A Semana da Blogosfera Brasileira

Matérias interessantes sobre blogs

 A Semana da Blogosfera BrasileiraMais que um diário virtual

“Páginas conhecidas como blogs fogem do formato de diário de adolescente e abrem espaço para divulgação de informações relevantes, opiniões diversas e críticas a personalidades

Narrativas românticas, desabafos profissionais, relatos de viagem, crônicas, críticas e notícias. Tudo pode ser assunto para um blog (abreviatura de weblog), página virtual simples que é atualizada com freqüência. O ambiente também é propício para assumir várias personalidades. Tem gente que deseja ser Deus e faz um blog só para dar conselhos, nem sempre bons. Outros fazem profecias partindo dos fatos do cotidiano. Mas a maioria representa o personagem da vida real. Os segredos e desejos mais íntimos são colocados nesses verdadeiros diários online. E, pior, há os que acompanham essas histórias como se fossem telenovelas, só que mais apimentadas porque acontecem de verdade. É por isso que os blogs já atingiram a marca de 500 mil sites na Internet.”

Leia matéria completa no Correio Brasiliense.

***

“Os blogs começaram como diários
virtuais, viraram mania de celebridades
e agora revolucionam a comunicação 
 
A revolução não será televisionada.” Essa frase
é o nome de um movimento de mídia independente
que nasceu por volta de 2000, pouco tempo antes
de o primeiro brasileiro descobrir o significado da palavra blog. A julgar pelas mudanças que a explosão dessas páginas eletrônicas está causando nos meios de comunicação, esse movimento já começou. O ambiente da internet está dominado por esses sites pessoais que no início eram usados como diários – e muitos analistas apostaram que não passariam de modismo adolescente. Hoje, essas páginas
com opiniões, relatos e fotos atraem a atenção de muitos internautas. Longe de ameaçar ou substituir

os meios de comunicação tradicionais, trazem a possibilidade inédita e democrática de publicar artigos sem controle algum.

A idéia de que blogs são verdadeiras tribunas livres é que torna esse fenômeno revolucionário. A interatividade em tempo real é o diferencial inovador.

Big Brother – O psicólogo paulista David Pereira, autor de tese sobre sociedades de informação, chamou o fenômeno de revolução anarquicultural. Ele analisa os blogs como ferramentas “com vocação para despertar polêmicas e paixões”. E ressalta que viver a comunicação em rede ameniza a solidão. Assim como nas salas de bate-papo (chats), a possibilidade de fazer contato e trocar idéias é o que move os blogueiros de plantão. Fabiana Komesu, especialista em lingüística da Universidade de Campinas (Unicamp), pesquisou 53 blogs do tipo “diário” para sua tese de doutorado. “Muitos usam o computador para acessar o mundo e o universo do outro sem sair de casa. Não são diários íntimos, mas um fenômeno de comunicação social complexo”, atesta.

Fama – Embora a maioria dos blogs ainda seja do tipo “diário pessoal”, são os endereços jornalísticos, como o do apresentador de tevê Marcelo Tas, e os políticos, como o do jornalista Ricardo Noblat, que ganharam notoriedade, prestígio e audiência. (…)

A Semana da Blogosfera Brasileira

Por Juliana Vilas

Leia matéria completa aqui.

***

 “Se antes os diários eram trancados a sete chaves, hoje eles estão disponíveis para todo mundo ler. A mudança é resultado do mundo dos blogs, os diários virtuais. O recurso disponível na Web foi criado, em agosto de 1999 pelo norte-americano Evan Williams. A partir daí, o serviço gratuito tornou-se um fenômeno na internet e contabiliza, atualmente, milhões de usuários.

A Semana da Blogosfera Brasileira

Nos blogs estão relatos cotidianos ou temas que os blogueiros (aqueles que escrevem nos blogs) gostaríam de discutir com outros internautas. O recurso vem ganhando proporções que seus precursores jamais poderiam imaginar. Além de se transformar em febre entre os internautas, o blog é capaz de facilitar a comunicação entre amigos e permitir novas amizades.

Além disso, os diários virtuais servem como ótimas ferramentas para divulgar projetos profissionais. Existem blogs de todos os tipos. Eles se classificam em individual e comunitário e são parecidos com uma home page. As opções incluem desde diários que se propõem a contar a vida pessoal até oportunidades para divulgar receitas, assuntos variados como futebol, música, literatura, humor, poemas, trajetórias… qualquer coisa.”

Por Ludmila Gusman.

Leia matéria completa aqui.

Confira seleção com 50 diários virtuais brasileiros

Publicação: 21 de agosto de 2007

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Serviço para eternizar o seu nome

Formado em marketing, Paulo Roberto Grassmann resolveu apostar no desejo dos seres humanos de passar à eternidade - e daí...

Fechar