“Meu Vício É Você” – A arte de consumir o outro

“Meu Vício É Você” – A arte de consumir o outro

Vivemos em uma sociedade de consumo e o apelo para consumir é cada vez maior. Consumimos para ter e para ser, consciente e inconscientemente, o que precisamos e mesmo aquilo que vamos desprezar logo após obter.

As razões são as mais variadas e podem encontrar explicações plausíveis na psicanálise, sociologia, antropologia, psicologia, psiquiatria, marketing e em qualquer outra ciência ou filosofia. A minha questão no momento não é saber o porquê consumimos, mas quanto ao objeto de consumo.

Qualquer produto ou experiência é justificado na lei da oferta e da procura, porém o que acontece quando o produto de consumo é o outro. O desejo sempre fala mais forte e as pulsões inconscientes buscam o objeto com avidez. Quando o objeto não tem vida igual ao ser desejante a satisfação (prazer) ou gozo pode acontecer. Entretanto quando o objeto de desejo e consumo é um “outro” que também deseja e consome, os encontros e desencontros passionais podem impedir tal prazer e/ou gozo.

A música “Meu Vício É Você” de Chico Roque e Carlos Colla, cantada pela conhecida Alcione fala desta relação de consumo do outro:

Meu vício é você
Meu cigarro é você
Eu te bebo, eu te fumo

Meu erro maior
Eu aceito, eu assumo
Por mais que eu não queira
Eu só quero você
Meu vício é você
Meu dadinho, meu jogo de cartas marcadas
Essa droga de sonho não vai dar em nada
Vim rolando na vida
E parei em você”

O que mais me fascina é que este desejo irracional pode ou não ecoar no outro. O outro pode ou não se fazer de objeto e este vício de querer consumir o outro pode ser um sentimento muito prazeroso ou um constante sofrimento ao qual nos submetemos sem mesmo saber o porquê. Será que esta resposta está no inconsciente tão inacessível e que nunca vamos entender esta nossa difícil relação com o outro amado?

Publicação: 21 de abril de 2007

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
comp_primeirissimos_01
Os Primeiríssimos

Moda Os primeiríssimos Grifes apresentam lançamentos a vips bem antes de mostrá-los a mortais comuns Por Luciana Franca Às vezes,...

Fechar