Logo

Retrospectiva 2012 – Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

Leia também: Retrospectiva Fashion 2012 – O que bombou no mundo da moda

O ano de 2012 não foi fácil, mas foi um período de grandes transformações e amadurecimento, tanto em termos individuais, como para o país de uma forma geral.

A economia não teve o crescimento esperado, mas este é um momento de reflexão e investimento para o Brasil. Infelizmente, ou felizmente, a economia já não está respondendo a operações esparadrapo e agora, mais que nunca, mudanças essenciais como a reforma tributária se fazem necessárias. Dilma, queremos a reforma tributária em 2013!

2012 foi também ano de eleição para Barack Obama. Super apertada. Ufa! Passou raspando. O panorama mundial também foi de crise, principalmente nos países europeus.

Para nós do Fashion Bubbles a figura do ano é o Joaquim Barbosa com o maior episódio jurídico/político que deverá se tornar símbolo histórico no Brasil contra a corrupção – o julgamento do Mensalão. Achamos que morreríamos antes de ver um corrupto ir preso no Brasil.

Outro episódio marcante e não menos importante, é o caso da aluna de 13 anos de Florianópolis que criou uma página no Facebook, o “Diário de Classe”, Isadora Faber deu o que falar e se tornou um exemplo até fora do Brasil. Na página ela conta os problemas que enfrenta em suas aulas e mostra como está a infraestrutura do prédio, desencadeando mudanças em seu paradigma. Isadora mostrou que sempre é possível fazer alguma coisa para tornar seu mundo um lugar melhor para se viver!

A estes dois: Namastê e o nosso especialíssimo muito obrigado.

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

Ciência e Esporte

Na ciência a descoberta do Bóson de Higgs, a chamada “Partícula de Deus”, responsável pelas diferentes massas da matéria. Já tentaram explicar 50 vezes, mas entender, entender mesmo, não entendemos…

As Olimpíadas em Londres também marcaram 2012. Para o Brasil um gostinho azedo de decepção com o número de medalhas, mostrando que o setor precisa de mais investimento e seriedade – mas não é só jogar dinheiro no esporte, será que vamos aprender isso até 2016?

Vai Corinthians! Este é o meme 2012 – O Corinthians finalmente conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes no Japão, para onde o timão levou mais de 20 mil torcedores, o chamado  “bando de loucos”. No futebol outro destaque foi o Neymar, que virou muito mais que uma celebridade do mundo esportivo.

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

Invasão de Privacidade

Por falar em Londres, a família real inglesa deu o que falar em 2012. Primeiro, invasão de  privacidade, o Príncipe Harry foi flagrado aprontando…Também vazou para a imprensa fotos da nudez da Princesa que revelou ser ainda mais linda do que se imaginava. Para encerrar o ano, a gravidez da Kate. Tudo o que ela faz, toca, usa – ou deixa de usar -, dá o que falar.

Outra que viu sua privacidade invadida, mas mostrou que está podendo, foi a atriz Carolina Dieckmann. Ela teve fotos íntimas divulgadas na rede. Chiou, processou, mas não teve jeito… Os marmanjos agradecem!

Estas, em meio a uma enxurradas de fotos indiscretas, insistem em vazar para internet.

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

A Moda, a Beleza e o Luxo

O universo da beleza bombou no país. O Boticário abriu uma nova rede: Quem Disse Berenice? Especializada em maquiagem.

Já a moda brasileira passa por crise com a entrada das marcas internacionais e o Brasil enfrenta um forte processo de desindustrialização – atualmente, de cada cinco produtos comprados em nosso mercado, um não foi produzido aqui. Segure seu emprego.

O calendário brasileiro da moda também sofreu uma grande mundança. As coleções de inverno serão apresentadas em outubro e as de verão, em março de cada ano, ampliando o intervalo entre o lançamento e a chegada das peças ao varejo, o que permitirá um melhor planejamento e maior competitividade ao setor, em um mercado cada vez mais disputado e globalizado.

