A Cinética das Nossas Cidades

A Cinética das Nossas Cidades
Leia também Carro Lego é a solução para o trânsito e Em abril a Mercedes Benz traz o Smart Fortwo para o Brasil.

Não, não vamos falar de cinema, mas de movimento, cine em grego.
Diariamente, na hora do rush, estações de rádio e televisão informam quantos quilômetros de engarrafamento e lentidão no trânsito atormentam motoristas e passageiros, nas principais vias. Carros demais, espaço de menos e a cada dia, o problema só piora.

De fato, as dimensões das ruas de uma cidade antiga, como São Paulo, por exemplo, com mais de 450 anos, não estão adaptadas para o trânsito contemporâneo. Mas o que dizer, porém, de cidades fundadas há milhares de anos, como Roma, com suas preciosas ruínas de palácios, templos e obras de arte, de quando era a caput mundi, capital e centro do Império Romano? E por isso mesmo visitada continuamente por milhares de turistas, de todos os quadrantes?Apesar do seu abrangente sistema de linhas de metrô, seu trânsito seria muito mais difícil e tumultuado se os seus estreitos espaços viários não recebessem um alivio, representado pelos carros do tipo smart míni, para dois passageiros, que correspondem a menos de metade do comprimento de um automóvel comum. Outras cidades da Europa também desafogam seu trânsito com os míni-carros.


Se em São Paulo ou em qualquer outra metrópole olharmos para dentro dos automóveis, nas ruas, veremos que a maior parte transporta apenas o motorista ou, no máximo, mais um passageiro. Pense que riqueza de espaço a cidade ganharia, se muitos desses carros fossem divididos pela metade, cabendo dois no lugar de um? E que graça, que charme têm os smart míni, construídos com todos os detalhes de um automóvel comum, cortando-se apenas os bancos traseiros e deixando um bagageiro compacto.

A Cinética das Nossas Cidades

Claro que, se o número de carros não vai diminuir e nem o espaço das ruas aumentar, então que venham os míni-automóveis, com toda a tecnologia e beleza que as montadoras instaladas no Brasil já dispõem em suas unidades européias! Você merece o seu míni smart! Por que não nos unimos para exigir: míni smart já?! Só temos a perder os nossos engarrafamentos!

A Cinética das Nossas CidadesA Cinética das Nossas Cidades

Leia também Carro Lego é a solução para o trânsito e Em abril a Mercedes Benz traz o Smart Fortwo para o Brasil.

Publicação: 4 de novembro de 2009

AUTOR

Ignez é historiadora. Contato: http://www.myfashionbubbles.com/profile/IgnezPittadeAlmeida

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Verao-2010-Vitrines-Bom-Retiro-02
Vitrines Bom Retiro – Coleções Verão 2010 – Parte 2

Leonize Maurílio continua a sua jornada pelo Bom Retiro. Como as vitrines do verão 2010 estão caprichadíssimas, ela compartilhou algumas...

Fechar