Maria Teresa Goulart, primeira dama do Brasil e da moda brasileira – II

Maria Teresa Goulart, mulher de João Goulart (1963): ex-primeira-dama era vestida por Dener.

No Brasil apenas a indústria da alimentação é mais abrangente e gera mais empregos que a do vestuário. Entretanto, tudo que pertence à moda é visto com preconceito, coisa menor e acima de tudo, frívola, embora ninguém possa viver sem roupa… Bem, os índios podem, será que é por isso que têm o privilégio de receber do governo federal tão extensas áreas de terras, as reservas indígenas?!

Os alunos dos cursos de moda se ressentem até da falta de bibliografia suficiente sobre a moda brasileira.

A única pessoa em um nicho de poder que teve a compreensão da importância e da qualidade da nossa moda tupiniquim foi Maria Teresa Goulart, esposa do Presidente João Goulart, o Jango, no início da década de 1960. Ao optar pela então nascente alta costura brasileira, na sua condição de primeira dama, ela estava dando o seu aval ao costureiro Dener, e, por extensão, a todos os demais.

Com a sua beleza morena, bem brasileira, Maria Teresa valorizava qualquer figurino e ainda tinha o poder de atrair convidados de todo o Brasil para um desfile de moda em Brasília, feito em caráter beneficente, assim como toda a alta sociedade paulistana, para um evento similar, realizado em São Paulo. Se é importante gerar empregos aqui e economizar divisas, sua atitude de aderir à moda brasileira, em vez de importar roupas de griffe da França representou um impulso não só à alta costura, como à economia. E é com empregos que se faz a inclusão social.

Dener e a ex-primeira-dama Maria Teresa Goulart no Palácio das Laranjeiras (1963)

Sendo até hoje uma mulher bonita, elegante e com muito carisma, seria uma atitude patriótica se Maria Teresa quisesse dialogar com os estudantes de moda, que assim poderiam ter em primeira mão a experiência de conhecer na fonte o seu feeling, ao optar e prestar tanto apoio à moda brasileira, quando era primeira dama, assim como as suas opiniões sobre a moda que se faz hoje aqui e agora. Vamos torcer para que isso aconteça e o Fashion Bubbles, que tanto a admira, seja o veículo escolhido.

Leia também Maria Teresa Goulart, primeira dama do país e da moda brasileira I.

Para todas as fotos clique em Fotos de Dener e sua família.

Publicação: 25 de setembro de 2007

AUTOR

Ignez é historiadora. Contato: http://www.myfashionbubbles.com/profile/IgnezPittadeAlmeida

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
giorgio-armani-samsung-phone
Armani Phone

Depois do Prada Phone, agora é a vez do Armani Phone, lançado em parceria com a Samsung. Seguindo a tendência...

Fechar