Tecidos – Workwear com Tencel® traz inovação, conforto e sustentabilidade

Tecidos   Workwear com Tencel® traz inovação, conforto e sustentabilidade

Com propriedades antibacterianas e alta absorção da umidade, Tencel® é a fibra ideal para uniformes de diversos segmentos – do hospitalar ao escolar.

Até pouco tempo atrás, os uniformes de trabalho para as mais diversas áreas como aviação, hotelaria e hospitalar entre outros, eram conhecidos por serem fabricados com fibras como o poliéster e o algodão. Hoje em dia, o mercado apresenta novas alternativas que proporcionam mais benefícios aos usuários, e uma das principais delas é o uso do Tencel®, marca registrada da fibra liocel da Lenzing Fibers, empresa austríaca fabricante de fibras celulósicas.

Tencel® é uma matéria-prima biodegradável e sua produção é realizada com madeira certificada de fontes renováveis (eucalipto), em um ciclo mais simplificado, mais limpo e com baixa utilização de água se comparado, por exemplo, ao algodão.

Os atributos do Tencel® são ideais para o workwear: maior tenacidade, alta absorção de umidade e redução de crescimento bacteriano proporcionam um conforto duradouro para o dia-a-dia.

Gerenciamento da umidade

Um dos mais desagradáveis efeitos colaterais no dia-a-dia de trabalho é a transpiração. Tencel® desempenha um papel fundamental nesse aspecto, pois contribui na diminuição de odores. Isso acontece graças à absorção da umidade, que existe devido a uma inovadora estrutura nano-fibrilar. Ela inibe a formação bacteriana e garante uma pele seca durante o dia todo.

Além disso, Tencel® funciona como um “ar condicionado” para o corpo: pessoas que trabalham expostas a altas temperaturas sentem um considerável resfriamento ao usarem roupas elaboradas com Tencel®. O princípio básico é que a umidade absorvida no tecido evapora novamente e, em seguida, a pele é automaticamente arrefecida pela evaporação da água.

Estudos de laboratório realizados em 2004 pela Universidade de Medicina de Innsbruck, na Áustria, demonstraram que a proliferação de bactérias nas fibras sintéticas, tais como poliamida e poliéster, é 2 mil vezes maior do que no Tencel®.

Durabilidade

Uniformes precisam ser fáceis de cuidar e duráveis. De todas as fibras celulósicas feitas pelo homem, Tencel® é a que possui maior tenacidade, o que faz dele a fibra ideal para tecidos usados para workwear. Além disso, as roupas feitas com Tencel® podem ser lavadas sem sofrer alteração de forma ou cor e são fáceis de passar, confirmando sua durabilidade e fácil manuseio tão necessários para os uniformes.
Peles sensíveis

A combinação entre gestão de umidade e uma superfície lisa fazem do Tencel® a fibra ideal para peles sensíveis, o que ajuda a evitar irritações. Além disso, a fibra não é carregada de substâncias químicas, o que a torna naturalmente pura. Isso demonstra que Tencel® também é a fibra ideal para uniformes escolares infantis.

Processo de produção

O processo de produção de Tencel®, considerado revolucionário, é baseado em fiação por solvente e representa o maior feito na tecnologia de fibras celulósicas. Este processo único de produção em ciclo fechado faz de Tencel® a fibra do futuro: amiga do meio ambiente e eficiente. Esse processo foi premiado pelo “European Award for the Environment”, da União Europeia.

Parceria com a Santista Workwear

A Lenzing Fibers é parceira da Santista Workwear no lançamento do Innova Tencel®, elaborado com Tencel® combinado com poliéster reunindo resistência e conforto, fatores importantes para a confecção de uniformes que prestigiem o bem-estar do usuário.

Sobre a Lenzing Fibers

O Grupo Lenzing é um grupo internacional com sede na Áustria, de onde são coordenadas todas as suas redes mundiais de fábricas, vendas e marketing. A Lenzing Fibers fornece fibras de celulose de alta qualidade para a indústria mundial de têxteis e nãotecidos e é, em muitos mercados, o maior fornecedor business to business de fibras de celulose especiais até polímeros plásticos de alta tecnologia.

Setenta anos de expertise tornam a Lenzing a única empresa do mundo a produzir todas as três gerações de fibras de celulose de última geração: viscose clássica, lyocell e modal. A combinação única de consistente apoio ao cliente com liderança em qualidade, inovação e tecnologia é a base do sucesso da Lenzing.

Comprometida com os princípios da sustentabilidade e com altos padrões ambientais, a Lenzing foca sua atuação principal no segmento de fibras, que é complementado com atividades em outros campos, como plásticos e engenharia.

As Unidades de Negócios da Lenzing são: Polpa, Fibras Têxteis, Fibras Não tecidos,  Energia, Engenharia, Plásticos e Filamentos. As unidades de produção do Grupo estão localizadas nos seguintes países: Alemanha, Áustria, China, Estados Unidos, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia e República Tcheca.

A Lenzing conta hoje com 6.530 funcionários e, em 2010, produziu 653.717 toneladas de fibras, alcançando um faturamento de 1,77 bilhão de euros.

No Brasil, o Grupo Lenzing atua há mais de vinte anos, com parcerias especifícas nas fibras Lenzing Modal®, MicroModal® e Tencel®. Isso ocorre porque o Brasil é um dos maiores produtores de algodão do mundo e as fibras da Lenzing estão entre as mais harmoniosas do mercado mundial para mistura com o algodão.

Sustentabilidade

Para o Grupo Lenzing, sustentabilidade significa garantir produção de alta qualidade em um ambiente ecologicamente saudável. Apenas empresas economicamente bem-sucedidas estão em posição de investir e garantir seu potencial de performance a longo prazo, através de desenvolvimento econômico, social e ecológico constante.

O equilíbrio entre meio ambiente e sociedade não deve ser abalado pelo empreendedorismo – nem hoje, nem amanhã. Adicionar valor de competitividade e longo prazo à produção, distribuir recursos de maneira justa e promover justiça social, bem como condições de trabalho seguras e sadias. Estas são as questões que recebem mais atenção do Grupo Lenzing .

www.lenzing.com/textile

Fonte: Persona Consultoria de Comunicação

Publicação: 20 de abril de 2012

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
IMG_1473-224x300
Mini Sanduba Especial do Joey Tribbiani

E, então, chegamos a 69 seguidores no Twitter! Um número assim, tão sugestivo, precisava ser comemorado, néam? Hahahaha. Pra ficar...

Fechar