Será que é hora de seu filho ir para a escola?

Será que é hora de seu filho ir para a escola?

Essa pergunta passa pela cabeça das mamães e papais de primeira viagem. Qual o momento mais adequado de colocar seu pequenino tesouro em uma escolinha?
Preocupações com os cuidados pessoais,  com a alimentação adequada, o método de ensino, a paciência  das professoras,  são muitas as dúvidas que nos atormentam.

Será que é hora de seu filho ir para a escola?

Será que é hora de seu filho ir para a escola?

O importante nessa questão é uma boa conversa entre os pais para ajustarem as expectativas e o pai quase sempre irá acalmar a enorme ansiedade da mamãe que normalmente até o momento de colocar a criança na escola, é a pessoa que mais ficou próxima do filho.
Naturalmente aquela afirmação “ninguém vai cuidar melhor do meu filho do eu” é a primeira frase a ser dita pela  mãe, mas o importante é ter  em mente que o mais precioso é criar seu filho para ser um adulto seguro, com uma  auto- estima capaz de lidar com os inúmeras situações durante a vida.

Será que é hora de seu filho ir para a escola?
Para acalmar o coração, nada melhor do que visitar escolas perto de sua casa ou próxima ao seu trabalho, assim poderá dar aquela escapadinha rápida caso a saudade  aperte.  Para tomar a decisão sobre a  escola, avalie vários pontos que eu mesma fui descobrindo como mãe de primeira e única viagem.
Vou dar como exemplo o meu caso para que possa ajudar a clarear as dúvidas sobre colocar ou não a  criança na escola, defini  alguns itens consultando pediatra, pedagogas, amigas e o melhor, a intuição de mãe:

*A proximidade da nossa casa foi uma dos fatores de maior importância na decisão. Acordar e não pegar trânsito, não precisar sair correndo ou ficar desesperada na hora da saída da aula, quando os tombos acontecem e a enfermeira liga dizendo: “fique calma, mamãe não é nada grave…..”. Sinceramente nesta hora você quer engolir o telefone pra chegar mais rápido, mas quando pega a criança,  realmente percebe que a conduta da escola foi adequada em avisá-la para que não ficasse chocada ao ver uma pequena batida na testa da criança. E seu próprio filho nem lembra mais.

* O espaço verde, a área de diversão e brincadeiras, os locais de alimentação, uma conversa com a coordenadora, com as professoras e mais interessante com as mães que freqüentam  a escola e vivenciam o dia a dia.

Será que é hora de seu filho ir para a escola?

* Existem várias opções que agradam a cada família. Uma escola menor que passe uma sensação de  aconchego  ou uma instituição maior desde o infantil até a formação final com o objetivo de criar raízes e amizades longas.

* A frase que ouvi de uma pedagoga quando minha filha tinha meses:  “ Coloque sua filha na escola quando ela souber  falar e contar tudo o que acontece para você”. Tive o privilégio de poder cuidar da minha filha, pois não estava trabalhando e aos dois anos senti que ela estava preparada para entrar na escola. Foi e está sendo uma experiência maravilhosa para nós. Sei que minha filha é uma criança muito feliz na escola, com um desenvolvimento saudável e vários amigos para se divertir.

Será que é hora de seu filho ir para a escola?
Leia, converse , observe seu filho e o  melhor ouça seu coração! Boas Aulas!

Créditos das imagens dos sites
3Pictures
BBC
Celebrity Babies
Social Media Law Student

Celebrity Insights
David Son News

Por  Thais Vasconcelos

Publicação: 19 de janeiro de 2010

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
cori_1
Cori evoca elegância vintage na São Paulo Fashion Week Inverno 2010

  O duo de estilistas Gisele Nasser e Andrea Ribeiro optou por trazer uma coleção mais comercial às passarelas da São...

Fechar