Monster High Reflexões – Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
Transformadas em objetos de desejo pela criançada, as bonecas Monster High causam furor e atualmente estão na segunda posição entre as mais vendidas do mundo, perdendo apenas para a tradicional Barbie, que matem seu papel de rainha. Entenda porquê!

As bonecas da série Monter High desenvolvidas pela Mattel fogem das tradicionais histórias de princesas encantadas, heroínas doces e ingênuas, fadas e sereias… Ao contrário, as bonecas usam o universo dos monstros como referência, mesclando o bizarro com o ‘fofinho’: elas são as  filhas de monstros famosos, como o Frankenstein ou o Drácula, têm estilo impactante, personalidade forte e um lado obscuro extremamente divertido.

As roupas seguem a linha de raciocínio das personagens: nada obviamente romântico, feminino e delicado. O guarda-roupa das Monster High é colorido, com caveiras e monstrinhos, sempre explorando o lado obscuro de forma glamourosa.

Mas, o que está por traz de tudo isso?

Nossos hábitos de consumo dizem muito sobre nossa vida e a sociedade na qual estamos inseridos. Pare para pensar: a Barbie, uma das bonecas mais famosas e tradicionais entre crianças e adultos, representa uma mulher com uma beleza dentro dos padrões estéticos estipulados, que não choca nem rompe barreiras estéticas.

Os papéis desempenhados pela Barbie também são sempre politicamente corretos e morais, a Barbie tem uma personalidade mais tradicionalista de quem cuida da família e vive para ser linda e loira.

Já as bonecas Monster High estão no aposto dessa corrente, rebeldes elas tem estilo e personalidade impactantes, não se limitam apenas às meninas (a linha conta com bonecos para meninos que derrotariam qualquer Ken disponível no mercado). E ainda exploram seu lado obscuro (sombra), através de curiosidades sinistras  e até coisas que as irritam, portanto são mais completas e estão em um caminho de maior aceitação de si mesmas, uma vez, que todos somos 50% luz e 50% sombra, assim como a Terra tem dia e noite e a vida, a morte. Fazer amizade com suas imperfeições é um caminho mais próximo para a felicidade!

Outro aspecto importante, é que a Barbie, entre outras bonecas disponíveis no mercado de brinquedos, são construídas nos moldes dos valores da família tradicional, aquela denominada “família margarina” por causa dos comerciais de TV, mas esta estrutura familiar, como tudo no mundo contemporâneo, vem sofrendo grandes mudanças.

Atualmente com a maior liberdade individual, as famílias passaram por uma revolução e aparecem nos mais diferentes formatos.  Será que essas  bonecas “filhas dos monstros” não refletem toda essa transformação? A sociedade é mutável e a instituição familiar acompanha.

Hoje em dia não é difícil encontrar famílias constituídas por dois pais, ou duas mães, sem contar as pessoas divorciadas que casam novamente e na mesma família, os filhos são de diferentes pais, aumentando ainda mais a complexidade da instituição mais antiga do mundo, logo, os brinquedos dos herdeiros dessas famílias refletirão sua formação nada tradicional.

Ao contrário das previsões de muitos filósofos, a família no mundo contemporâneo não está sendo extinta, mas se adaptando aos novos valores.

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
O perfil de uma das personagens: Mostra o parentesco monstro, seus gostos, interesses e peculiaridades como por exemplo o fato de ser monstro, mas mesmo assim ter medo do escuro

Os bonecos Monster High são perfeitos para tempos em que impera Lady Gaga, em um mundo que parece estar de cabeça para baixo com toda a revolução tecnológica e cultural, sem contar a ansiedade e as angústias ambientais e a pressão para não acabar com o planeta e toda a ansiedade decorrente dessas mudanças.

Por outro lado, este movimento também reflete uma sociedade com mais liberdade para as escolhas individuais e menos pressão para que os indivíduos atendam a expectativa dos pais e da sociedade em geral, assumindo assim a responsabilidade direta por suas escolhas. São conceitos bastante adultos trabalhados em simples brinquedos, é um mergulho em um mundo alternativo permeado de preferências individuais que traduzem as diferenças de personalidade.

O sucesso das Monster Hihg pode refletir o amadurecimento da sociedade como um todo, que começa a entender as escolhas individuais e os diferentes tipos psicológicos. Outro ponto importante é o início da aceitação coletiva da pessoa por inteiro, não apenas como uma imagem idealizada, mas do indivíduo que tem coisas boas e coisas ruins, do indivíduo que sofre no seu processo de crescimento e amadurecimento e traz as cicatrizes e características únicas que o fazem ser quem é!

‘Seja você mesmo’ é um conceito que foge da imagem de perfeição criada para agradar os pais e a sociedade, mas caí num paradigma mais complexo, em que a responsabilidade pelas próprias escolhas são individuais e (talvez) este universo seja um pouco mais difícil do que simplesmente culpar a mãe!

