Você só pode mudar a si mesmo

Você só pode mudar a si mesmo
Por Vicente Miceli

Aprender que você só pode mudar a si mesmo é uma das lições mais difíceis da vida!

Algumas pessoas gastam enorme quantidade de tempo e energia tentando mudar o outro. Ficam chateados, com raiva ou frustrados com   pensamentos e comportamentos de outras pessoas.

Mas para quê? Você pode protestar contra o frio ou sentir-se otimista sobre o verão, mas não há muito mais o que  possa ser feito sobre isso. Tentar mudar o outro é exatamente igual.

De fato não pensamos quando temos uma reação emocional a um comportamento ou palavras do outro. Simplesmente sentimos e, às vezes, refletimos:  “Como ele poderia pensar uma coisa dessas!” Ou “Como alguém pode ser tão cruel!?” ou “Ele não sabem o quanto me ofende? Por que fez isso ?! ”

Apenas reagimos e respondemos emocionalmente, em vez de uma forma lógica, racional. Geralmente, estamos atendendo às nossas próprias necessidades emocionais, carências e frustrações, assim, quando alguém toca em uma dessas necessidades, podemos explodir ou responder de uma forma que não faz sentido para um observador externo.

Não há mágica para parar de tentar mudar o comportamento de outra pessoa. Se você já disse algo, agora é a hora de parar e ir mais longe.

As pessoas podem passar anos em psicoterapia trabalhando para mudar seus pensamentos e comportamentos. Isso porque tal mudança, muitas vezes, leva tempo para se entender, praticar e em seguida, implementar. Pois cada pensamento e comportamento, independente de ser bom ou ruim, é parte integrante da personalidade como um todo ou da maneira de pensar e olhar  o mundo, não é tão simples assim mudar. Isso leva tempo e é preciso força de vontade.

Então salve-se de alguma frustração e aprenda a parar de tentar mudar os outros. Foque em mudar e ter consciência das suas próprias falhas, assim  você pode se encontrar e viver uma vida mais feliz e pacífica.

Por Vicente Miceli

(Vicente nasceu em Garça, São Paulo, caçula de dois filhos. Estudou em São Paulo, fez High School em Los Angeles – CA, formou-se em Propaganda e Publicidade (UNIP), pós graduado (FAAP) e fez cursos de extensão em Cinema (UCLA). Leia outros artigos em www.vicentemiceli.com.br.

Publicação: 22 de outubro de 2014

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

DESCONTOS EXCLUSIVOS FASHION BUBBLES

Leia o post anterior:
Oscar de la Renta morre aos 82 anos – Conheça trajetória do estilista

Oscar De La Renta se despede em alto estilo no desfile da semana de moda de Nova York em setembro...

Fechar