Make Your Own – Misturar, criar, customizar

Make Your Own   Misturar, criar, customizar

 

Grandes marcas abriram os olhos para algo que todo mundo já sabia. Cada pessoa quer ser exclusiva, diferente, única. Quem quer chegar numa festa e se deparar com outra mulher com um vestido igual? Não é a necessidade de cobrir-se que esta em jogo, mas sim de se afirmar, de se exibir, vestimos o ego que temos por dentro.

Até recentemente só algumas pessoas com aptidão para corte e costura, customizavam ou faziam a própria roupa. Nos últimos dois anos, a customização se popularizou e se expandiu para todas as áreas atingindo todas as idades e grupos sociais. O conceito de peça única e exclusiva está presente tanto em produtos luxuosos como carros e apartamentos sob medida, como em produtos do dia a dia, bolsas, camisetas, biquínis, chinelos, tênis e tudo que a imaginação mandar.

A customização é uma solução de novos serviços, onde o consumidor se torna o “criador”.  O produto final se torna o mais especial do mundo, afinal foi desenvolvido pelo próprio o cliente.  Alguns têm extremo bom gosto, outros nem tanto, mas como a individualização é o que importa, não existem limites para a criatividade.

Make Your Own   Misturar, criar, customizar

Quem pensa que customização só se faz com apliques, costuras decorativas, pedrarias, e pinturas, esta desatualizada. Já é possível customizar o produto ainda durante a linha de produção. Um tênis Nike sai da fábrica customizado com os detalhes que o cliente escolheu. Através de um sistema de computador, o cliente pode personalizar o próprio tênis. O que abre espaço para os homens mostrarem seu lado criativo e individualista também.

Nos EUA a febre é tanta, que as pessoas podem estampar cadernos, canecos, calendários, camisetas, padmouse, cartão de natal, bolsas e roupas de marcas famosas. Algumas empresas estão faturando alto oferecendo a possibilidade de silkar a camiseta com o desenho que o cliente criar, por um custo muito baixo. Também é possível comprar impressoras para tecidos e silkscreen ou máquina de transfer para fazer a própria customização em casa.

O negócio é tão sério que a marca POLO RALPH LAUREN entrou na brincadeira, dentro da loja da PRL em Hamptons, reduto milionário de NY, os clientes podem escolher entre patches, monogramas e letras aerografadas para customizar as polos ou podem ir direto ao site. O modelo final será enviado direto para a residência do cliente.

Make Your Own   Misturar, criar, customizar

A marca de jeans MUDD abraçou a proposta e lançou modelos para o público juvenil com diversos patchs dentro de um saquinho com instruções de como aplicar.

A LEVIS também não ficou atrás e veio com a proposta de calças jeans colecionáveis, em 6 diferentes lavagens, com botões e rebites de strass em 6 diferentes cores, cada uma traz um significado positivo. Outro modelo da LEVIS também voltado para os adolescentes, traz 3 canetas a base de água, em cores diferentes. Os adolescentes podem desenhar o que quiserem na calça, depois é só usar, lavar e fazer outro desenho temporário.

A regra do momento poderia ser definida como: Desorganize, misture, reinvente tudo, você pode ser o criador*. A palavra pra descrever o que esta acontecendo no mundo poderia ser Interferência**.  * **. Acabei de criar essa definição!

Se as empresas estavam condicionadas a fornecer produtos a custos razoáveis baseados na produção em massa de um mesmo modelo, agora terão que se adaptar a idéia de que o cliente quer interferir no resultado final do que esta comprando. Não se pode entregar tudo pronto como antigamente. A estratégia é deixar que o cliente personalize o produto “imprimindo” seu caráter pessoal.

Nunca antes a produção em massa foi tão personalizada e individualizada, todos querem usar o próprio rosto ou o próprio nome como estampa. É como se finalmente pudéssemos expressar quem realmente somos por dentro.

Make Your Own   Misturar, criar, customizar

Make Your Own   Misturar, criar, customizar

Make Your Own   Misturar, criar, customizar

Make Your Own   Misturar, criar, customizar

Make Your Own   Misturar, criar, customizar

Sueli S. é consultora de moda, personal shopper e faz tours personalizados em Nova York

Salvar

Publicação: 17 de setembro de 2009

AUTOR

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Alimentação Infantil – Atenção aos hábitos em casa e na escola

Imagem do site Nossa Dica O excesso de peso entre os jovens está sendo considerado um problema de saúde pública....

Fechar