A moda do homem urbano e os bons costumes

A moda do homem urbano e os bons costumes

Decidi retomar um post publicado um ano atrás que abordou a questão do conflito moral diante da moda urbana. Enquanto a silhueta feminina aderiu à moda da cintura baixa e resgatou a cintura alta, nós somos testemunhas de que a cintura das calças masculinas baixou muito (a discussão da tendência deixo para vocês!). O problema, entretanto, é mais embaixo.

A grande confusão nos Estados Unidos é que muitos adolescente, e alguns não tão novinhos assim, estão usando calças e bermudas quase na altura do joelho e se não fossem as largas e compridas camisetas poderíamos apreciar suas cuecas e cofrinhos.

A moda do homem urbano e os bons costumesDe um lado há aqueles que defendem a liberdade de expressão, e eu entendo seus argumentos. Entretanto, penso no que é mais constrangedor: a ousadia expressa na moda urbana ou a situação que enfrentamos nos aeroportos diante da segurança? Eu mesmo me sinto quase nú, quando passo nos raios-X em qualquer aeroporto, pois somos obrigados a tiramos casacos, os sapatos, cinto, etc e tal. O que é alegado para este ato de despir-se diante de todos é a questão da segurança. O problema é quando as pessoas mostram tudo por prazer e não precisam fazer uso de desculpas como a dos aeroportos.

Em Atlanta há mais de um ano, um movimento levou a questão aos tribunais, visando criar um código de como se vestir. Nos Estados Unidos há muitos projetos de emenda à lei de indecência (!) proibindo underwear à mostra, inclusive alças de sutiã (não é brincadeira – leia os textos indicados abaixo!). É muito interessante como o corpo do homem está em voga e tem causado polêmicas – no caso de mulheres mostrando os seis siliconados, as coxas semi-cobertas ou as lingeries, seria mais tolerável. O problema é que esta moda disseminada principalmente pelos afro-americanos confronta a ousadia dos rapazes e o pudor da moralidade pública.

Neste ponto, sempre concordei com a Denise de que a cintura das calças não poderia descer mais, mas o que me parece é que para os marmanjos, o que vai ter que subir não é a cintura das calças e sim a calça dos joelhos para a cintura.

Muitos expressaram não ter nenhum problema com a ousadia dos garotos. Disseram que se o produto for bom não ligam a mínima para a embalagem!

A moda do homem urbano e os bons costumes

Atlanta may banish saggy pants showing underwear

City of Atlanta considers banning underwear in public – ParentDish

Atlanta Pol Seeks Ban On Baggy Pants, City Lawmaker Wants


Publicação: 28 de agosto de 2008

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
bjork41
Moda.É sério?

Björk A moda é onipresente no mundo contemporâneo. Essa é a idéia-mestra que guia este artigo. O fenômeno da moda...

Fechar