Está na moda a consciência ambiental – Projeto Mucky

Está na moda a consciência ambiental    Projeto Mucky

Responsabilidade Socioambiental

A moda hoje assume diversas áreas do cotidiano como: musica, vestuário, calçados e consciência social e ambiental. Vemos muitas campanhas sobre ONGs ligadas ao câncer e AIDS, mas não se vê muita divulgação de projetos ambientais de pequeno porte.

Maus tratos e tráfico ilegal de animais silvestres já são considerados o terceiro maior do mundo (perdendo apenas para o tráfico de drogas e armas), o que revolta a maioria dos brasileiros. Estudos como o de Daneluci (2003) mostram que dentre os mamíferos silvestres brasileiros, os primatas são os mais traficados, sendo que os saguis são um dos animais mais procurados por constarem dentre os menores primatas do mundo.

O Projeto Mucky, uma ONG que está devidamente legalizado no IBAMA (nº 568189) que surgiu a partir do resgate do primeiro sagui, o Mucky, que estava desnutrido e tinha uma corda amarrada em sua cintura, entranhada em sua pele. Depois deste, a Instituição já recebeu e recuperou mais de 1000 primatas e muitos destes animais chegaram desnutridos, cegos, com membros fraturados ou amputados ou com problemas de locomoção, devido às lesões sofridas pela manutenção indevida como animais de estimação.

Estes animais passam por atendimento médico veterinário, além de tratamentos alternativos como hidroterapia e acupuntura através de uma equipe treinada pela ONG, que também realiza trabalhos ambientais, estudos e pesquisas não invasivas.

Os primatas depois de tratados são colocados em viveiros que representam seu ambiente natural na companhia de outros primatas, para que vivam em sociedade. Os animais possuem acompanhamento 24h por dia, pelos 16 funcionários que são tratadores, biólogos, veterinários, cozinheiros, encarregados pelos serviços de limpeza, secretaria, educação ambiental e coordenação.

Para se manter, o Projeto Mucky, comercializa uma linha de produtos artesanais  fabricados com papel reciclado, como livros infanto-juvenis (escritos por funcionários), canecas, bonés, camisetas, agendas, álbum de fotos, etc. Promove também campanhas como “seja padrinho de um sagui” (para pessoas físicas) ou “seja padrinho de um funcionário” (para pessoas jurídicas ou empresas) que podem ser acessadas no site www.projetomucky.org.br  . Comemore um aniversário solicitando que os presentes sejam em benefício do Projeto Mucku.

Aqui, alguns dos animais que foram ajudados pelo Projeto Mucky:

Está na moda a consciência ambiental    Projeto Mucky Está na moda a consciência ambiental    Projeto Mucky
Pinduca, por Priscila Lima.
Está na moda a consciência ambiental    Projeto Mucky Está na moda a consciência ambiental    Projeto Mucky
Sauíta, por Priscila Lima. Shitaki, por  Priscila Lima.
Está na moda a consciência ambiental    Projeto Mucky Está na moda a consciência ambiental    Projeto Mucky
Venus e Lua, por Renato Ciment. Violeta, por Priscila Lima.

Via Projeto Mucky.

 

Publicação: 2 de abril de 2012

AUTOR

Laïs é jornalista de moda.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
2012-04-02_140400
Aplicativo inédito traz guia com descontos exclusivos em lojas e shopping centers da Grande São Paulo

MallGuide.Me pode ser baixado gratuitamente para usuários de iPhone; serviço estará disponível ainda este mês para sistema Android e até...

Fechar