Síntese e gestualidade de Normando Martinez na Jô Slaviero & Guedes Galeria de Arte

Síntese e gestualidade de Normando Martinez  na Jô Slaviero & Guedes Galeria de Arte
Individual Gestos revela as diferentes vertentes criativas do artista a partir de desenhos, guaches e óleos

 

A Jô Slaviero & Guedes Galeria de Arte inaugura no dia 26 de outubro, quarta-feira, a individual intitulada Gestos, do artista Normando Martinez (1955 – 2001), com 10 desenhos, 11 guaches e 11 pinturas a óleo realizadas no período de 1980 a 2001.

Exímio e precoce desenhista, Normando foi uma espécie de autodidata nas artes. Não que a orientação de mestres em escolas e, por fim, a faculdade de arquitetura não lhe tenham sido úteis. Foram, sem dúvida. Entretanto, o impulso criativo era sua vida interna, seus relacionamentos e, sobretudo, suas inquietações, que, cada uma a seu tempo, pedia materiais diferentes para eclodir. A urgência foi a mãe de sua produção.

A seleção de obras traz uma centelha de cada uma de suas linhas de criação. O desenho talvez tenha sido a matriz de muitos guaches e de tantos outros óleos distribuídos pelas paredes. Possivelmente esteja detrás de suas aguadas, suas pinceladas, e elas são muitas, e densas. Nelas, por sua vez, se encerra um universo erudito, síntese de um universo particular que, para além de seu sarcasmo e de seu carinho inequívoco, se pretendesse sério, talvez eterno, não se sabe. O que se vê, porém, são relíquias de uma construção lírica e rigorosa, mas não de rigor parnasiano, da forma perfeita, mas daquele de quem se revela na verdade da mão a despeito da gargalhada fácil e do riso certo. Carrega séculos em cada gesto.

Síntese e gestualidade de Normando Martinez  na Jô Slaviero & Guedes Galeria de Arte   Síntese e gestualidade de Normando Martinez  na Jô Slaviero & Guedes Galeria de Arte

Normando Martinez (1955 – 2001). Natural de Campinas, SP, apresentou um percurso por diferentes técnicas artísticas. Iniciou estudos formais em pintura com Wanda Rosa para, dedicando-se por um breve período à pintura figurativa. Frequentou cursos-livres de artes com Bernardo Caro. Graduado em Arquitetura pela FAU USP, tinha sólida formação humanista, e participou de matérias com Renina Katz e Odiléa Toscano. Foi arquiteto no DPH (Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de SP), porém sua carreira artística corria em paralelo. Participou do IV Salão Oficial de Arte Contemporânea de Piracicaba, da 9a Bienal de Arte Contemporânea de Campinas e da Bienal de São Paulo, em 1974, e da mostra A Favor das Obras no MuBE, em 1993. Realizou a individual Traços e Formas na Galeria Jô Slaviero em 1998. Sua última exposição foi realizada em novembro de 2001 na Galeria Francine, dois meses após seu falecimento.

 

Serviço:

Gestos, exposição individual do artista Normando Martinez

  • Curadoria: Décio Hernandez Di Giorgi
  • Período Expositivo: de 27 de outubro a 12 de novembro de 2011
  • Abertura: 26 de outubro, quarta-feira, das 20 às 22 horas
  • Local: Jô Slaviero & Guedes Galeria de Arte – Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 2074 – São Paulo-SP
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 10 às 19 horas; sábados, das 10 às 16 horas
  • Telefone: (11) 3061 9856
  • Entrada gratuita e livre
  • Site: www.joslavieroeguedes.com.br

 

Fonte: Décio Hernandez Di Giorgi – www.adelantecultural.com.br

Publicação: 25 de outubro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
TOPO E DESTAQUE
Jogos Pan-Americanos e Olimpíadas – Conheça mais sobre as competições

Os jogos Pan-Americanos começaram no dia 14 de outubro em Guadalajara, no México e continuarão até o dia 30 desse...

Fechar