Retrospectiva 2013 – Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013

É só para a gente do Fashion Bubbles ou 2013 também passou voando por vocês? E, com a chegada das festas e principalmente de um novo ano, é de praxe fazer um balanço de tudo o que aconteceu no Brasil, no mundo e claro, na moda!

O ano foi agitado para a moda, seja a brasileira ou internacional. Teve despedida de grandes estilistas, parcerias estreladas nas fast fashions e até mudança de comportamento, principalmente nas mulheres, que passam a buscar por alimentação saudável e a prática de exercícios com a grande explosão das musas fitness do Instagram — ferramenta que foi uma das principais pautas do ano. Vamos conferir?

Grandes nomes da moda no varejo

Finalmente as redes dos gigantes do varejo brasileiro apostaram suas fichas nas parcerias, seja com marcas, estilistas ou até blogueiras de sucesso. A C&A foi quem mais investiu na proposta, se unindo para lançar coleções com nomes como Roberto Cavalli, Patrícia Bonaldi, Santa Lola, Mixed, Lenny, Issa e, em breve, até Francisco Costa, estilista por trás da Calvin Klein.

Já na Riachuelo, o assunto do ano (além da abertura da mega store na Oscar Freire) foi a parceria com o Fashion Five, coletivo de formadores de opinião como as blogueiras Thassia Naves e Camila Coutinho, a cantora Claudia Leitte, a modelo Fernanda Motta, os estilistas Dudu Bertholini e Helo Rocha, Matheu Mazzafera, o designer de acessórios Raphael Falci e o consultor Robert Forrest.

Outro ponto marcante foi a chegada da Gap ao Brasil, que inaugurou sua primeira loja no Shopping JK.

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013
Retrospectiva 2013Coleção Roberto Cavalli para C&A, ficou simplesmente maravilhosa, puro glamour!

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013Retrospectiva 2013 – Imagens da coleção da Pat Bo para a C&A

Despedidas

2013 foi marcado pela despedida de dois grandes nomes da moda, seja ela simbólica ou não. A primeira delas aconteceu no mês de março, quando o Brasil perdeu Clô Orozco, estilista por trás das marcas Huis Clos e Maria Garcia. A designer foi encontrada morta em frente ao seu apartamento, no bairro de Higienópolis (São Paulo) e, de acordo com o laudo, sua morte se deu em decorrência de suicídio.

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013
Clô Orozco, da Huis Clos, faleceu em março de 2013 – Retrospectiva 2013

Marc Jacobs deu adeus ao seu posto na Louis Vuitton, e será substituído por Nicolas Ghesquière, ex-Balenciaga. O último desfile de Jacobs na LV foi icônico e, assim como seu trabalho na maison francesa, se tornou parte do legado da moda.

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013Icônico, o último desfile de Marc Jacobs para a Louis Vuitton entrou para história – Retrospectiva 2013

Matéria mais acessada

Quanto maior a expectativa, maior a probabilidade de frustração. É muito simples — quando a realidade da vida de alguém está melhor do que essa pessoa estava esperando, ela está feliz. Quando a realidade acaba sendo pior do que as expectativas, essa pessoa está infeliz. E nossa matéria mais acessada de 2013 foi justamente sobre felicidade ou melhor sobre O motivo da infelicidade da geração Y ou de qualquer que teve suas expectativas inflacionadas. Vale a leitura!

Outra matéria de destaque sobre felicidade: A busca de significado em nossa vida e a cura psíquica.

Revolução tecnológica, apps e mudanças de paradigma

A Revolução Tecnológica é um caminho sem volta e ocasionará um grande salto, principalmente no que se refere a outra revolução ainda mais profunda, a do Conhecimento. O desenvolvimento da internet, das telecomunicações, da tecnolologia dará início a uma grande mudança de paradigma, que com certeza está só começando, como destacamos na matéria: A nova Revolução Industrial e a Era do Conhecimento – Entenda as novas formas da Riqueza.

Ainda neste sentido seguem mais destaques que ocorreram em 2013:

1) Popularização ainda mais intensa da redes sociais que estão mudando nossa forma de relacionar, conectar pessoas e principalmente aumentando nosso exibicionismo: os eventos acontecem em duas instâncias, a vida real, e seu registro nas redes sociais e uma das principais formas são as Selfie (auto-retratos com celular) – Palavra ganha posição no dicionário e é reflexo da sociedade pós-moderna.

2) Disseminação dos APPs –  Os aplicativos desenvolvidos para celulares também estão passando por uma explosão, transformando o celular em uma valiosa ferramenta de navegação que facilitam nossa vida. Confira os destaques de 2013 em nossa categoria de Apps que não podem faltar em seu celular.

Claro que entre as matérias mais acessadas não poderia faltar uma de aplicativo: MomentCam – Um app de caricaturas divertidíssimas, virou uma grande sensações  do Facebook, se tornando uma de nossas matérias mais acessadas.

