Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master

Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master
Foto: Raquel Cristi

Ota Gilson de Castro dos Santos, do bar Seo Rosa em Campinas, foi o campeão da etapa Brasil do 14º World Draught Master – competição que reconhece os melhores tiradores de chope do mundo e o ritual de servir o Chopp Stella Artois. Gilson agora vai disputar o campeonato mundial em Londres no dia 28 de outubro.

A etapa Brasil reuniu competidores de 30 bares paulistas. Os estabelecimentos participantes foram selecionados pela Real Academia do Chopp, criada pela Ambev em 2001, com o objetivo de treinar funcionários e proprietários de bares para conservar, manipular e servir a bebida dentro dos melhores padrões de qualidade.

A competição avaliou se os participantes seguiram à risca os nove passos do ritual de servir o Chopp Stella Artois e a Long Neck Stella Artois. Qualidade no serviço, habilidade, destreza e simpatia também foram critérios eliminatórios. Cada bar recebeu no mínimo três visitas de avaliação.

Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master
Gilson exibe o troféu e o cheque de R$3 mil. Foto: Raquel Cristi

Na profissão há 20 anos, Ota Gilson se mostrou surpreso e feliz com a vitória e com a possibilidade de ser o representante brasileiro na disputa mundial. “Em 20 anos de carreira nunca participei de uma competição como esta, que valoriza e capacita a categoria dos tiradores de chope”, completa.

Por sua vitória, Ota Gilson recebeu a quantia de R$ 3 mil, além da viagem para Londres para disputar o mundial. O dono do estabelecimento premiado também acompanhará o profissional na viagem.

Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master
Vivian, do bar Charles Edward, ficou em segundo lugar.

Ranking final Etapa Brasil World Draught Master

1º Ota Gilson de Castro dos Santos – Seo Rosa Bar

2º Vivian Aline Salmoron Silva – Charles Edward

3º Edson Oliveira – Catedral

4º Neto – Kaá

5º Márcio de Souza – Na Mata

Conheça os nove passos para tirar o Chopp Stella Artois

1.    O Cálice

O cálice foi criado para garantir a qualidade de Stella Artois em todos os detalhes: sabor, cor, aroma e espuma. Representa o requinte e a tradição de Stella Artois em todo o mundo.

2.     A Purificação

É preciso ter certeza de que o cálice está limpo, livre de qualquer resíduo, inclusive de marca de dedos. Por isto, é importante usar um ótimo detergente neutro e deixar o cálice secar naturalmente. Antes de receber o líquido, o cálice de Stella Artois deve ser colocado em água gelada, para ficar na mesma temperatura do chope.

3.     O Sacrifício

O primeiro jato da chopeira não deve ser servido para garantir que Stella Artois esteja fresca para o consumidor desde a primeira gota.

4.    A Alquimia

Quando for servir Stella Artois, o chopeiro deve inclinar o cálice á um ângulo de 45°. Quando o chope atinge o cálice e começa a circular é criada a proporção ideal entre a espuma e líquido.

5.    A Coroação

Um chope de qualidade de Stella Artois merece muito mais que um colarinho. Merece uma coroa, que é formada com o retorno do cálice para a posição vertical, quando este estiver com a metade do seu volume preenchido. A coroa evita que o líquido entre em contato com o ar, preservando seu sabor, aroma e temperatura.

6.    A Reverência

O chopeiro deve fechar rapidamente a torneira e retirar o cálice, sem deixar que caiam respingos. O líquido e o cálice jamais devem tocar a torneira. Isso garante o frescor da Stella Artois.

7.    A Guilhotina

Nesta etapa, o chopeiro deve retirar o excesso de espuma. Para isto, deve usar espátula especial de Stella Artois, inclinada num ângulo á 45°, passando-a sobre o cálice bem apoiado no balcão para retirar as bolhas maiores. Isso garante que a espuma dure mais tempo. Depois a espátula deve ser colocada num outro copo, com água limpa.

8.    A Regra Inviolável

É fundamental para garantir o sabor e o aroma de Stellla Artois. Além disto, ajuda a manter a sua temperatura. A altura ideal é de dois dedos: mais ou menos 3 cm.

9.     A Premiação

Vire a marca do cálice para o cliente, segurando pela base e com a logomarca voltada para o consumidor. Enquanto ele se delicia com a sua obra prima, deseje “Saúde!”.

Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master
Convidados assistem ao vídeo durante o evento.

A disputa internacional – World Draught Master

Realizado desde 1997, o campeonato Stella Artois World Draught Master reúne, anualmente, os melhores tiradores de Chopp Stella Artois dos cinco continentes. A competição conta com um júri de seis especialistas de diferentes países. O objetivo é escolher o tirador de Chopp Stella Artois que segue todas as etapas do ritual de maneira perfeita.

O campeão da disputa ganha uma viagem para o destino que escolher, em qualquer lugar do mundo. Para os segundo e terceiro lugares, o prêmio é uma viagem para qualquer lugar da Europa. O campeonato, que já aconteceu em Leuven, na Bélgica e em Nova York, nos EUA, vai ser realizado, este ano, em Londres (Inglaterra). Em 2009, a vencedora do World Draught Master foi Avrill Maxwell, da Nova Zelândia.

Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master
Foto: Raquel Cristi

Sobre a Stella Artois

Stella Artois acumula tradição há mais de 600 anos, sendo que os primeiros relatos relacionados à história da Stella Artois datam de 1366, quando a cervejaria Den Hoorn se instalou na cidade de Leuven, na Bélgica.

Em 1425 foi fundada na cidade a Universidade de Leuven, que ficou conhecida por suas descobertas envolvendo novas fórmulas de cervejas. Já em 1717, Sebastian Artois, um dos melhores mestres-cervejeiros de Leuven, comprou a cervejaria de Den Hoorn e a nomeou Artois.

Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master
Foto: Raquel Cristi

Finalmente em 1926, a Cervejaria Artois decidiu desenvolver uma cerveja especial para celebrar o período natalino. Quando o produto ficou pronto, surpreendeu por sua extrema claridade e por este motivo foi chamada de Stella (“estrela” em latim).

Stella Artois é, atualmente, conhecida como a “Cerveja da terra da cerveja”. Tornou-se assim a clássica cerveja.

Veja mais fotos do evento:

Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master Stella Artois anuncia vencedor da etapa Brasil do 14º World Drauhgt Master

Publicação: 6 de outubro de 2010

Tudo sobre: , ,

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
cursos
WhatZon oferece cursos para entender melhor o consumidor de hoje

No mês de outubro a WhatZon lança dois novos cursos para quem se interessa por pesquisas de criação e inovação...

Fechar