TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011 SEGUNDO O TRENDWATCHING

TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

Feliz 2011!  O trendwatching acaba de postar seu free report sobre as principais tendências de consumo para 2011, fiz um resumo para vocês.

Esta é a parte I, espero que gostem e aproveitem.

  1. RANDON ACTS OF KINDNESS

 Em 2011 as empresas vão monitorar o comportamento público dos consumidores, dizem que o marketing nunca mais será o mesmo! Na verdade trata-se da idéia de monitorar com o objetivo de fazer o bem.  

Não há maneira melhor de investir seu dinheiro do que colocá-lo a favor do “coração”. Os consumidores pedem realidade e contato humano, enviar um presente surpresa é uma das formas mais efetivas de conectar-se aos seus consumidores ou potenciais consumidores em 2011.

É importante saber o que acontece na vida do seu público alvo sejam coisas boas ou ruins. O twitter e o facebook estão aí como preciosa fonte de pesquisa.  As redes sociais são a vitrine da intimidade dos consumidores. “Pay attention”!

TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

Exemplo: Umas das maiores floriculturas do reino Unido a InterfloraUK lançou uma campanha no twitter. Eles monitoram os posts e quando acham alguém que está precisando de algum tipo de “mimo”, mandam flores a ela.

 2.URBANOMICS

TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

Urbanização permanece como uma das “mega trends” para a década que está por vir. Hoje, metade da população do mundo, 3 bilhões de pessoas, vivem em áreas urbanas. Perto de 180.000 estão se mudando diariamente para as cidades adicionando aproximadamente 60 milhões de pessoas à vida urbana a cada ano (fonte: Intuit, outubro, 2010).

Como isso impacta a arena do consumo de 2011? Primeiramente, os consumidores urbanos tendem a serem mais liberais, mais tolerantes, mais experientes e propensos a experimentarem novos serviços e produtos. Em um mercado emergente esses aspectos tendem a serem maiores.

Segundo, fiquem de olho nas “Ilhas Urbanas”, 100 cidades que representam 30% da economia mundial e quase toda sua inovação. Muitas são capitais mundiais, que durante séculos dominaram o mundo, como  Londres, New York e Paris.

A economia de New York, por exemplo, é maior do que 46 países juntos da Sub-Sahara Africana  ou África Negra, países que estão localizados ao sul do Sahara.

Hong Kong recebe mais turistas do que toda a Índia. Entretanto metrópoles como Shanghai, São Paulo e Istambul também estão prestes a fazer parte deste ranking.

Esta vasta existência urbana requer atenção local para os produtos e serviços e que a comunicação não ultrapasse a especificidade de cada país. Para sermos breves, em 2011 trabalhem com produtos, serviços e experiências que se ajustem de forma bem específica a cada necessidade dos indivíduos urbanos ao redor do mundo.

Exemplo: O Megacity vehicle da BMW , carro elétrico a ser lançado em 2013. Baseado em pesquisas nas cidades com mais de 10 milhões de habitantes, foi detectado que as pessoas queriam um carro maior, não tão compacto como outro modelo lançado pela marca. Portanto, capacidade ideal para 4 ocupantes, além de um espaço razoável para bagagem no porta-malas são características dos carros das megacidades, segundo a pesquisa da BMW.

 

 TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

3.PRICE PANDEMONIUM

TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

Os consumidores sempre estiveram atentos a ofertas e descontos, sob o olhar das novas tecnologias e serviços, em 2011 teremos o movimento “PRICE PANDEMONIUM”.

– Mais consumidores conectados, quando eles ouvirem sobre novas ofertas online poderão facilmente e rapidamente compartilhar na sua rede social.

– Mais consumidores farão parte de clubes exclusivos, tanto para receber ofertas como para solicitar novos produtos.

– A conversão digital através do celular vai crescer.

– Trabalhar a compra on line como se fosse um jogo com apelo fun.

Exemplos:

Um aplicativo para o IPhone que é capaz de comparar preços scaneando o código de barras , fotografando o produto ou apenas falando o nome dele. A Amazon lançou esse serviço, são os chamados apps (aplicativos).

As marcas continuarão a investir em inovação e em estratégias de preços para os próximos 12 meses baseados em:

TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

Compras em grupos: O Groupon, faz parte do google e faz muito sucesso nos EUA. No Brasil o ClickOn e Peixe Urbano já viraram hits !

