Tempos de Internet

Tempos de Internet

Se já não é fácil descobrir quem você é dentro das cavernas escuras da sua própria mente, imagine a análise de um grupo inteiro… Apesar de tanta gente se encontrando o tempo todo, não dá para se negar que a Internet passou a ser uma ferramenta poderosa para facilitar estes encontros, e, também pode ser o estopim para os desencontros.

Sem especificar os sites de relacionamentos, vou me ater às salas de bate-papo. Antes disso, ainda que você não tenha parado para pensar em linguagem não verbal, você a reconhece e a usa normalmente. Por exemplo, alguém com um bom carro remete a uma pessoa bem sucedida, um casal que se beija calorosamente em público, sugere paixão ardente, numa empresa a boa recepção, prediz um bom resultado na negociação…

Estes “sinais” junto a nossa natural forma de julgar as coisas predizem o que há por vir, ainda que não tenha pensado nisso, quando se aventurar na experiência de uma sala de bate-papo, você vai perceber que não é diferente. A escolha de um nick (apelido que te indentificará na sala), é uma dificuldade imensa. A solução vem de todos os tipos e formatos. Estes exemplos foram, sem exceção, colados e copiados de algumas salas:

- Executivonatarde; TardesLivres; Casadinha; H/34/caliente; Gostoso casado; CASADO.2ªINTENÇÕES; ainda casado/sp …

O que significam estes nicks? Encrenca a vista? Depende de quem está entrando na sala e com qual intenção. Arrá! Já ia julgar, não é?

Pelos apelidos também é possível perceber o grau de segurança ou quantas decepções o navegante percebeu e por fim, resolveu assumir, é o caso destes:

- kely39gordinha; **ODEIO M BURRA**; EU SOU FEIO

Apesar de ter decidido entrar numa sala de bate-papo, você perceberá só depois e com surpresa que ao colocar seu nick, terá que em algumas palavras se resumir. É  “vender o peixe” com um tiro certeiro. E isso parece não ser nada fácil, portanto para alguns é mais cômodo dizer o que faz, sua ocupação. Quando a profissão tem algum sex-appeal, é claro… - bombeiro-bonito; *POLICIAL 1,90 msn; Juiz_cam; MEDICO 195MTS MSN

Nos casos em que a profissão não inspira, a saída descoberta por alguns é buscar a simplicidade para alavancar a confiança ou tentar convencer do seu melhor diferencial: - SOU DIFERENTE 3,2; HOMEM MALVADO; Gustavo-Olh.Azuis; CONHECEDOR D VINHO; H Requisitado; um cara comum,39; HOMEM HUMILDE; hexclusivo

Há também as mensagens mais que explícitas, no entanto existe “público” para todos os gostos:

- krogatap/mecornear (quero gata para me cornear); qro1puta (quero uma puta); COM TESAO-ABC; alex26cm; Ri20cm na CAM

As mulheres no geral são mais contidas. Na Internet, como na vida real é o homem que tem a preferência pela iniciativa, elas ficam como bichinhos de pelúcia na prateleira esperando o “cliente”:

Rose_24; Loir@ / 27 (como se vê, em algumas salas a idade é um diferencial); Lua; Sol; Meig@; Delicada; M_CARINHOSA; **lind@ mulher **

Imagine quantos diálogos e histórias diferentes podem surgir destes internautas. A carência, a solidão, a mesmice do casamento, a falta de capacidade de tornar a vida mais excitante, o prazer rápido como a net. Não importa o motivo. No anonimato do apelido as pessoas são exatamente o que são e sem meias palavras dizem exatamente o que querem.

Talvez seja por isso mesmo que apesar de sabermos que o mundo é composto – e avança, pela união das diferenças – seja tão difícil a convivência com o outro. Já que na vida real é mais difícil sustentar apenas um “nick” por longa data. 

Toda vez que somos apresentados a uma nova pessoa, dizemos a ela nosso nome e este nome diz pouco neste momento, já que ainda não nos conhecemos. Qual seria, portanto, nosso “apelido” real? É claro que a sua aparência, a maneira como está vestido, quem te apresenta, onde está, como chegou até lá e etc, fazem parte do seu nick. Cabe a cada um valorizá-lo ou não. Ao analisar o TODO fica mais fácil conseguir perceber em qual turma nos encontramos.

O que fazer depois com estas informação? Não existe resposta certa, como você viu, há todo tipo de “cliente” e depende de quem está entrando “na sala” e com qual a intenção… Por Vinícius Moura

Publicação: 12 de junho de 2007

AUTOR

Vinicius é empresário do setor de auto-peças.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Um delicioso mergulho ao universo dos ilustradores

Para quem gosta de ilustração, o Site Reyes y Piratas é simplesmente maravilhoso, ele reúne o trabalho de vários ilustradores...

Fechar