ffwMag! chega à vigésima edição com o tema “Futuro”

 ffwMag! chega à vigésima edição com o tema Futuro
Vestido Juliana Jabour na imagem de capa da revista

Em seu quarto ano, ffwMag! chega à vigésima edição, que traz o tema Futuro. Conheça as pautas da revista e embarque rumo a futuros com muitos questionamentos:

– O lucro ou as pessoas?
–Quais os caminhos da moda sustentável?
– O que é biomimética?
­– Quais extensões futuras das redes sociais?
– Por que produzimos tanto lixo?
– A morte é o fim?
– Alegrias e temores traduzem o futuro?

* ffwMag! agora também faz parte do Twitter!

Moda

1. MARCIANITA
Primeiro editorial de moda no Brasil com recuso de Realidade Aumentada (RA). Fotografado por Rogério Cavalcanti, com edição de moda de Paulo Martinez. Uma garota espacial e cheia de brilhos amplia as possibilidades de um estilo neo-espacial. Criação e desenvolvimento de RA: Ambulance. 
 
 2. O NOVO SEMPRE VEM
A modelo Luciana Curtis (foto abaixo), grávida: o futuro que se anuncia em outra vida. O ensaio, fotografado por Henrique Gendre, tem styling de Rodolfo Souza e Alexandre Herchcovitch – esse, também criador das moulages que envolvem a modelo. 
 
3. FUTURO / FIM?
Com fotos de Fábio Bartelt e edição de moda de Paulo Martinez,  o ensaio no Cemitério da Consolação sugere um dândi moderno vestido com novos costumes. Nessa atmosfera densa, surgem noções de que o término da existência não importa. Vale mais contemplar o que está por vir. O futuro anula a morte? Sim.
 
4.VIAGEM AO PLANETA TOY
Ensaio de acessórios em clima de viagem espacial miniaturizada, quase em escala lilliputiana: a versão Playmobil das Viagens de Gulliver. Fotos: Felipe Morozini. Edição de moda: Juliana Cosentino e Larissa Lucchese.
 
5. VAMOS PASSEAR NA LUA?
Courrèges, Rabanne e Cardin: por quê três dos estilistas mais representativos da década de 1960 apostaram em criações futuristas? De que forma a estética daquela época embarcou nas fantasias da conquista espacial? Qual a importância dessa ruptura com a “velha” alta costura?
 
6. A ÉTICA DA ROUPA VERDE
Produtor do maior evento mundial de moda sustentável (que acontece junto à Semana de Moda de Berlim), o alemão Frans Prins, fala sobre o crescimento desse setor. Entrevista exclusiva para ffwMAG!
 
ffwMag! chega à vigésima edição com o tema Futuro

Body de renda Ropah Rara, sapatos Fernando Pires

Comportamentos Futuros

7. GERAÇÃO Y
Cada século só começa quando as novas gerações tomam conta de tudo. Quem é no Brasil a Geração Y, os que já nasceram na era digital e com acesso à rede mundial de informações? O que pensam e o que esperam dos tempos que virão? Fotos: Rogério Cavalcanti.

Leia também: Geração Young – Características e hábitos de consumo
 
8. YES, WE CAN!
Como e porquê o idioma inglês se transformou em “língua universal”, a partir da hegemonia econômica norte-americana e das comunicações globalizadas? O que é o World English? O inglês começa a se tornar em dialetos adaptados por falantes de outros idiomas, como Spanglish e Chinglish.

 
9. POR QUÊ TANTO LIXO?
O fotógrafo Chris Jordan registra no arquipélago de Midway, norte do Pacífico, o desaparecimento de milhares de albatrozes. As aves morrem ao ingerir detritos plásticos do gigantesco lixo flutuante que se acumula no maior oceano do planeta. Até quando o hiperconsumo produzirá toneladas de lixo industrial por minuto?
 
10. DESIGN DRUGS
O cientista Sasha Shulgin revela: nas próximas décadas surgirão milhares de drogas sintéticas, derivadas de fenetilaminas. Prepare-se para os químicos psicoativos do futuro.
 
11. SPRAY DAYS
A partir do documentário do fotógrafo João Wainer, imagens analisam o pixo urbano como linguagem de regiões com alta densidade demográfica. Será o pixo um código com prazo de validade ou com possibilidades de “falar” por muito tempo?  
 
12. O QUÊ VOCÊ DESEJA?
Qual a real função dos cool hunters: descobrir tendências futuras ou apontar novas possibilidades de gerar consumo? Reportagem que faz contraponto ao livro do pensador norte-americano Noam Chomski, “O Lucro ou as Pessoas?”.  
 
13. NUNCA TE VI, SEMPRE TE ADOREI
O crescimento cada vez maior das redes sociais apontam que até 2014 as empresas vão preferir se comunicar por esses canais, no lugar do email. Outras previsões garantem que em dez anos os usuários de redes sociais terão milhares de amigos apenas virtuais, para troca de arquivos e informações. 
 
14. UM, DEZ, MIL
Este? Aquele? O outro? O hiperconsumo exige incontáveis opções do mesmo produto para saciar a voracidade do mercado? As múltiplas possibilidades de itens industrializados produzem ansiedade, angústia ou avanços?
 
ffwMag! chega à vigésima edição com o tema Futuro
Carteira de cristais Giorgio Armani

Perspectivas futuras

15. ECUMENÓPOLIS? EQUÍSTICA?
As megacidades serão viáveis? O urbanista grego C. A. Doxiadis avisou há 50 anos que as metrópoles  do futuro enfrentariam sérios desafios para conter a expansão sem controle. Ninguém prestou atenção. Daqui em diante, tudo vai piorar? Um estudo por Rainer Hehl.
 
16. EXPRESSO VELOZ
Quando os carros vão sair das ruas? O designer carioca Guto Índio da Costa propõe um sistema de transporte que pode revolucionar as cidades com problemas de trânsito: o TEX, trem veloz suspenso que ocupa pouco espaço nas vias de circulação.
 
17. WEBMUNDO / GEOWEB
Por que o micro vira macro e o macro vira micro? O planeta se transforma em uma grande rede tridimensional de troca, com bilhões de conexões de dados. A cada 24 horas, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na internet. A cada 60 segundos são disponibilizados 20 horas de vídeo no Youtube.  A cada segundo, um blog é criado. 
 
18. UMA DÚZIA DE DÚVIDAS
Como a ficção científica tem retratado o “ser humano”? Por que a figura humana se torna secundária nos blockbusters? De Matrix a Avatar, os novos “seres” inventados assumem aspectos românticos, sonhadores e utópicos antes relacionados ao “extinto” homo sapiens. 
 
19. BIOMIMÉTICA: QUE REVOLUÇÃO É ESSA?
Surge uma ciência que evita dominar a natureza, para aprender lições com o mundo natural. A cientista Janine Benyus, criadora do site explica a importância de observar os processos da natureza no desenvolvimento de novos materiais.  
 
20. CYBER SAPIENS
Como seremos em 2030, 2090, 2110 ou 2230? O antropólogo francês Stéphane Malysse, professor da USP, aponta previsões do corpo humano em futuros remotos: transplante de rosto, o desaparecimento dos louros, tatuagem eletrônica, concursos de beleza para pessoas com cem anos e difusão da androginia. 

Fonte: PR Com

Publicação: 27 de julho de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Inspiramais
Saiba tudo que vai acontecer no Inspiramais

A segunda edição do Inspiramais – Salão de Design e Inovação das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos...

Fechar