Dicas de Viagens – Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2

Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2
Por Angela Barretto

Coisas mágicas acontecem em Paris, acredite. A cidade é tão bela que as luzes, os parques, o Sena e todo o resto conspiram para fazer você acreditar que o inesperado está logo ali, em uma esquina ou beco parisiense.

Nosso roteiro foge do mais conhecido – as dicas são especiais, de gente que morou lá, vai todo ano, ou tem Paris como um segundo lar.

Leia também:

Reveillon 2012 – Meia noite em Paris: Roteiro completo para uma viagem perfeita a Paris / Parte 1

Dicas de Viagens – Roteiro de compras em Paris / Parte 3

Assim, segue uma lista caprichada com dicas de  de  restaurantes, cafés e bares em Paris:

O restaurante mais antigo de Paris – aberto em 1686 – o Le Procope é um dos endereços que vale uma visita. Ambiente acolhedor, culinária tipicamente francesa, boa carta de vinhos, sorvetes e sobremesas deliciosos. No almoço, menu a “prix fix”, com entrada, prato principal e sobremesa por volta dos € 30.00.
13, rue de l’Ancienne Comédie, nas imediações do Teatro Odeon, e do Jardin Du Luxembourg.
Aberto todos os dias das 11h30 até a meia-noite e nos fins de semana até 1h.

Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2  Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2

Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2

Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2

Para quem, mesmo em Paris, precisa comer uma pizza, o Grazie, recém-aberto, é a pedida. O espaço é um mix de pizzaria, loft com pegada novaiorquina e bar de coquetéis diferenciados.
Grazie
91, Boulevard Beaumarchais,- 3rd
Aberto todos os dias par almoço e jantar
Tel. : 00 33 1 42 78 11 96

Restaurante ou biblioteca? O Les Editeurs, no cruzamento do Odeon e Saint Germain de Prés, fica no meio termo: é um café, bar, restaurante, salão de chá e uma biblioteca. Ali você pode, a qualquer hora, saborear um café ou um romance, tomar um drinque enquanto lê os jornais do dia ou simplesmente ver o desfile das pessoas enquanto se delicia com um sanduiche.
Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2
Foto: Les Editeurs

4,Carrefour Odeon
Telefone 33 1 266776 – Aberto das 8h até duas da manhã.

Se você estiver hospedado na casa de algum amigo, ou alugou um apartamento e quiser comprar comida pronta, deliciosa e feita com os melhores ingredientes, vá até o novo Cococook, que também faz entregas nas redondezas, entre 11h30 até 23h, todos os dias. Saladas saudáveis, sanduíches, pratos principais e sobremesas estão no cardápio deste ótimo endereço. Opções para todos os paladares, inclusive para os vegetarianos: salada de quinoa com amêndoas,  “Sandwich Cococlub” (bacon, ovos, maionese e estragão), frango assado com quinoa, feijão verde e leite de amêndoa ou de uma milanesa com legumes. Tem também sugestões da cozinha francesa com um toque asiático. E, não eprca as sobremesas, como a cheesecake de abóbora e baunilha, o bolo de amêndoa ou a panna cotta com gergelim preto.
Cococook
30, rue Charlot,-75003;
Tel.:33 1 42 74 80 00

Comer um bom crepe em Paris é quase uma obrigação, n’est pas? Mas, em vez dos tradicionais,  aventure-se no Breizh Café, que foge do convencional em vários os sentidos. Primeiro, não está localizado em Montparnasse, o bairro das creperies, por excelência, mas sim no coração do Maris, com um ambiente descolado e um cardápio inovador: crepes de chocolate derretido com banana, de creme de arenque com mostarda e de pêra caramelizada com chantilly,  para uma sobremesa de dar água na boca.
Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2 Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2
Foto: Breizh Café

Breizh Café
109, rue Vieille-du-Temple, 3rd
Metro Filles du Calvaire
Tel : 00-33-1-42-72-13-77.
Fechado as segundas e terças
Melhor fazer reservas

Ainda no bairro do Marais – um dos mais charmosos de Paris – na movimentada Rue de Bretagne, não deixe de ir até o Marchê dês Enfants Rouge, mercado do século 17, um programa delicioso. Frutas, legumes, peixes e verduras – tudo fresquíssimo – flores e até antiguidades são vendidos no local. Além disso, vários mini “restaurantes”  servem diferentes tipos de comida, como italiana, marroquina, libanesa, entre outras.  Você pode degustar queijos, vinhos e produtos regionais franceses. Depois de escolher o que comer, procure um lugar nas mesas comunitárias, sempre lotadas. O Marché é bastante freqüentado pelos parisienses que buscam uma boa comida, em um lugar descontraído e diferente. Almoçar lá é uma delícia e no final de semana é um ponto de jovens descolados. Agradável e divertido.

