Geração Young – Características e hábitos de consumo

Geração Young   Características e hábitos de consumo
Jovens representam a Geração Y/ Foto: Site Frillr

Nesta sopinha de letras que fragmenta e dilui as gerações das últimas décadas, quem está chegando ao poder é a generation Y. Os jovens adultos dessa geração são, segundo a nomenclatura geracional, a geração pós-X.

Nos seus twenty something, são eles quem estão em destaque agora. Nascidos ao longo da década de 80, foram os adolescentes de 90 e hoje estão saindo dos cursos superiores, ingressando no mercado de trabalho e ocupando postos de destaque em grandes empresas.

Nasceram em uma época de prosperidade, consumo e entretenimento abundantes, dentro de famílias menores, com pais separados, menos irmãos, em um ambiente mais individualista e de maior concorrência.

Foram mais mimados pelos pais na infância, são considerados mais insubordinados, mas também mais conservadores. São inseguros sobre o seu futuro, porém mais exigentes, seletivos e bem informados que seus pais, são uma geração de individualistas colaborativos. Querem participar, mas não se filiam de forma estável a nenhuma bandeira ou ideologia de grupo. Colaboram, compartilham e estão em link constante com seus iguais: peer2peer.

 

Geração Young   Características e hábitos de consumo
Geeks descolados integram a geração Y/Foto: Lacoste

Preocupados com a especialização e o sucesso profissional, postergam o casamento, vivem relacionamentos mais funcionais e querem viver de forma mais independente. Praticam o nomadismo, excursionam por segmentos e nichos – não são fiéis porque querem ter opção de escolha e mudança.  Pesquisam, avaliam e querem tomar suas decisões conjuntamente com amigos e parceiros, mas são instáveis,  ansiosos e muitas vezes não controlam as próprias emoções e ambições.

Se por um lado parecem mais materialistas e ligados em lifestyle & sef-image brands que as gerações anteriores, por outro lado formam uma geração mais consciente que não quer mudar o mundo, mas acredita que podem torná-lo menos desigual e injusto. Marcados pelos excessos e paradoxos, amam o hightech, são presenteístas e antenados com as novas tendências e tecnologias de ponta.

Querem ser iniciadores e experimentar as novidades. Entretanto, talvez por estarem exaustos da instabilidade e da efemeridade pontuais de tudo que vivem e sentem, são revivalistas e saudosistas mais cedo. Apreciam vivenciar estilos e memórias de gerações anteriores. Retrô-lovers e amantes das cool memories, do estilo old school e do vintage, transitam entre os escombros das décadas e os baús dos avós  sem perder, nas interfaces e telas, os últimos lançamentos, estilos e tendências. Geeks mais descolados, interessados e usuários das tecnologias da informação, se interessam por tudo que é hiper digitalizado e virtual.

A geração Y cresceu no epicentro da revolução tecnológica da década de 90. Atualmente, são os jovens adolescentes do novo milênio. Foram jovens mais precocemente e hoje muitos já são jovens adultos que já se dizem cansados de ter experimentado muita coisa antes da hora, vivido e conhecido muita coisa. Aos twenty something muitos já se afirmam experientes, desacreditados nas relações e no amor, já pertenceram a várias tribos e comungaram várias “ideologias” e mantras.

Young Urban Profissionals, mais escolarizados e ambiciosos que seus antecessores, são marcadamente mais ansiosos e hiperativos, sofrem de distúrbios de atenção e consomem toneladas de informação por minuto.

Enquanto seus amigos mais velhos da generation X estiveram que esperar os 30-e-poucos anos para poder gastar com produtos e serviços mais sofisticados e valorizar o bem estar, o personal care e a qualidade de vida, os Y já se cuidam, investem em si:  na expressão, no estilo e na marca pessoal muito antes.

Depois do X, veio o Y e agora vem o Z. Depois de 2001, vieram os millennials e daqui a pouco vem um novo nome pra definir a próxima geração que está sendo planejada para os próximos anos. Bem vindo ao mundo das letras e expressões geracionais!

Geração Young   Características e hábitos de consumo
Os Y vivem no mundo da tecnologia/ Foto: Blog YesYesWay

Leia também: KidsBranding – Marketing para a geração milenarista

Publicação: 7 de junho de 2010

AUTOR

Sérgio Lage é mestre em Sociologia e Publicidade e Marketing pela USP. Professor de Análise Estratégica de Tendências Culturais dos cursos de Master do Istituto Europeo di Design e Professor de Comportamento do Consumidor e Antropologia do Consumo dos cursos de Extensão e MBA da FIA PROVAR.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Brincos-de-Massa-de-Prata-450x337
Atelier ensina a modelar massa de prata – Rio de Janeiro

  Estão abertas as inscrições para o curso de certificação em Art Clay ministrado pela designer de joias e instrutora...

Fechar