É um luxo!!

É um luxo!!

Tenho pensado muito na definição de luxo. E tenho muito boas razões para pensar tanto! Afinal o que é luxo? Algo caro, de material escasso, de difícil acesso, edição limitada, diferente dos demais produtos comuns, mais exuberante que qualquer outra coisa ou ações?

Todos temos o consenso de que um relógio Rolex, uma caneta Montblanc “Soulmakers for 100 years”, um carro Volvo, um apartamento em Manhattan, lua de mel nas ilhas Gregas, um Cruzeiro no Mediterrâneo, jantar ……é um luxo. E eu me pergunto: Para quem? Em que situação?

Obviamente, não querendo acabar com o glamour daqueles que desfrutam de coisas e experiências como as acima citadas, mas um Rolex para um colecionador de relógios e um apartamento em “Uper Est or West” para um investidor imobiliário americano, uma viagem de primeira classe para uma celebridade ou mesmo um Cruzeiro no Mediterrâneo para a tripulação pode ser apenas mais uma coisa ou mais uma atividade. Então o que faz algo ser considerado um luxo?

Estes dias completei 40 anos. Uma data importante, um marco para mim, principalmente por me sentir mais adulto apesar de ainda mais jovem e com muita energia. Na noite que antecedeu meu aniversário fui acometido por uma surpresa que considerei um luxoooo.

Foi um dia duro de trabalho e o que eu queria mesmo era tomar um banho rápido, devorar o que tivesse na minha geladeira e dormir o sono dos justos. Porém, ao chegar em casa foi convencido a ir ao andar superior para olhar algo. Quando cheguei, fui surpreendido com um cenário luxuosíssimo: spa ligado e borbulhando com velas em volta, um garrafa de champaigne edição limitada, caviar, pães especiais, queijo francês e …muito mais. O humor mudou completamente e decidi optar por um banho mais demorado e ao invés de verificar o que tinha disponível na geladeira, me entreguei ao deleite de uma glamourosa refeição de invejar até ata a própria Babete. Esta experiência foi um luxo.

Se este fosse meu menu diário não teria o glamour e não seria um luxo. O luxo não está na coisa, não é a coisa, mais o que é transmitido através da coisa, seja um artigo, um atitude ou uma experiência.

A promessa de dormir o sono dos justos se realizou e sonhei como um anjo (o sonho será outro capítulo). Quando acordei, já com meus completos 40 anos, tomei um bom banho, escolhi uma roupa especial para a ocasião e antes de sair me dei conta que uma sacola preta (discretíssima) escrita Montblanc estava em cima da mesa. Hesiitei, mas pensei, hoje é meu dia! mas…..outra surpresa?

É um luxo!!

O que me aguardava era uma caneta “Soulmakers for 100 years Special Edition” com um diamante na ponta (um detalhe!). Uau, fiquei sem fôlego e sem ação. Aquele objeto de desejo cuja a vocação principal é escrever, poderia ser substituído por outros mais simples, mais baratos e até descartáveis. Porém, conseguiu me comunicar algo de tão especial, único (edição limitada), valioso, glamuroso e durável como os meus 40 anos e o amor da pessoa que me deu o presente. Obrigado Ed, isso é um luxo.

Publicação: 23 de janeiro de 2007

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
0702219
Mais tendência – Retrofuturismo e esportivo sofisticado

Desfile da Sommer no Fashion Rio  Última temporada de verão na Europa deslanchou um desejo de futuro na moda mundial,...

Fechar