Senac Moda Informação Inverno 2011 apresentará tendências em clima de Arte Moderna

Senac Moda Informação Inverno 2011 apresentará tendências em clima de Arte Moderna
Umas das tendências que serão apresentadas é o tema “Arte Moderna”.

A 36ª edição do seminário Senac Moda Informação, um dos mais conceituados eventos da indústria da moda brasileira, acontece no dia 30 de setembro de 2010, no Memorial da América Latina, na capital paulista, apresentando as confirmações das tendências da moda e as apostas em formas, cores e materiais para Inverno 2011.

Organizado e promovido pelo Senac São Paulo, o seminário apresenta a Arte Moderna como um dos principais temas para a estação. Reúne mais de 1,5 mil profissionais da indústria de confecção de todo o país – entre gerentes de produtos, estilistas, modelistas, confeccionistas, empresários do setor têxtil e lojistas – para conferirem o resultado de pesquisas feitas em cidades como Paris, Milão, Londres, Barcelona e Nova York e apresentadas por uma experiente equipe de consultores de moda, coordenados pelo Senac São Paulo.

Os participantes do Senac Moda Informação – Inverno 2011 receberão um rico material impresso: o caderno de temas e produtos, com informações sobre shapes, materiais, cores, estampas e temas das coleções, apresentados em mais de 2.500 ilustrações selecionadas por meio de uma criteriosa análise profissional.

Realizado desde 1993, o evento acontece duas vezes por ano, acompanhando os dois principais momentos de lançamentos do calendário da moda – primavera/verão e outono/inverno – e abrangendo os segmentos de acessórios, feminino (contemporâneo e jovem), infantil, jeanswear, malharia retilínea, masculino casual, streetwear e surfwear (masculino e feminino).

Tendências inverno 2011

O resultado das pesquisas em mercados internacionais apresentado no Senac Moda Informação – Inverno 2011 destaca cinco temas para a estação: Arte Moderna, Club Dandy, Riff Rock, Remake 70 e Dioríssimo.

Arte Moderna
Os clássicos surgem atualizados como um futurismo retrô minimalista. Estampas geométricas, blocos de cores, listras, linha A e tecidos tecnológicos. Minimalismo modernista inspirado no cubismo, suprematismo russo, escola Bauhaus e em artistas como Mondrian e Malevich.

Club Dandy
Elegância com elementos clássicos do universo masculino. Sob esta influência da alfaiataria, menos é mais, temos o retorno do minimalismo dos anos 90, os ternos dos anos 80 e a influência militar aviador com os casacos militares.

Riff Rock
Inspiração nos roqueiros dos anos 70, 80 e 90. Espírito Glam Rock com silhuetas históricas, alfaiataria e ornamentação excessiva purple rain a la Prince. Riff Rock romântico ligado ao visual gótico e vitoriano. Vale também o visual J-rock numa mistura de estilos dos roqueiros japoneses. Rock grunge com influência dos anos 90 baseado no streetwear.

Remake 70
Equilíbrio, suavidade e ousadia, marcaram os contrastes da década.

Meninas românticas num clima bohemian/folk. Um desejo selvagem/primitivo destacado em peles e pelos deliciosamente falsos fascinam as lobas da natureza urbana. Um olhar sobre os preppies, clássico chique dos universitários americanos enfatizado por Ali Macgraw no filme Love Story.

Dioríssimo
A nostalgia celebra a elegância, o glamour e a sedução, resgatando os pontos-chave do universo feminino. Silhuetas sedutoras do chique parisiense (New Look Dior) dos anos 50 até o início dos 60 (estética do seriado americano Madmen).

Senac Moda Informação Inverno 2011 apresentará tendências em clima de Arte Moderna

Parceiros

O Senac Moda Informação tem importantes parceiros em sua edição Inverno 2011: ACIA/Sinditec, Audaces, Beckhauser Malhas, Britannia,  Capricórnio Têxtil, Cotece, Dalila Têxtil, HB Revistas, Irmãos Perfeito, Moura Revistas, Mundial Eberle, New Color, RVB Malhas, Tecnoblu, Têxtil Farbe, Vicunha, Worfashion e YKK. O evento conta também com o apoio institucional da Jam Sartinge (tingimentos industriais para tecidos), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT) e da Associação Brasileira do Vestuário (ABRAVEST).  Todas as sobras de materiais do projeto serão doadas para a Cooperativa de Catadores Autônomos de Papel, Papelão, Aparas e Materiais Reaproveitáveis (Coopamare).

