Depois da selfie, bragging é novo comportamento identificado nas mídias sociais

Como é difícil estudar uma sociedade que se transforma tão rápido. Trata-se dos tempos pós-modernos em que vivemos, que, com auxílio principalmente da tecnologia, transformou as dimensões de tempo e espaço. E não é só isso, o desenvolvimento tecnológico também fez emergir novos comportamentos.

Ainda em 2013, o termo selfie foi eleito pelo Dicionário Oxford como a palavra do ano, com um aumento de 17.000% no uso desde sua invenção (como te contamos aqui). Agora é a vez da expressão bragging tomar proporções gigantes. A #bragging começou a ganhar espaço nas mídias sociais, principalmente no Instagram, no final do ano passado e, até o momento de fechamento deste texto, já havia sido mencionada 34.275 vezes. Mas afinal, o que bragging quer dizer?

Depois da selfie, bragging é novo comportamento identificado nas mídias sociaisQuem aí nunca sonhou em ser uma das angels da Victoria’s Secret? Lindas, ricas… Mas, apesar das fotos de Candice Swanepoel na rede serem perfeitas, ela também enfrenta muitas situações difíceis no dia a dia

Palavra de origem inglesa, to brag seria como se gabar por alguma coisa: ter um corpo bonito, ser uma pessoa rica, viajar muito, ser influente… Sempre assim, de maneira bem arrogante. E o que as pessoas têm notado é que as mídias sociais não são um reflexo da vida normal, mas sim só um espelho das coisas boas que somos e vivemos – afinal, quem quer mostrar para o outro que está passando por um período ou uma situação difícil, que engordou ou que simplesmente vai ficar em casa durante o carnaval?

Depois da selfie, bragging é novo comportamento identificado nas mídias sociaisE Lala Rudge? “Ah, essa com certeza nunca teve um dia ruim!” Não tenha tanta certeza. O que nos torna humanos são os contrastes de bom e mal, seja em nossa personalidade ou vivência

E é daí que se ampliam mais angústias que as que já convivemos no dia a dia: – Por que aquela pessoa pode estar na praia em plena segunda-feira e eu não? – Por que aquela garota pode comer de tudo e não engordar e eu tenho que me matar na academia? Essas são só algumas das questões. Claro que, se pararmos para pensar, entendemos que o que um usuário de social media posta é apenas um recorte de sua realidade, e que, na maioria das vezes, exalta suas experiências positivas. Mas, ao mesmo tempo, sentir-se assim, desanimado e desejando a vida alheia, é inconsciente e inevitável.

Depois da selfie, bragging é novo comportamento identificado nas mídias sociaisPraia na segunda-feira? Não precisa ficar com raiva da moça (a blogueira e atriz Julia Faria). Todo mundo aqui já usou seu perfil para se gabar

Mas que também atire a primeira pedra quem nunca fez #bragging em seu perfil. Eu mesma, assumo que tirando uma reclamação ou outra,  maior parte de minhas interações no Facebook ou Instagram são retratando quando estou me sentindo bonita, estou em um lugar legal ou qualquer coisa do gênero. Mas ainda sim, tenho uma proposta: que tal se mesclarmos alguma coisa de vida real em nossos perfis? Eu estou me comprometendo a fazer. Sabe aquele bolo que você fez e não deu certo? Você pode postá-lo também… ou aquele dia que você não saiu assim tão bem na foto e , mesmo rodeado da família, resolveu não postar para não queimar o filme – bom, comprometo-me a colocar a imagem na rede mesmo assim.

 

E o que ganharemos com essa atitude? Com certeza uma boa dose de realidade nos faz pensar que a vida tem altos e baixos para todos. E eu não quero ser um personagem, quero ser uma pessoa humana, com erros e acertos, dias bons e dias ruins, e quero que todo mundo me enxergue assim. E você, também?

Aproveitando, segue aí o time do Fashion Bubbles no Instagram: @fashionbubbles01, @marcelavleone, @mahawasala e @_carolcarneiro.

Fotos: reprodução / Instagram 

 

 

 

 

 

Publicação: 28 de fevereiro de 2014

AUTOR

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Cabelos Descolados – Plumas para cabelo – Dicas de looks, saiba como colocar, onde comprar

Já faz um tempo que as plumas para cabelo têm feito sucesso entre as celebridades e trendsetters mais estilosas. São...

Fechar