Selfie – Palavra ganha posição no dicionário e é reflexo da sociedade pós-moderna

Você já fez seu selfie do dia hoje? Não? Selfie nada mais é do que o autorretrato (aquele mesmo, capturado usando o próprio braço), e que depois das mídias sociais – principalmente o Instagram – passou a bombar na rede. Tanto que a palavra foi eleita como a principal do ano pelo dicionário Oxford, com um aumento de nada menos de 17.000% em seu uso desde 2012.

Selfie – Palavra ganha posição no dicionário e é reflexo da sociedade pós modernaE se Marilyn Monroe vivesse nos dias de hoje, será que seria a rainha do selfie?

O primeiro registro da palavra selfie, porém, é datado de 2002, em um fórum online na Austrália. E é claro que o termo já ganhou verbete no Oxford: “fotografia que um indivíduo tira dele próprio, normalmente utilizando um smartphone ou webcam, e a carrega para um site de mídias socias”.

Selfie – Palavra ganha posição no dicionário e é reflexo da sociedade pós modernaBeyoncé, logo que transformou seus longos cabelos em um corte pixie,
fez um selfie para mostrar para seus seguidores

Viu como a tecnologia influencia também na cultura? Mas não é a primeira vez! Em 2005, a palavra do ano foi podcasts, já no ano passado foi a vez de GIF. Mas, se parar para pensar, o termo selfie vai além, pois trata-se de um reflexo da sociedade atual, um tanto exibicionista e tecnológica.

Como sair bem no selfie

De nada adianta um selfie mal tirado, afinal, é importante sair bem na foto. Quem vai postar uma foto feia de si mesmo?  “É legal evitar o bicão, mas forçar no carão, se sentindo linda… Aquele sorriso. Só não pode forçar, né? Você tem que se sentir natural. Uma boa é tirar olhando para o lado, é sempre maravilhoso, sabe, um pouquinho de perfil. E use filtros, muitos filtros!”, essa dica é de ninguém menos do que a it-girl Helena Bordon, que revelou suas dicas de selfie para o blog Garotas Estúpidas.

Selfie – Palavra ganha posição no dicionário e é reflexo da sociedade pós modernaA it-girl, blogueira e empresária Helena Bordon dá dicas de como sair bem no autorretrato. Ela gosta de um pouco de perfil para valorizar o rosto

Sim, já existem táticas para sair bem no autoretrato! Mas não precisar ter vergonha, nem tão pouco habilidade. Afinal, se as celebridades, alvo dos haters, são as rainhas do selfie, nós, meros mortais, podemos nos jogar no autorretrato e sermos felizes (cruzando os dedos para que gerem muitos “curtir”).

Confira mais selfies das celebridades

Selfie – Palavra ganha posição no dicionário e é reflexo da sociedade pós moderna

Selfie – Palavra ganha posição no dicionário e é reflexo da sociedade pós modernaSelfie – Palavra ganha posição no dicionário e é reflexo da sociedade pós moderna

 Fotos: reprodução / De Tudo um Pouco e Instagram

 

Publicação: 22 de novembro de 2013

AUTOR

Graduada em jornalismo e moda, Marcela é apaixonada por tudo que envolva os universos da moda, beleza, comportamento e cinema. Adora cultura geek, mas só quando o assunto é tecnologia. Já atuou na Revista Estilo, Guia Jeanswear e All Lingeriea, além de coloborar com o Blog do Pro e revista World Fashion.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Tendências – Os personagens da Disney estão na moda! Veja a coleção de camisetas da Colcci

Quem é que não gosta dos personagens da Disney? E ó, eles estão na moda! Depois do Bambi bombar nas...

Fechar