Os parceiros representam diversos segmentos da cadeia têxtil, como fabricantes de malhas, índigo, brim, zíperes, botões, aviamentos, etiquetas e softwares, além de revistas técnicas e entidades do setor. A ideia é apresentar aos participantes algumas das principais inovações e lançamentos que irão contribuir para o desenvolvimento de coleções de sucesso comercial para a próxima estação. Confira a seguir informações de alguns parceiros do Senac Moda Informação – Inverno 2011:

Acia e Sinditec

A parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Americana (Acia), o  Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste, Sumaré e Hortolândia (Sinditec) e o Senac Moda Informação é muito sólida. As entidades representam as indústrias têxteis da região e, de acordo com o presidente da Acia, Germano Pavan Neto, a participação no seminário Senac Moda Informação confere às empresas visibilidade, sendo uma importante vitrine: “É uma oportunidade para a geração de negócios”. Já o presidente do Sinditec, Fábio Beretta Rossi, reconhece a importância do evento para as tecelagens e empresas da cadeia têxtil e suas relações com as necessidades do mercado: “Os participantes adquirem informações para produzirem os tecidos que as confecções irão demandar para criarem suas próprias coleções e estilos”, declara Rossi.

Audaces

Especializada em automação para confecções, a Audaces atua em mais de 30 países e oferece softwares na plataforma user friendly (fáceis de usar). Seus produtos transformam operações lentas e trabalhosas em processos ágeis e eficientes. A empresa acaba de lançar um software com download gratuito. Desenvolvido especialmente para estilistas e direcionado a estudantes de moda, o Audaces Idea nas Nuvens reforça o comprometimento da empresa com o desenvolvimento educacional e tecnológico do setor têxtil.

Beckhauser Malhas

A Beckhauser Malhas, empresa localizada em Tubarão/SC, apresentará, durante o Seminário Moda Informação, sua coleção de tecidos para o Inverno 2011, além de promover uma ação institucional de divulgação da marca junto aos participantes.

Britannia

Fitas, laços, rendas e outros aviamentos com elementos que lembram o glamour dos anos 40 e 50 compõem o book Inverno 2011 da Tecelagem de Fitas Britannia apresentado no seminário. A consultora de moda da empresa mineira, Rebecca Veloso, destaca: “O Senac Moda Informação é um evento formador e informador das propostas de tendências da estação, reunindo o segmento têxtil, lojistas, estilistas e jornalistas de moda”.

Capricórnio

Conhecida como um dos principais produtores de índigo do Brasil, a Capricórnio Têxtil fará o lançamento oficial de seu catálogo 2011 no seminário. A empresa paulistana considera o evento um momento importante de divulgação da marca. A coordenadora de moda e marketing da Capricórnio, Adriana Matos, afirma que “a concentração de profissionais do setor que realmente buscam novidades e tendências é um dos principais pontos do Senac Moda Informação”.

Cotece

Localizada no Distrito Industrial de Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza/CE, a Cotece Malhas é uma das indústrias têxteis mais modernas do país. Esta é a primeira participação da empresa no Senac Moda Informação, onde apresentará os produtos da coleção Inverno 2011, entre eles vários lançamentos em diversas bases: desde moletons produzidos com misturas de fios, proporcionando efeitos inovadores, até bases mais leves que trabalham os efeitos de sobreposições e devorés. O gerente geral da Cotece Malhas, Rodney Costa, reconhece o seminário como “uma ótima oportunidade de atualização e troca de informações entre profissionais envolvidos na produção e no próprio mundo da moda de todo o país”.

Eberle Fashion

Botões, rebites, ilhoses, enfeites e acessórios que acompanham as tendências internacionais do mercado serão apresentados ao público do Senac Moda Informação pela Eberle Fashion, empresa paulistana líder no segmento de componentes de fixação para moda com mais de 70% de participação no mercado internacional. A Eberle Fashion é uma marca da Mundial S/A.

