Logo

Lojas de artigos Vintage são sensação em Nova York

Compartilhe...Lojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova York

Lojas de artigos Vintage são sensação em Nova York
Loja Ressurection

Brasileiro torce o nariz quando o assunto é comprar algo usado, de segunda mão. Ainda mais se for roupas. Grande besteira! Nos Estados Unidos e na Europa, o assunto é tão comum que celebridades fazem questão de posar com seus vestidos vintage.

Fazer boas compras em Thrift Shops, no entanto, não é para qualquer um. Exige paciência e tempo. A maioria das lojas de usados ou de peças vintage, oferece artigos masculinos, femininos e infantis, além de bijouterias, livros, artigos de decoração, sapatos e bolsas de marca – às vezes com tag de preço original.

Eu amo ir a lojas vintage porque sei que o que está à venda ali tem história, pertenceu a outra época. Fico imaginando quem usou aquela bolsa, que lugares aqueles sapatos ja visitaram e assim por diante. Sem contar, que lojas vintage oferecem uma gama imensa de detalhes para inspiração. Todo estilista deve visitar lojas vintage, brechó, feiras de antiguidade e antiquários, e dali que saem as ideias originais.

O sucesso das lojas de usados em Nova York tem um porquê. Aqui os apartamentos são muito pequenos. Nos armarios não cabe nada, então os americanos são obrigados a guardar as próprias roupas em um estoque. Isso mesmo, eles pagam pra guardar as roupas de verão e objetos que não vao usar durante o inverno e vice-versa. Se você prestar atenção enquanto dirige por New Jersey, Long Island, Queens, Astoria e em Nova York, vai ver grandes anúncios de Storages, que são pequenas salas com armários onde você coloca o que quer, tranca e leva a chave. Parece coisa de outro mundo, mas fazer o quê quando um apartamento inteiro em NY é do tamanho de uma sala em São Paulo? Por isso, na maioria das vezes, as pessoas preferem doar as roupas da estação anterior e comprar tudo novo em vez de guardar e usar so dali 6 meses. Às vezes aquela peca nem vai estar mais na moda… ter espaço nos minusculos apartamentos em Nova York, Queens e New Jersey é luxo!!!

Lojas de artigos Vintage são sensação em Nova York

Americanos compram muito, ou compravam até a crise bater nas canelas, porque agora estão atolados em dívidas com cartao de credito e sem emprego, mas muitos ainda cultivam o hábito de doar as roupas a cada fim de estação. Além disso, nos EUA, as doações feitas podem ser deduzidas do Imposto de Renda.

Outra curiosidade são as Garage Sales, ou vendas na garagem, muito comuns antes dos feriados de fim de ano, quando as familias colocam à venda decorações natalinas, presentes que não usaram, bijouterias, bolsas e ate móveis. Tudo por preços bem convidativos, já que a ideia é se livrar de tudo o que não querem mais.

Ao visitar uma loja, pergunte se os artigos sao vintage ou apenas usados. As thrift shops especializadas em artigos vintage, proporcionam uma experiência de voltar no tempo, vale a pena visitar mesmo que você não vá comprar nada. Já as lojas que apenas vendem usados em geral, oferecem uma seleção de artigos semi-novos por uma fração do valor original alem de pecas de marcas tambem.

Lojas de artigos Vintage são sensação em Nova York
Gelardeira Retrô inspirada nos Anos 50

Mas o que o termo vintage significa? Vintage e uma roupa, acessrio ou objeto feito em determinada eépoca e que carrega as características daquela época em seu estado original. Tem a característica de ser único e custa caro. Por exemplo, imagine um autêntico vestido da década de 20, em perfeito estado. Essa é uma peça vintage.

Já o termo retrô é na verdade a reedição do vintage. Quando um objeto, roupa ou bijouteria é inspirada em uma época, seguindo as características de construção ou copiando literalmente as formas e cores de um período. Por exemplo, cadeiras com inspiração Luis XV. Significa que aquela cadeira feita com materiais atuais foi inspirada no estilo de uma época. Portanto ela é retrô. Ou as bijouterias de resina colorida inspiradas nos anos 80.

Lojas de artigos Vintage são sensação em Nova York
Cheap Sacks – Preços mais amigáveis

Conheça algumas Thrift Shop online e na próxima visita a NY, não deixe de fazer algumas compras e dizer a suas amigas que é tudo “vintage”, “retro” ou “semi-novo”. Outra razão para você comprar roupas usadas tem a ver com a consciência verde tão falada atualmente, já que milhares de litros de água sao usados para produzir fibras sintéticas e outros milhares de litros são usados para lavar o jeans e dar aquele aspecto de usado de que a gente tanto gosta. Não faz sentido desperdiçar nossos recursos naturais, a ordem e reusar.

Endereços de Thrift Shops

• Cheap Jack’s Vintage Clothing (roupas separadas por decada, achei o preco um pouco caro)
303 5th avenue, 31st street – NY

•  Resurrection Vintage Clothing
217 Mott Street, – NY

• Some Odd Rubies
151 Ludlow Street, – NY

• Kavanagh’s Designers resale
146 E 49th Street – NY (entre Lexington e 3 Avenida)

• Fisch For the Hip
153 W 18th Street, – NY

• What Goes Around Comes Around
351 West Broadway (entre Broome and Grand St), – NY

• The Family Jewels Vintage Clothing
130 W 23rd St., – NY

• Chelsea Girl
186 Spring Street (entre Sullivan e Thompson Street), – NY

• Salvation Army
536 West 46th Street New York, NY
220 E. 23rd Street New York, NY
112 Fourth Avenue New York, NY
26 E. 125th Street New York, NY
208 Eighth Avenue New York, NY
268 W. 96th Street New York, NY

Por Sueli Schmitt

Visitas guiadas a New York, New Jersey e Long Island – dicas valiosas para tornar sua viagem inesquecível!

Sueli Schmitt, correspondente do Fashion Bubbles em Nova York, está com a proposta de conduzir pessoas ou pequenos grupos para comprar e conhecer a cidade de Nova Iorque de uma maneira muito especial: com uma guia que mora lá, fala português e entende tudo de moda! Saiba mais em Visitas guiadas a New York, New Jersey e Long Island – dicas valiosas para tornar sua viagem inesquecível).

Compartilhe...Lojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova YorkLojas de artigos Vintage são sensação em Nova York

Sueli é estilista formada em Negócios da Moda pela Universidade Anhembi-Morumbi. Trabalhou como Estilista e Gerente de Produto em diversas empresas em São Paulo desenvolvendo Private Label. Atualmente mora em NY e é estilista free-lancer e Consultora de Moda para confecções de Jeans em SP, colaboradora do Jornal Brazilian Sun e do Fashion Bubbles. Desenvolve a marca própria Sueli Schmitt comercializada em feiras de novos designers em NY. Contato: Sueli1100@hotmail.com

Your Commment

Email (will not be published)