Estudo VOCÊ, CIDADÃO – Como os consumidores veem as causas, a ética e a política no consumo?

Estudo VOCÊ, CIDADÃO   Como os consumidores veem as causas, a ética e a política no  consumo?

Estudo VOCÊ, CIDADÃO apresenta tendências e reflexões.

O Observatório de Sinais, escritório de inteligência estratégica e tendências, que tem por objetivo criar vantagens competitivas compreendendo os comportamentos, o consumo e as tendências, concluiu o abrangente estudo VOCÊ, CIDADÃO que capta com precisão o espírito do consumidor atual.

Realizado entre abril e outubro de 2017, com diversas etapas e instrumentos de pesquisa, com indivíduos adultos de 35 a 59 anos, membros das gerações X e Baby Boom, o relatório final do estudo tem 110 páginas e foi dividido em duas grandes partes: a primeira traz a visão do Observatório de Sinais, as principais conclusões, insights e recomendações; a segunda parte apresenta os dados e as análises de modo detalhado.

Segue uma degustação com três tendências e algumas provocações oriundas do estudo Você, cidadão: consumo, mídias e engajamento:

1) O que se espera das marcas e do mercado?

Nos últimos anos, temos visto uma proliferação de ações, campanhas e posicionamentos sobre o binômio causas e política, sob a bandeira do
“marketing de propósitos”.

O pressuposto é o de que o consumidor deseja que as marcas participem ativamente desse debate. Saber se isso corresponde à realidade, do ponto de vista do consumidor, tornou-se uma questão estratégica para as marcas.

Após análise detalhada de dados  da pesquisa o estudo conclui: Os consumidores apoiam, mas se mostram céticos com relação à associação entre marcas e causas.​

Estudo VOCÊ, CIDADÃO   Como os consumidores veem as causas, a ética e a política no  consumo?

Provocação:  VOCÊ CONSEGUE SE LEMBRAR DE UMA MARCA QUE TENHA TOMADO UMA POSIÇÃO EM RELAÇÃO A UMA CAUSA OU QUESTÃO POLÍTICA?​

2) Ethical Power Girls

As ethical power girls são um nicho de mercado bem definido e em expansão, formado por mulheres adultas jovens (20-40 anos), educadas, urbanas, oriundas das classes médias.

Para elas, o empoderamento feminino é vivido como uma forma de afirmação individual. São muito atentas às suas posições e, por extensão, aos produtos e promete ganhar ainda mais força nos próximos anos.

Estudo VOCÊ, CIDADÃO   Como os consumidores veem as causas, a ética e a política no  consumo?Estudo VOCÊ, CIDADÃO: #ethicalpowergirl

3) Y-DULTOS

Outro grupo investigado foi o dos Y-DULTOS, os millennials que estão ultrapassando a barreira dos 35 anos e assumindo novas responsabilidades.

Eles conservam parte dos valores Y, mas não se reconhecem nos estereótipos adolescentes com que são tratados pelo mercado.

As marcas precisam fazer o seu discurso evoluir junto com os indivíduos. Explorar alternativas de posicionamento e saber comunicar com as diversas gerações.

Estudo VOCÊ, CIDADÃO   Como os consumidores veem as causas, a ética e a política no  consumo?Estudo VOCÊ, CIDADÃO: #y_dultos 

Saiba mais sobre o estudo VOCÊ, CIDADÃO

• É pertinente falar de um “consumidor político”?
• O comportamento engajado do indivíduo contemporâneo se reflete em suas atitudes para com as marcas?
• O que os consumidores esperam e desejam de fato do mercado?
• E as marcas, como devem se posicionar diante desse consumidor?
• As marcas devem ser as guardiãs da ética e dos valores?
• Devem orientar a opinião pública sobre suas escolhas políticas?
• Quais são as recomendações para o posicionamento das marcas?

O estudo responde e aprofunda as seguintes questões:

• Como o cidadão vê o papel das novas mídias e das mídias tradicionais no debate social, ético e político?

