena Cabral, proprietária da marca, não deixaria...

Fechar