Março, mês da mulher, época para relembrar o passado e comemorar conquistas

Março, mês da mulher, época para relembrar o passado e comemorar conquistas

Fato histórico no segmento têxtil, que é o que mais emprega mulheres em nosso país, originou a data em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher.

No dia 08 de março do ano de 1857, operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque entraram em greve para reivindicarem melhores condições de trabalho, como a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram contidas de forma violenta. Fechadas na fábrica pelos donos e por policiais, cerca de 130 mulheres morreram queimadas, num incêndio criminoso.

Em 1910 surgiu a idéia de se criar uma data para homenagear essas operárias e marcar um dia de luta feminina. Em 1975, o dia 8 de março foi oficializado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Mulher.

O episódio trágico que originou a data aconteceu no segmento têxtil, que é no Brasil o que mais emprega mulheres. Segundo informado pelo portal Carreira Fashion, site de empregos e estágios segmentado na área de Moda, 90% das pessoas que buscam colocação profissional no segmento são do sexo feminino.

“No próprio Carreira Fashion temos apenas um homem, nosso diretor e idealizador do portal. Toda a equipe é formada por mulheres”, informa Vanessa Moschioni Charles, coordenadora da equipe.

Elas já ocupam um espaço muito significativo no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, em 10 anos o nível de ocupação das mulheres aumentou quase 5 pontos percentuais, ao passo que para os homens ocorreu uma redução de cerca de 1 ponto percentual.

Infelizmente, ainda hoje, existem desigualdades. De acordo o IBGE, elas ganham o equivalente a 60% dos rendimentos pagos aos homens na mesma função. O que não é proporcional aos estudos, já que enquanto quase 60% das mulheres estudam por mais de onze anos, eles são somente 51,9%. No ensino superior, elas representam cerca de 60% do total de estudantes.

Porém, no segmento Moda, as mulheres podem comemorar, pois são elas que faturam a maior parte dos empregos, muitos deles com salários atraentes.

E agora é um momento para comemorar conquistas, a força feminina e a crescente representatividade no mercado de trabalho. Parabéns a todas as mulheres!

Março, mês da mulher, época para relembrar o passado e comemorar conquistas

Vanessa Moschioni
Carreira Fashion
Para mais informações, visite www.carreirafashion.com.br
contato@carreirafashion.com.br

Publicação: 10 de março de 2009

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
um-homem-uma-mulher
Considerações sobre o gênero ( masculino / feminino) e resposta a Vinicius de Moraes – Parte 1/2

Por Ângela Rodrigues em referência ao 8 de março! Que homens e mulheres são diferentes e que o abismo que...

Fechar