• E quanto aos artistas e celebridades, que têm tido um papel proeminente nesse debate, como o cidadão percebe a sua influência?
• Como equacionar a questão da influência, hoje em dia? Quais são, no presente, os principais vetores de influência?
• Qual é o perfil comportamental do “novo ator político” brasileiro?

Para ter acesso aos dados, informações, análises e insights, o estudo está disponível para aquisição pelo sistema de cotas:

10 COTAS DE R$ 4.990,00

Estudo completo, com 110 páginas, sem exclusividade, cópia impressa. Para maiores informações, clique aqui ou pelo email: [email protected] ( Falar com Myris Verardi)

O QUE ESTÁ INCLUSO​ NESSE ESTUDO

• Perfil do Consumidor Cidadão
• Perfil do Novo Ator Político
• Tendências de comportamento e consumo
• Insights, recomendações e alternativas para o posicionamento das marcas
• Como comunicar com todas as gerações
• Informações, dados e análises completas das pesquisas qualitativas e quantitativas realizadas

Conheça também o mais novo livro lançado pelo Observatório de Sinais:  “VESTÍGIOS DO FUTURO: ESTILOS DE VIDA, CONSUMO E TENDÊNCIAS”

Pode-se afirmar que a matéria-prima de Vestígios do Futuro é uma brincadeira com o tempo: o presente sob análise – este início do século XXI – transforma-se em passado pela ótica do analista, posicionado no futuro; por outro lado, tendências e cenários futuros construídos pelo autor são presentificados na narrativa, como fatos consumados.

O posicionamento do observador-analista em um tempo vindouro não é gratuito e acentua o efeito de distanciamento em relação ao que hoje é considerado atual, novo, “tendência”. Esse estratagema também confere ao autor uma liberdade maior para realizar seus exercícios de interpretação, que passeiam por diversos aspectos do consumo e dos estilos de vida contemporâneos – moda, design, estética, mídias e tecnologia, dentre muitos outros.

A análise se desenrola a partir de um objeto, um fato ou um traço característico do nosso tempo, tomados como sinais que permitem reconstruir, em chave crítica, o contexto no qual se inserem. Na fronteira entre a sociologia das tendências, a semiologia e, por vezes, a própria ficção, o livro resulta em um rico panorama dos principais movimentos da atualidade, sem se furtar ao exercício de risco que é perscrutar o futuro, devendo interessar a todos os que buscam um outro olhar sobre o nosso tempo.

Estudo VOCÊ, CIDADÃO   Como os consumidores veem as causas, a ética e a política no  consumo?

O AUTOR

Dario Caldas é bacharel em Ciências Sociais e mestre em Comunicações. Fundou e idealizou a metodologia do Observatório de Sinais, escritório de consultoria em inteligência estratégica e estudos de mercado, referência na área de pesquisa e análise de tendências de comportamento, sociedade e consumo, em atividade desde 2002. Atua, também, como palestrante e professor, carreira na qual acumula uma experiência de trinta anos, especialmente em cursos de pós-graduação e educação corporativa. Tem outros quatro livros publicados: Homens (organizador, 1997), Universo da Moda (1999), Observatório de Sinais: Teoria e prática da pesquisa de tendências (2004) e A Reinvenção do Tempo: Aceleração e desaceleração na sociedade e no consumo (2014).

Estudo VOCÊ, CIDADÃO   Como os consumidores veem as causas, a ética e a política no  consumo?

SERVIÇO

Título: “Vestígios do Futuro: Estilos de vida, consumo e tendências”.
Características: Impresso, 160 páginas.
Autor: Dario Caldas.
Edição: Observatório de Sinais (www.observatoriodesinais.com.br).
Preço de lançamento: R$ 34,90.
Vendas: diretamente no Observatório de Sinais.
Informações: [email protected] | (11) 4304-2848 ou pelas redes sociais.

 

Publicação: 10 de janeiro de 2018

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Festa Anos 90 – Ideias de looks e fantasias criativas inspiradas na música e no cinema da época

Uma década marcada pelo pop, pelo grunge e pelo exagero da moda em voga nos anos anteriores. Juntando esses fatores,...

Fechar