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013

Entre as matérias de maior audiência em 2013 destaque para MomentCam, sobre aplicativo super divertido de caricatura. Na foto equipe Fashion Bubbles

Babados

As discussões sobre marcas serem beneficiadas pela Lei Rouanet também pegaram fogo em 2013, gerando uma enorme e construtiva análise sobre o papel da indústria da moda na cultura e na economia do país.

Mudança de comportamento

Já que a moda envolve muito mais que a vestimenta, sendo um reflexo do comportamento da sociedade, 2013 também foi marcado por um movimento em busca de um corpo perfeito. Porém, desta vez, essa imagem está muito mais ligada à saúde, ressaltando uma alimentação saudável e a prática de atividades física.

A mudança de atitude foi fomentada, principalmente, pelo Instagram e pelo perfil na rede de duas personalidades com esse estilo de vida: Gabriela Pugliesi e Carol Buffara. Com corpos esguios, elas são exemplo do novo padrão de beleza: magras e fortes. Além delas, Isabel Goulart e Carol Magalhães também fazem parte do clã inspirador.

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013A musa do fitness Gabriela Pugliese virou referência de corpo perfeito para milhares de mulheres – Retrospectiva 2013

Os destaques de 2013

No Brasil

A queda de Eike Batista, que saiu da lista de pessoas mais ricas do mundo, para a dos piores gestores de empresas, foi um dos fatos marcantes de 2013. Outro highlight foi a visita do Papa Francisco, que causou uma verdadeira comoção e ascendeu o desejo de espiritualidade no país, levando todos a refletir sobre valores.

A tragédia na Boate Kiss, que deixou 242 mortes em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, chamou atenção para a segurança nas festas do país. Outras duas grandes despedidas marcaram o Brasil: suicídio de Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr. e a morte de Reginaldo Rossi, um dos grandes nomes da música brasileira.

O sequestro dos Beagles e destruição de uma pesquisa de mais de 10 anos no desenvolvimento  de drogas contra o câncer, trazendo a tona complexas discussões sobre o uso de animais em pesquisas científicas.

As Manifestações, em que o povo brasileiro finalmente saiu às ruas em protesto contra a corrupção e contra o desmando  no país, estão entre os momentos mais importantes do ano, mostrando que o povo tem poder e pode mudar a história do Brasil.

Outro fato marcante na história política brasileira, liderado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, foi o fato dos corruptos que protagonizarem o escândalo do Mensalão, um dos maiores casos de corrupção do país, irem para cadeia, mostrando que o país pode lutar contra corrupção, um dos maiores males da nossa história!

 Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013 Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013 Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013

Retrospectiva 2013 – A visita do Papa, as manifestações do povo brasileiro e a queda de Eike estão entre os fatos que marcaram 2013

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013

Retrospectiva 2013 -Vitória contra a corrupção com mensaleiros na cadeia, esperança de um pais mais justo!

No mundo

No panorama mundial, um dos fatos mais importantes foi a renúncia do Papa Bento XVI  e a eleição do Papa Francisco, que tem se mostrado como a grande esperança em relação ao declínio do Catolicismo.

E com muita festa e orgulho nasceu o príncipe George, filho de William e Kate Middleton. Ele é o terceiro na linha de sucessão ao trono britânico.

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013

O atentado terrorista durante a maratona de Boston, também marcou 2013. Assim como os diversos casos de espionagem por parte dos Estados Unidos em relação a seu povo e ao mundo.

A morte do presidente da Venezuela, H. Cháves, queda de meteorito na Rússia e testes nucleares na Coreia do Norte foram fatos que também marcaram o ano.

E mais despedidas: a morte de Nelson Mandela, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 199 e Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.

O ator hollywoodiano Paul Walker, um dos astros da franquia Velozes e Furiosos, também faleceu aos 40 anos, às vésperas da estreia da versão 7 da saga. A grande ironia é que o ator morreu de acidente de carro envolvendo velocidade e uma máquina poderosa!

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013
Paul Walker, conhecido principalmente por sua atuação na série “Velozes e Furiosos”,  faleceu no  em um acidente de carro – Retrospectiva 2013

Retrospectiva 2013   Os acontecimentos que marcaram o mundo e a moda em 2013
Nelson Mandela morreu aos 95 anos, mas deixa seu legado de ensinamentos sobre a igualdade social – Retrospectiva 2013

E que venha 2014!

Desejamos um ano cheio de vitórias e muitas alegrias!!!!!!

Fotos: reprodução / Veja SP, Cat Magazine e Update or Die.

 

 

Publicação: 26 de dezembro de 2013

AUTOR

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Conheça Lorde, uma jovem cantora e um grande sucesso

Certamente você já deve ter ouvido a voz dela em qualquer uma das melhores rádios – é a Lorde, cantora...

Fechar