Palestra sobre o Internauta Brasileiro na Editora Abril

 Palestra sobre o Internauta Brasileiro na Editora Abril

Na sexta feira passada (14/10), a Editora Abril convidou blogueiros das suas redes para uma palestra sobre o comportamento dos internautas brasileiros.

Juliana Sawaia, gerente de Consumer Insight do IBOPE, mostrou dados de alguns fenômenos recentes como os sites de compras coletivas, que se tornaram verdadeira febre no país: 50% dos usuários brasileiros já se cadastraram em algum destes sites, e destes, 42% já realizaram a compra de algum produto ou serviço. Segundo os dados do IBOPE, 1 em cada 3 internautas brasileiros navegou em algum site de compra coletiva e gastou, em média, R$110 por mês em cupons.

Outra grande mudança tem a ver com o poder do consumidor. Antes passivo nos meios de comunicação tradicionais, passa a ter participação ativa na internet, selecionando e emitindo informações que influenciam a compra de outros consumidores. Os sites de reclamação já têm cerca de 3,5 milhões de usuários ativos (quase 10% dos usuários brasileiros da internet) e em muitos casos o usuário tem uma resposta mais rápida através desses sites do que pelo SAC da própria empresa!

Também o hábito de consumir mais de um meio de comunicação ao mesmo tempo é maior entre os internautas. Os jornais e noticiários são os principais tipos de programas que assistem enquanto navegam e uma grande parte dos internautas comentam no messenger e nas redes sociais sobre o programa que estão assistindo.

Por fim, chamou a atenção para o fato de que a classe C já perfaz 40% dos internautas brasileiros, o que requer uma nova estratégia de comunicação por parte das empresas.

Para visualizar os slides da apresentação “O comportamento do consumidor de mídia digital” acesse: http://www.ibope.com.br/maximidia2011/lupa_internauta_brasileiro.pdf

Palestra sobre o Internauta Brasileiro na Editora Abril
Juliana Sawaia
, gerente de Consumer Insight do IBOPE

Palestra sobre o Internauta Brasileiro na Editora Abril
Ana Maria Reczek Smaniotto, Editora Abril (segunda à esquerda), e blogueiros

 

Publicação: 18 de outubro de 2011

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2011-10-18_170449
A democratização da moda via internet – Breve resumo da história da moda até os dias de hoje

Por Flávio Pripas Desde os primórdios do mundo, o universo da moda sempre foi restrito a uma pequena parcela da...

Fechar