Será que é hora de seu filho ir para a escola?

Será que é hora de seu filho ir para a escola?

Essa pergunta passa pela cabeça das mamães e papais de primeira viagem. Qual o momento mais adequado de colocar seu pequenino tesouro em uma escolinha?
Preocupações com os cuidados pessoais,  com a alimentação adequada, o método de ensino, a paciência  das professoras,  são muitas as dúvidas que nos atormentam.

Será que é hora de seu filho ir para a escola?

Será que é hora de seu filho ir para a escola?

O importante nessa questão é uma boa conversa entre os pais para ajustarem as expectativas e o pai quase sempre irá acalmar a enorme ansiedade da mamãe que normalmente até o momento de colocar a criança na escola, é a pessoa que mais ficou próxima do filho.
Naturalmente aquela afirmação “ninguém vai cuidar melhor do meu filho do eu” é a primeira frase a ser dita pela  mãe, mas o importante é ter  em mente que o mais precioso é criar seu filho para ser um adulto seguro, com uma  auto- estima capaz de lidar com os inúmeras situações durante a vida.

Será que é hora de seu filho ir para a escola?
Para acalmar o coração, nada melhor do que visitar escolas perto de sua casa ou próxima ao seu trabalho, assim poderá dar aquela escapadinha rápida caso a saudade  aperte.  Para tomar a decisão sobre a  escola, avalie vários pontos que eu mesma fui descobrindo como mãe de primeira e única viagem.
Vou dar como exemplo o meu caso para que possa ajudar a clarear as dúvidas sobre colocar ou não a  criança na escola, defini  alguns itens consultando pediatra, pedagogas, amigas e o melhor, a intuição de mãe:

*A proximidade da nossa casa foi uma dos fatores de maior importância na decisão. Acordar e não pegar trânsito, não precisar sair correndo ou ficar desesperada na hora da saída da aula, quando os tombos acontecem e a enfermeira liga dizendo: “fique calma, mamãe não é nada grave…..”. Sinceramente nesta hora você quer engolir o telefone pra chegar mais rápido, mas quando pega a criança,  realmente percebe que a conduta da escola foi adequada em avisá-la para que não ficasse chocada ao ver uma pequena batida na testa da criança. E seu próprio filho nem lembra mais.

* O espaço verde, a área de diversão e brincadeiras, os locais de alimentação, uma conversa com a coordenadora, com as professoras e mais interessante com as mães que freqüentam  a escola e vivenciam o dia a dia.

Será que é hora de seu filho ir para a escola?

* Existem várias opções que agradam a cada família. Uma escola menor que passe uma sensação de  aconchego  ou uma instituição maior desde o infantil até a formação final com o objetivo de criar raízes e amizades longas.

* A frase que ouvi de uma pedagoga quando minha filha tinha meses:  “ Coloque sua filha na escola quando ela souber  falar e contar tudo o que acontece para você”. Tive o privilégio de poder cuidar da minha filha, pois não estava trabalhando e aos dois anos senti que ela estava preparada para entrar na escola. Foi e está sendo uma experiência maravilhosa para nós. Sei que minha filha é uma criança muito feliz na escola, com um desenvolvimento saudável e vários amigos para se divertir.

Será que é hora de seu filho ir para a escola?
Leia, converse , observe seu filho e o  melhor ouça seu coração! Boas Aulas!

Créditos das imagens dos sites
3Pictures
BBC
Celebrity Babies
Social Media Law Student

Celebrity Insights
David Son News

Por  Thais Vasconcelos

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Publicação: 19 de janeiro de 2010

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Cori evoca elegância vintage na São Paulo Fashion Week Inverno 2010

  O duo de estilistas Gisele Nasser e Andrea Ribeiro optou por trazer uma coleção mais comercial às passarelas da São...

Fechar