Farbe

A catarinense Farbe, referência na produção de malhas com elastano, marca presença no Senac Moda Informação apresentando a coleção Inverno 2011 – Rock Spirit, que aposta na mistura entre fibras que aliam qualidade, beleza, conforto e preços acessíveis. Entre os lançamentos, destaque para o Light Silk, tecido composto por 72% de modal, 20% de Liocel e 8% de seda, que resulta em uma textura leve, confortável e extremamente macia, ideal para peças de sobreposições e modelagens como blusas, golas, lenços e vestidos. A gerente de produto e marketing, Ludmilla Fonseca, aponta o seminário como um dos principais eventos do cenário nacional da moda: “A interação da empresa com os players do mercado da moda e a presença de profissionais atuantes e estudantes que têm a oportunidade de usufruir de um conteúdo excelente durante as palestras são alguns dos principais pontos do evento”, declara Ludmilla.

HB Revistas

No time das publicações, a HB Revistas leva para o Senac Moda Informação publicações importadas de moda: bureaux de estilo, livros, revistas e DVDs, entre outros. Com isso, segundo a diretora da HB Revistas, Cristina Vasconcellos, acredita que os participantes do evento poderão saber tudo o que está acontecendo no mundo da moda por meio dos produtos que comercializam: “As publicações mostram os desfiles, vitrines e tendências dos principais polos mundiais de moda”, afirma Cristina.

Irmãos Perfeito

No mercado desde a década de 40, a Irmãos Perfeito é uma fábrica de botões e acessórios que aposta na sustentabilidade como tema da linha de produtos apresentada no Senac Moda Informação. Madrepérola, madeira, coco e agóia são algumas das matérias-primas utilizadas na coleção apresentada no estande da empresa, onde os visitantes poderão comprovar como a marca acompanha as tendências mundiais. O diretor de criação da empresa, Walter Perfeito Júnior, considera a participação no seminário muito importante, pois “Trata-se de um evento consolidado e de grande importância para confeccionistas, estilistas e formadores de opinião. Estar no evento significa estar diretamente ligado ao nosso público, o que é fundamental”, explica o diretor.

New Color Etiquetas

Há 20 anos no mercado brasileiro, a Newcolor Etiquetas é pioneira na fabricação de etiquetas externas e tags diferenciadas. A empresa localizada em Criciúma/SC participa pela segunda vez do Senac Moda Informação, onde apresenta seus lançamentos para o Inverno 2011. “Foi muito positiva a participação da Newcolor na edição anterior. Abrimos novos mercados e contatos”, destaca a diretora da empresa, Rosa Maria do Canto.

RVB Malhas

Localizada em Brusque/SC, a RVB Malhas participa pela primeira vez do Senac Moda Informação e a expectativa do diretor da empresa, Renato Bevennutti, é grande: “Esperamos abrir novos mercados e fazer novos contatos durante o evento”, declara. No evento, a RVB Malhas faz o lançamento da coleção Inverno 2011 em malharia retilínea, destacando um resgate do minimalismo dos anos 90.

Tecnoblu

Fundada em 1994, a Tecnoblu desenvolve etiquetas, emborrachados, tags, puxadores, apliques, galões e cadarços em materiais tridimensionais, refletivos, metálicos e naturais, todos especiais e inovadores. Trabalha com as principais marcas do país e produz cerca de 5 milhões de etiquetas e 800 mil metros de cadarços e galões diferenciados por mês.

Vicunha

Com mais de 40 anos no mercado, a Vicunha atua no mercado de índigos e brins. Durante o Senac Moda Informação, a empresa expõe lavagens e peças da coleção Inverno 2011 e leva para os participantes informações sobre as principais tendências em jeanswear. O analista de marketing da Vicunha, Fábio Sandes, considera o evento uma grande vitrine: “Nele temos a oportunidade de mostrar nossa coleção a confeccionistas de todo o Brasil”, afirma Sandes.

Workfashion

Rendas, fitas, galões, patches e outros aviamentos e acessórios fazem parte dos lançamentos Inverno 2011 da Workfashion. O diretor comercial da empresa, Fernando Ribeiro, se diz muito satisfeito com a parceria: “Considero o Senac Moda Informação único evento capaz de representar um pré-lançamento para o segmento de moda nos moldes da Fenit/Fenatec em seus áureos tempos”, declara Ribeiro.

YKK

Conhecida mundialmente no mercado de zíperes, a YKK leva para o Senac Moda Informação inovação em produtos e informações aos participantes do seminário. Nesta edição, a empresa apresenta seu catálogo com lançamentos exclusivos para o Inverno 2011.

Palestrantes e Programação

Auditório Simon Bolívar

7h30 – Recepção e entrega de material

8h30 – Café de boas-vindas

9 horas – Abertura, com Danielle Monteiro Martins, gerente do Senac Lapa Faustolo.