 

Clube de compras: Um antigo formato, como é o caso do clube de compras do Sam´s Club, hoje adquire um novo formato on line apenas para aqueles que são convidados, no Brasil o Brands Club e o Privalia são bom exemplos. Nestes sites a questão do tempo também é explorada, normalmente as ofertas tem tempo definido, uma semana, 4 ou 5 dias. O Facebook frequentemente serve de vitrine para as ofertas.

 – Preço Dinâmico: Algumas empresas como a Off and Away trabalha com ofertas onde o consumidor pode também fazer apostas on line através de um sistema específico e parecido com um jogo, aposta-se algum valor, o tempo vai passando e resumidamente quem ganhar a aposta leva a oferta para casa.

4. MADE FOR CHINA (IF NOT BRIC)

TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

 Em 2011 espera-se que um grande número de empresas do mundo ocidental lance produtos direcionados aos países emergentes. É o onde o dinheiro está então a combinação de qualidade e direcionamento local com amor e exclusividade faz total sentido!

Chineses, Indianos e Brasileiros estarão muito interessados em marcas que venham de encontro com suas necessidades e desejos, seja por razões mais práticas como tamanho, shape ou por simplesmente terem seus desejos (cultural, lifestyle) reconhecidos.

Vale saber:

  • O varejo Chinês deve alcançar a cifra de 5 trilhões de dólares em vendas até 2016.
  • 52% dos consumidores chineses que ganham mais de 36 mil dólares por ano preferem marcas estrangeiras.

Então, quem já está neste Mercado MADE FOR CHINA? Vejam alguns exemplos

  • Levi’s dENIZEN : Levi´s desenvolveu fits menores para o Mercado Asiático/Chinês. Já que a estatura média do indivíduo asiático é bem menor que dos europeus, norte americanos e sul americanos, por exemplo. Quem já presenciou um Chinês comprando sapato masculino número 35 no Brasil e procurou por havaianas número 32 para dar de presente a chinesas entenderá a dificuldade!

 TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

  • Dior: Lançou o Shanghai Blue Phone, disponível apenas nas lojas de Shanghai.

 TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

  • Hermès: lançou uma nova marca chinesa, Shang Xia; suas luxuosas lojas de ready-to-wear e artes decorativas são inspiradas na cultura chinesa. Mais local impossível!

  5. ON LINE STATUS

A cultura on line é ainda A CULTURA e os símbolos que possam demonstrar seu espírito, mood e status funcionarão muito bem.

Em 2011, vocês não podem deixar de suprir seus consumidores com algum tipo de símbolo que o ajude a se colocar nas redes sociais exibindo sua criatividade, interesse, criações e popularidade.

Na verdade, um elemento extra para prestar atenção em 2011 são os novos símbolos que conversem com o mundo real e o mundo virtual.

Por exemplo:

TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

  • Twournal: possibilita que os usuários do twitter publiquem seus posts e fotos e os transformem em um tipo de revista/jornal real. O Jornal/revista pode ser comercializado na roda de amigos.

6. WELLTHY

 Os consumidores esperam que produtos e serviços ligados à saúde tragam melhorias na qualidade de vida e não somente a cura de doenças.

Trata-se de uma maior abrangência quando pensamos nestes tipos de produtos. Vejam:

  • 73% dos consumidores norte americanos consideram que estar em forma significa estar bem.
  • 500 milhões de pessoas ao redor do mundo estarão usando algum tipo de aplicativo móvel ligado à saúde.

 Por exemplo:

TENDÊNCIAS DE CONSUMO PARA 2011  SEGUNDO O TRENDWATCHING

  • The Strollometer; é um equipamento que rastreia todos os passos da nova mamãe. No visor ela pode checar sua velocidade, distância percorrida, temperatura do dia, entre outros. No final do dia ela entra no site com os dados e tem o resultado das calorias gastas.

 

  • Phillips DirectLife : também é um equipamento para medir as calorias gastas, existe uma comunidade on line onde os usuários podem se comparar aos outros etc, ele é bem pequeno e pode ser usado como um acessório na roupa. Promete ajudar a manter a forma e a deixar sua saúde em dia.

 

Fiquem de olho! Em breve parte II

Fonte: www.trendwatching.com

Publicação: 10 de janeiro de 2011

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
A trajetória de Lily Marinho – Elegância e sofisticação

Retrato de Lily Marinho por Dimitri Na última quarta-feira (5) o Brasil se despediu de Lily Marinho, viúva do jornalista...

Fechar