Você é organizado? Entenda o que significa ser organizado

 Você é organizado? Entenda o que significa ser organizado
Organização é um assunto aparentemente simples, mas na verdade é algo mais complexo. Muito provavelmente você já ouviu este diálogo antes:

– Você precisa se organizar…assim não dá!

– Mas já está organizado!

– Não, não está! Isto aqui está uma bagunça!

Deixe-me adivinhar: você já foi o protagonista deste bate-boca? Fique tranquilo, não serei mais uma a julgar a sua aparente desorganização. Pelo contrário, ao fim deste artigo você descobrirá que não é tão desorganizado quanto parece e vou lhe explicar o porquê!

Há quem acredite que organização é um dom, assim como tocar violino, jogar futebol etc. Mas será que você já conheceu algum violinista que nunca precisou estudar para tocar Beethoven? Ou então um jogador que mal treina e se dá bem nos campos?

Organização é uma habilidade aprimorada, de treino e desenvolvida ao longo dos anos. Como qualquer outra, não é uma característica nata.

Ou seja, quando um bebê nasce o obstetra não fala:

“ – Parabéns, é um menino e será muito organizado!”

Ninguém nasce organizado, você se torna uma pessoa organizada ao longo dos anos.

 Você é organizado? Entenda o que significa ser organizado  Você é organizado? Entenda o que significa ser organizado

Mas afinal, o que é ser organizado?

Antes de responder a esta pergunta, vale lembrar que somos seres únicos com nossas próprias singularidades. O que significa que organização é um conceito e não uma definição: o que é organização para um, não necessariamente será para outro.

O que temos são óticas diferentes sobre a organização do seu quarto, documentos, armários etc. Lembra daquele diálogo no início do texto? Pois é, talvez o organizado para a outra pessoa é o que funciona para você. E isto não está errado!

Afinal, se organizar é antes de mais nada se conhecer e saber o que é bom para você.

Como assim?

Para ser organizado é preciso fazer antes de qualquer coisa uma análise sobre o seu dia-a-dia. Isto é, buscar maneiras de facilitar a sua rotina para que você se sinta confortável todas as vezes que precisar encontrar um determinado objeto ou que não se assuste mais com a luz que se apagou porque a conta não foi paga por esquecimento.

A partir desta avaliação você conseguirá pensar nas melhores maneiras para se organizar. Sem este olhar crítico para dentro de si, de nada adiantarão todas as caixas organizadoras que pensou em comprar ou truques que encontrou na internet… Pois estas “receitas de bolo” nem sempre se adequarão ao seu momento de vida.

Trocando em miúdos

Ser organizado é descobrir o que funciona para a sua rotina. E só a partir disto buscar aprimorar e encontrar técnicas que tenham sinergia com este seu estilo.

A propósito, o que todos temos que concordar é que são inúmeros os benefícios colhidos pela organização e que, de uma forma ou de outra, ela se torna imprescindível em nossas vidas!

Por Daniele Lopes Organiza Confira o Instagram e o site.

Publicação: 25 de setembro de 2014

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Moda praia Verão 2015 – Saiba quais são as peças-chave da estação

A moda praia para o Verão 2015 promete ser democrática. Uma grande aposta é o maiô, que vem dominando mais...

Fechar