O PIB não cresceu como deveria, a Dilma deu bronca, bateu na mesa e colocou o Mantega de castigo. Para 2013 desejamos a tão sonhada reforma tributária. Apesar de que, este é um sonho mais antigo do que o que os que FHC sonhava nos idos 1995.

Destaque também para as estrelas do ano – a classe “C”. As magazines brasileiras agradecem.

O mundo do luxo, também vai muito bem, obrigado!  Ganhou o Shopping JK Iguatemi depois de longa novela. Ele é mais um a substituir o antigo templo dos endinheirados, a Daslu que está sendo desmontada este ano.

Já São Paulo ganhou o primeiro festival voltado para a produção audiovisual de moda – a São Paulo Fashion Film Festival (SPFFF).

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012
O novo templo do luxo, o JK Iguatemi e o antigo, a Daslu, sendo desmontada

Novelas, livros, cinema e traição

Entre as novelas, a mais bombada foi Avenida Brasil com Carminha interpretada por Adriana Esteves, atriz do ano, e Murilo Benício, o grande Tufão. A novela teve um sucesso estrondoso, com personagens ricos e muito bem desenvolvidos. Destaques também para a minissérie Rei Davi e a novela das seis da rede Globo, Lado a Lado, que com enorme preciosismo retrata o início da República do Brasil, além do remake de Gabriela, com destaque para a linda Juliana Paes.

A integração das novelas com as redes sociais e com o universo do entretenimento deu o que falar com a Chayene e as Empreguetes da novela Cheia de Charme.

Mulheres Ricas trouxe um mundo de extravagâncias. É assim que elas são? Sucesso principalmente pela atuação natural da maluquinha Val Marquiori. E a retrô Carrossel, quem diria que ia fazer tanto sucesso com as novas gerações?

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

Entretanto, sucesso mesmo foi a trilogia 50 Tons de Cinza. Todos os homens falam mal, mas as mulheres amam o Christian Grey. Tivemos também o fim da Saga Crepúsculo, mas não dos vampiros. Vampiros ainda estão na moda e tem morcego prá tudo quanto é lado.

Para apimentar, a traição do ano com Kristen Stewart. E Robert Pattinson perdoou. Isso o Tufão explica.

No Brasil destacamos os 100 anos de Luiz Gonzaga, homenageado no belíssimo filme Gonzaga – De Pai para Filho.

Na internet,  fenômeno do Gangnam Style, com o sul-coreano Psy, virou um dos maiores hits do youtube. A música também gerou polêmica com a versão brasileira feita pelo cantor Latino, rebatizada de “Despedida de Solteiro”. A regravação bateu recorde  como o vídeo brasileiro com mais “dislikes” no YouTube, tudo isso em apenas poucos dias. Depois o cantor teve seu canal cancelado no site. Babado! Confira o hit original:

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

Saudades

Para despedir, saudades da Hebe Camargo, do Chico Anísio, do Oscar Niemeyer, do Marcos Paulo e o do Max, é claro!
O músico indiano Ravi Shankar, pai da cantora Norah Jones também morreu este ano. Eles foi considerado o precusor da world music por fundir sonoridades orientais e ocidentais.

E, finalmente, o fim do Mundo! Previsto este ano para 21 de dezembro. É melhor publicar logo a matéria, vai que…

Brincadeiras à parte, desejamos a todos um 2013 mais fluido e feliz!!!

Faltou alguma coisa? Deixe no comentário.

Leia também: Retrospectiva Fashion 2012 – O que bombou no mundo da moda

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

Por Denise Pitta de Almeida e Vinícius Moura

Retrospectiva 2012   Confira os destaques do ano. Relembre os fatos que marcaram 2012

Denise é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas empresas de moda e teve marca própria de lingeries, a Lility. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda. Meu perfil no G+

Your Commment

Email (will not be published)