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?Lady Gaga estrela da música pop americana reflete, de certa forma, uma sociedade com mais liberdade para as escolhas individuais e menos pressão para que os indivíduos atendam a expectativa dos pais e da sociedade em geral

Segundo uma matéria do site Miista, a linha traduz também uma sociedade mais rica baseada no consumo e atende um público entre 5 e 12 anos que agora tem seu próprio senso de moda, de uma maneira que não tinha antes, com as suas próprias peças da cultura popular voltado para eles, reflexo da cultura pop dos últimos anos, em que a principal mensagem é: ‘ Seja você mesmo, com suas diferenças –  Não tenha medo das  suas próprias falhas esquisitas’!

As bonecas mantém o glamour, são magras e lindas, só que de uma forma única e totalmente estranha, como por exemplo, Draculaura, filha de Drácula, que vem de um dos vampiros mais famosos do mundo, mas ela não só não gosta de sangue, como também é vegan (filosofia de vida motivada por convicções éticas com base nos direitos animais, que procura evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados especistas!). Quase como na vida real onde os filhos precisam questionar os pais em seu processo de individuação e evolução da humanidade.

Além das bonecas, a linha Monster High tem livros, vídeos e um site com todos os tipos de conteúdo interativo. No site, é possível fazer um perfil e descobrir qual das monstrinhas combina mais com a sua personalidade.

Os bonecos são uma atração a parte, com muita informação de moda em seus looks, eles representam diferentes tribos urbanas, como emos, nerds  e outros personagens tão comuns nos grandes centros urbanos. Os bonecos têm tatuagens, cabelo multicolorido e  interesses comuns entre as tribos adolescentes – e seu guarda-roupa é de dar inveja!

Confira imagens dos monstrinhos que estão fazendo o maior sucesso!

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso? Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?   

Os bonecos têm tatuagens e representam diferentes tribos urbanas, como emos, nerds  e outros personagens tão comuns nos grandes centros urbanos

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso? Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
Os bonecos tem cabelos coloridos, acessórios e são super estilosos – Monster High

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?O sucesso das Monster Hihg também reflete amadurecimento da sociedade como um todo, que passa a entender as escolhas individuais e a respeitar às diferenças de personalidades. Outro ponto importante é a aceitação coletiva da pessoa por inteiro, não apenas como uma imagem idealizada, mas do indivíduo que tem coisas boas e coisas ruins, do indivíduo que sofre no seu processo de crescimento e amadurecimento e traz as cicatrizes e características únicas que o fazem ser quem é

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?As boniquinhas adoram moda – São filhas de uma sociedade calcada no consumo – Monster High

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
Além das bonecas, a linha Monster High tem livros, vídeos e um site com todos os tipos de conteúdo interativo. No site, é possível fazer um perfil e descobrir qual das monstrinhas combina mais com a sua personalidade – Monster High

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
As bonecas mesclam o bizarro com o ‘fofinho’ e talvez reflitam as mudanças da família e da sociedade contemporânea – Monster High

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?  Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
Essa mistura entre o fofinho e o obscuro é que torna as Monster High tão interessantes. Eles são tatuados, tem piercing e cabelos coloridos – Monster High

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
Cada personagem tem uma personalidade especifica e peculiar, impossível não se identificar com algum!

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?

Os meninos também tem direito a moda!

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
Os bonecos são uma atração a parte, com muita informação de moda em seus looks, eles representam as diferentes tribos urbanas, como emos, nerds  e outros personagens tão comuns nos centros urbanos

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?

As bonecas mantém o glamour, são magras e lindas, só que de uma forma única e totalmente estranha

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
A versão digital das bonecas monstro. É possível brincar com os jogos no site e no Facebook da marca.

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
Família de monstros
Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?
A bizarrice das bonecas não se limita a roupas e atitudes: Olhos brancos, cabeças deslocadas do corpo, braços múltiplos, mas sempre com bom humor.

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?

A linha traz o mundo dos monstros para os bonecos

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?

Cicatrizes tatuagens, medos e tudo o mais que o faz único, é aceitação daquilo que você é

Monster High Reflexões   Por que as bonecas monstrinhos estão fazendo o maior sucesso?

(Artigo inspirado nas discussões realizadas no grupo de estudo de Psicologia Analítica do  Instituto Humanae dirigido por Marcos de Santis.)

Fotos: Monster High BR; Makeup Ink.; Monster High Mania, Just Lia.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Publicação: 11 de outubro de 2013

COMENTÁRIOS

DESCONTOS & BENEFÍCIOS

Leia o post anterior:
vestido-de-noiva1
Vestido de noiva: inspirações com diversos modelos

Ai ai... tem como não suspirar ao ver um belo vestido de noiva? Não interessa se você sonha um dia...

Fechar