Dia Internacional da Mulher – Veuve Clicquot

Dia Internacional da Mulher   Veuve Clicquot

Na história do vinho, houve mulheres fortes que deixaram sua marca num meio tradicionalmente dominado por homens. Um exemplo clássico: Nicole-Barbe Clicquot-Ponsardin, a veuve Clicquot, que, viúva aos 27 anos e mãe de uma filha de 3 anos, revolucionou a casa de champanhe da família no início do século 19 e ficou conhecida como a inventora do remuage, procedimento destinado a retirar as borras de levedura das garrafas de champanhe.

Como adoramos tudo que borbulha, gostaríamos de homenagear todas as mulheres, no Dia Internacional da Mulher, através de Madame Nicole-Barbe Ponsardin Clicquot, mais conhecida como Veuve Clicquot.

Leia a matéria Mulheres do Vinho. Em homenagem ao Dia Internacional das Mulher, comemorado no próximo dia 8 de março, esta matéria conta um pouco da trajetória de quatro enólogas, três brasileiras e uma francesa, de distintas gerações. Elas falam de eventuais preconceitos que tiveram de enfrentar para seguir sua vocação e sobre as características dos vinhos feitos por mãos mais delicadas que as dos homens. Seriam esses vinhos, por definição, mais femininos que os demais, elaborados por seus colegas do sexo oposto? Com a palavra, as enólogas.

Publicação: 8 de março de 2007

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Idéias de Negócios

Neste link é possível você obter informações sobre como abrir e administrar mais de 380 tipos de negócios diferentes, inclusive,...

Fechar