Autocuidado – Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

yAutocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

Em outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, uma data excelente para começar a praticar o autocuidado. Com a tensão rodeando as eleições presidenciais, os ânimos se afloram e manter a calma pode parecer tarefa hercúlea, mas com uma ajudinha da tecnologia, fica mais fácil chegar lá. Confira:

A importância do autocuidado na Era da Hiperconexão

Autocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

Siga o Fashion Bubbles no Instagram para ficar sempre por dentro das novidades. Clique aqui!

Graças à tecnologia, temos em nossas mãos possibilidades infinitas de informação. Infelizmente, esse fluxo desenfreado de notícias pode desencadear crises de ansiedade e sentimentos nada bons. Por isso, propomos o uso mais consciente do celular e um olhar carinhoso para a vida digital.

Saber exercitar o autocuidado é uma parte importante da saúde mental, mesmo que, às vezes, isso signifique fazer uma pausa nas mídias sociais. Nem sempre é possível se desconectar 100%, mas olhar para dentro e observar, com carinho, as nossas emoções faz um bem muito grande para a cabeça.

Se você não pode colocar o celular no modo avião, deixe-o com a configuração “não perturbe” ativada e desbloqueie apenas as ligações muito importantes. Assim você evita que o barulho ou as conversas paralelas tirem o foco da tarefa que está executando.

Autocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

Ler um livro ou assistir um filme (sem pausas para checar as redes sociais) são atividades que podem fazer maravilhas pelo nosso humor. Melhor ainda se for acompanhado de alguma comidinha e uma bebida para acompanhar, seja ela alcoólica ou não.

 

Para mim, cuidar do corpo ajuda a manter a cabeça no lugar. Por isso, quando estou ansiosa ou muito preocupada, gosto de ligar uma música gostosa (clique aqui para conferir a minha playlist) e me distrair com uma pequena rotina de beleza. Limpo e esfolio meu rosto, aplico uma máscara de argila com óleo essencial de lavanda (que tem efeito calmante) e leio um livro enquanto ela age. Depois finalizo com um banho bem demorado e uma meditação guiada para limpar meus pensamentos.

Autocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

Imagem via Duna Beleza Livre.

Aplicativos que promovem o autocuidado

Você não precisa se isolar em uma ilha deserta para desconectar. O celular, inclusive, é um gadget poderoso, que pode servir como facilitador nesse processo. Abaixo, listei alguns aplicativos essenciais para manter a paz de espírito em tempos conturbados:

1. Insight Timer

Autocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

O Insight funciona quase como uma “rede social” da meditação. Você pode criar listas, seguir pessoas e adicionar amigos, mas o foco principal do app são as meditações, guiadas ou não. É possível escolher entre centenas de “rituais” ou, então, utilizar o timer do próprio app para configurar o tempo e os tipos de sons que você quer para a sua meditação. Disponível para IOS e Android.

Obs: eu comecei usando o app brasileiro “Medite.se” e depois migrei para o Insight Timer (que oferece meditações em diversas línguas, inclusive português)

2. Moment

Autocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

O Moment é um aplicativo para iOS que acompanha automaticamente o tempo que você passa no iPhone diariamente. Se você usa muito o seu telefone, pode definir limites diários para si mesmo e ser notificado quando excedê-los. Disponível para IOS.

Para descobrir outros apps com a mesma proposta, clique aqui.

3. Aloe Bud

Autocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

Inteiramente voltado para o autocuidado, esse aplicativo fofinho vai te surpreender com seus lembretes configuráveis. O Aloe Bud incentivará você a fazer uma pausa, beber água, movimentar seu corpo, descansar, respirar e muito mais. É perfeito para quem adora palavras de motivação!

Clique aqui para baixar. Disponível apenas para IOS.

4. Pomodoro Timer

Autocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

A Técnica Pomodoro é um método desenvolvido pelo italiano Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Essa técnica permite gerenciar melhor o tempo com a utilização de um cronômetro.

Funciona assim: você trabalha 25 minutos e faz uma pausa breve de 5 minutos. A cada 3 pausas breves, é realizada uma pausa longa, de 15 minutos.

Na prática, é ainda mais fácil do que parece. Teste a versão para desktop clicando aqui. Tanto Android quanto IOS oferecem inúmeros aplicativos gratuitos ou pagos com a mesma proposta. Basta pesquisar por “pomodoro timer”.

Mídias sociais e saúde Mental: uma equação perigosa

Autocuidado   Dicas e apps para manter a paz em tempos turbulentos

No ano passado, a RSPH e o Young Health Movement (YHM) publicaram o relatório #StatusOfMind, examinando os efeitos positivos e negativos das mídias sociais na saúde dos jovens.

O resultado foi pouco surpreendente. Entre os adolescentes, o Instagram foi elencado como a rede social mais nociva para a saúde mental.

Um pouco mais antigo, o Facebook exerce um efeito bastante similar. Uma pesquisa publicada pela Universidade de Michigan pedia aos alunos para que lessem mensagens na rede social durante 10 minutos por dia. No final, os pesquisadores descobriram que aqueles que o fizeram estavam em um estado de espírito muito pior do que os estudantes que utilizaram a rede apenas para escrever ou conversar com amigos.

Para finalizar, um outro estudo comandado pela UC San Diego e Yale descobriu que, quanto maior o nível de interação, maior a infelicidade. De acordo com os resultados, as pessoas que clicam cerca de 4x mais links do que o usuário medio ou curtem 2x mais posts do que a média relatam uma piora na saúde mental.

Ainda que deletar de vez as redes sociais não seja uma opção viável para todos, precisamos olhar com mais carinho para a nossa vida digital. Aproveite o mês para fazer um balanço das suas atividades virtuais e dos reflexos que elas têm tido na sua saúde. E não esqueça: você pode (e deve) buscar apoio profissional sempre que sentir necessidade.

Publicação: 10 de outubro de 2018

AUTOR

Francieli Hess é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Geração M – Jovens muçulmanos mudam o futuro do consumo

Falamos muito sobre os Millennials ,  Geração G e Geração Y, mas um outro grupo de jovens está chamando a...

Fechar