39, rue de Bretagne
Aberto de terça a sábado das 8h30 até 13h e 16h até 19h30
Domingos das 8h30 até 14h

No capítulo “Bistrots” – um must nesta cidade – existem alguns imperdíveis. O L’ami Louis, ou o similar Fontaine de Mars são dois deles e bastam para dar exemplo de tudo que um bistrô deve ser: ótima comida, ambiente pequeno e acolhedor, tudo essencialmente francês.

No L’Ami Louis, famoso pela clientela estrelada e famosa, o cardápio  é repleto de clássicos: vieiras, escargots, pato confit, agneau de lait e côte du veau. Os dois pratos pelo quais o restaurante é sem dúvida mais famoso são o foie gras e o frango assado.
Preços altos.
32, rue Vertbois
Tel.: 0033 1 48 87 77 48

O Fontaine de Mars é outro clássico. Tem decoração típica e elegante. O serviço é atencioso e o estafe está habituado a receber brasileiros residentes e viajantes frequentes. As especialidades são o presunto cortado na hora, a terrine aux cèpes e as carnes acompanhadas por batatas gratinadas. As mesas do terraço ficam na frente da antiga Fontaine de Mars, cantinho charmoso do bairro.

Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2 Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2 Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2
Bistrot
Fontaine de Mars

La Fontaine de Mars
129, rue Saint Dominique
Tel.: 01 47 45 46 44

Le Baratin é simples, porem um dos melhores de Paris. O dono Philippe é um grande conhecedor de vinhos. A esposa do Philippe, Raquel é argentina e cozinha como os deuses. Os pratos mudam diariamente dependendo do que ela encontrar nos mercados. Geralmente é lá que vão comer os grandes chefes estrelados, do interior quando estão em Paris. Esse estabelecimento é a melhor expressão de qualidade\preço\prazer gastronômico.
Le Baratin
5, rue Jouye Rouve
Tel.: 1 43 49 39 70

Um antigo cinema do bairro que agora é um bar-restaurante charmoso. O Schmuck é um cocktail-bar, com boa música e freqüentado por gente da noite. Não deixe de experimentar o Tangerine Pool, drinque especial do local. No cardápio: burrata, tartare de poisson, entrecôte para citar alguns pratos. Ambiente cool, feito com móveis do Marché aux Puces ou em Drouot: lustres, espelhos e um mix divertido de papéis de parede. Confira
Schmuck
1, rue Condé 75006 Paris
Tel.: 01 43 54 18 21

O Rosebud é um bar jazzy, ambiente anos 30/40/ 50, que atrai uma maré de fiéis frequentadores. O bar é uma verdadeira alegria. Barman impecável num balcão de zinco e mais de 50 coquetéis na carta. Para quem quiser conhecer um endereço que não consta em outra lista de Paris.
Dicas de Viagens   Gastronomia em Paris: restaurantes, cafés e bares da cidade luz / Parte 2
Foto: Paris RD

Rosebud
11bis, Rue Delambre 75014 Paris
Tél. : 01 43 35 38 54

Frenchie, no coração da histórica área do Halles, numa rua totalmente adorável, fica este boa pedida, em todos os sentidos. A decoração é um mix de loft novaiorquino com bar parisiense. Cozinha típica francesa com toques internacionais. Melhor de tudo: bons preços!
Restaurant Frenchie
6, rue Du Nil
Tel.: 01 40 39 96 19

O Yam Tcha – uma novidade maravilhosa, recomendado por profissionais da cozinha – é um pequeno restaurante de culinária requintada, com sabores entre França e China. Tudo é cozido no wok ou por vapor. Seu menu degustação pode ser acompanhado por vinho ou chá. São apenas 20 lugares e é o  tipo de lugar que requer reserva com muita antecedência, mas que recompensa o esforço.
Yam Tcha
4, rue Sauval, tel. (33-1) 40.26.08.07

Leia também:

Reveillon 2012 – Meia noite em Paris: Roteiro completo para uma viagem perfeita a Paris / Parte 1

Dicas de Viagens – Roteiro de compras em Paris / Parte 3

Foto de abertura: Qantas

Publicação: 18 de novembro de 2011

AUTOR

Angela adora escrever e viajar. Viagens abrem a percepção, os sentidos e a vida ao desconhecido, Trazem conhecimento, novos amigos e diversão. “Viajar é preciso”, como diz o poeta. Contato: viagemab@gmail.com

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
topo
O estilo rock glam e sensual de Ellen Jabour

Ellen Jabour é contratada da MTV e está no canal desde março de 2011, atualmente ela apresenta o LUV, programa...

Fechar