9h10 – Palestra A Sustentabilidade está na Moda, com Hiran Castello Branco, presidente do Conselho Nacional de Propaganda, vice-presidente da ESPM e conselheiro da Associação Comercial de São Paulo e da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB).

9h55 – Apresentação de temas: Inspirações Verão 2011, com Tatiana Putti, coordenadora da área de moda do Senac São Paulo.

10h15 – Tecidos, Cores e Padronagens, com Luciana Parisi, consultora de moda.

10h50 – Feminino Contemporâneo, com Raquel Sebe Müller, consultora de moda.

11h25 – Malharia Retilínea Feminina, com Cecília M. Seibel, consultora de moda .

12 horas – Acessórios: Calçados, Bolsas, Cintos e Bijuterias, com Beth Salles, fashion designer.

12h30 – Intervalo.

14h05 – Infantil Menino e Menina, com Roberta Paes, consultora de moda.

14h50 – Masculino Casual, com Maurício Lima Lobo, gerente de produto e estilo.

15h25 – Jeanswear Feminino, com Robi Spatti, diretor de criação e consultor de moda.

15h55 – Intervalo

16h25 – Feminino Jovem, com Denise Morais, consultora de moda.

17h05 – Apostas Inverno 2011 – mesa-redonda com Renato Shibukawa, Beth Salles, Luciana Parisi, Denise Morais, Raquel S. Muller, Robi Spatti e Alessandra Berlinck

Preview Primavera/Verão 2012

Aissa H. Basile apresentará um preview com as principais apostas para a primavera/verão 2012 baseada na cobertura das semanas de moda de Nova Iorque, Milão e Paris.

Espaço Senac de Cultura Urbana

O Espaço Senac de Cultura Urbana é a expressão de grupos que desenvolvem suas artes nas ruas, bairros e espaços públicos democratizados, criando novas sociabilidades e comportamentos. Nesse contexto, tem como objetivo fomentar o potencial transformador desses artistas, por meio da montagem de uma ambientação temática que serve de cenário para as palestras dos segmentos surfwear feminino e masculino e streetwear.

Palestras: Streetwear, Surfwear, Masculino e Feminino

Palestrantes: Baixo Ribeiro, designer de street e skatewear, Ricardo Piazza, diretor de desenvolvimento de produto – Mormaii, Alessandra G. Berlinck, designer – Billabong Brasil

10h50 – Surfwear Masculino, simultânea a Feminino Contemporâneo (ao vivo)

11h25 – Streetwear, simultânea a Malharia Retilínea Feminina (ao vivo)

12 horas – Surfwear Feminino, simultânea a Acessórios (ao vivo)

14 horas – Momento Urbano, com Alessandra G. Berlinck, Baixo Ribeiro e Ricardo Piazza

14h50 – Surfwear Masculino, simultânea a Masculino Casual (gravação)

15h25 – Surfwear Feminino, simultânea a Jeanswear Feminino (gravação)

16h25 – Streetwear, simultânea ao Feminino Jovem (gravação)

Sobre o Senac São Paulo

Instituição educacional comprometida com a inclusão social, o Senac São Paulo organiza uma programação de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento. São 50 unidades educacionais em todo o Estado de São Paulo, além de três campi do Centro Universitário Senac, dois hotéis-escola – Grande Hotel São Pedro e Grande Hotel Campos do Jordão –, e mais a Editora Senac São Paulo. A diversidade dessa atuação possibilita a oferta de atendimento corporativo e de cursos a distância.

Serviço:

Seminário Senac Moda Informação – Inverno 2011

Data: 30/9/2010 – Quinta-Feira

Local: Auditório Simón Bolívar da Fundação Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Portaria 12

Barra Funda – São Paulo – SP

Tel.: 11 2185 9800

E-mail: lapafaustolo@sp.senac.br

Inscrições até 24/9/2010

Após 24/9 não serão aceitas inscrições, cancelamentos, transferências nem devolução de valores pagos.

Fonte: Persona Consultoria de Comunicação

Publicação: 23 de setembro de 2010

AUTOR

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
Zinha
Enjoy lança edição limitada visando Dia das Crianças

A marca carioca Enjoy, conhecida por criar coleções sempre priorizando tecidos orgânicos super coloridos, traz uma novidade especial para o...

Fechar