Coleção 132 5. Issey Miyake tráz roupas ecólogicas em forma de origami

Coleção 132 5. Issey Miyake tráz roupas ecólogicas em forma de origami

Coleção 132 5. Issey Miyake tráz roupas ecólogicas em forma de origami

O estilista japonês Issey Miyake parece estar sempre a frente quando o assunto é moda com tecnologia. Desde 2007, Miyake fundou o Reality Lab, um grupo de pesquisa e de desenvolvimento que tem como objetivo explorar novas maneiras mais eficientes, ecológicas e acessíveis para produzir roupas. Para ele, estilistas devem considerar os problemas atuais que nos afetam antes de desenvolver qualquer tipo de produto.

Coleção 132 5. Issey Miyake tráz roupas ecólogicas em forma de origami

No final de 2010, o grupo do Reality Lab desenvolveu o projeto 132 5. ISSEY MIYAKE, uma coleção de roupas geométricas dobráveis que lembram um origami. O título do projeto já explica todo o seu conceito: um pedaço de tecido, uma forma tridimensional reduzido e um quinto elemento. Este quinto elemento é na verdade a quinta dimensão que surge a partir  do momento que a roupa é vestida, pois assim, hipoteticamente, a roupa cria vida. A ideia parece um tanto louca explicando desta maneira, mas na verdade é bem simples em um português mais claro. Baseando na tecnologia dos famosos plissados de Issey Miyake, aquela mesma que revolucionou a moda em 1989, a equipe do Reality Lab com o apoio do professor e cientista Jun Mitani desenvolveu um algoritmo (sequencia finita de instruções bem definidas para ser executada mecanicamente) que, ao invés de cortar e costurar tecidos, cria formas geométricas únicas em 3D, que podem ser dobradas em formas 2D para, então, serem termicamente pressionadas tornando-se camisas, saias, calças, vestidos ou bolsas dobráveis.

Coleção 132 5. Issey Miyake tráz roupas ecólogicas em forma de origami

A inovação do projeto não está apenas no processo computadorizado, como também no material utilizado. A coleção é produzida apenas com tecidos ecológicos feitos de garrafas PET ou da combinação de outras fibras recicladas. Segundo Miyake, a ideia da coleção é regenerar e recriar maneiras de fazer roupas que dão alegria e satisfação aos usuários.

Coleção 132 5. Issey Miyake tráz roupas ecólogicas em forma de origami

O grande desafio da coleção é adaptar estas formas geométricas ao formato do corpo de uma maneira confortável e usável. O formato, porém, pode parecer um pouco esquisito para muitos, mesmo seguindo o clássico estilo geométrico e minimalista japonês. Esquisito ou não, a ideia é extremamente criativa e inovadora. Tanto é que se olharmos em muitas coleções apresentadas para o outono 2012, veremos que estes formatos já estão sendo readaptados e recriados. Além de sua estética artística, a coleção tem um lado bem prático: as peças são literalmente fáceis de dobrar e não precisa passar.

O sucesso da linha 132 5. ISSEY MIYAKE tem sido tão grande, que ela já foi exposta em diversos museus pelo mundo. Este ano, a linha 132 5. foi nomeado ao prêmio de designer do ano pelo Museu do Design de Londres (Design Museum). O vencedor será anunciado dia 24 de abril.

A coleção 132 5. não está disponível apenas em museus. Mesmo não sendo muito acessível ao bolso da grande maioria,  os fashionistas adoradores de Miyake podem encontrar a coleção 132 5. nas lojas Issey Miyake do Japão, ou de Paris, Nova Iorque, Londres e Zurique.

Assista aqui o video oficial da marca que mostra como funcionam as roupas origamis da linha 132 5. Issey Miyake

Imagens: Issey Miyake, Afternoon Frock, Yasuyaksu, Change Observer

Publicação: 29 de março de 2012

AUTOR

Anelisa Salles, mais conhecida como Ana Salles, é formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi Morumbi, e especializada em Fashion Merchandising Management pelo Fashion Institute of Technology de Nova Iorque. Ana já trabalhou com produção de moda e durante a sua estadia na capital da moda Americana atuou na área comercial e de planejamento de marcas conceituadas como Tod’s, Ermenegildo Zegna e Coach. Foi a partir daí que descobriu sua paixão pela indústria da inovação e da criatividade. Seguindo sua coração, Ana se jogou com tudo no mundo das tendências e decidiu aproveitar suas últimas semanas na Big Apple estagiando no portal online de tendências de moda Fashion Snoops. Atualmente, de volta à São Paulo, ela trabalha como consultora e pesquisadora de tendências de moda e de estilo de vida para publicações especializadas internacionais. Ela também colabora eventualmente com publicações de moda locais.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
nail_polish
Dicas para manter as unhas super estilosas no inverno

O inverno está chegando e, com ele, aquela dúvida: como manter-se atualizada na estação mais elegante do ano com as...

Fechar