Instituto Sergio Motta fecha programação da Área Design, Foto e Vídeo da Campus Party 2011

Instituto Sergio Motta fecha programação da Área Design, Foto e Vídeo da Campus Party 2011

O Instituto Sergio Motta (ISM) acaba de fechar a programação da Área de Design, Foto e Vídeo da Campus Party 2011. É a primeira vez que o Instituto assume a curadoria da área, que está inserida na Zona de Criatividade do evento. A programação prevê a cobertura de todo o evento, a partir da Documentação Colaborativa organizada pela Cia. de Foto , que vai mobilizar os 6.500 campuseiros para produzirem registros em foto e vídeo dos sete dias da Campus Party. A Área também vai apresentar oficinas e palestras com conteúdos exclusivos de design, foto e vídeo, em nível intermediário e avançado, e o Concurso IWW (Internet World Worst) – concurso do pior da Internet. Nessa segunda edição, o Concurso tem como tema “O que é o pior 2.0?”.

As responsáveis pela curadoria, Renata Motta, diretora do Instituto, e Giselle Beiguelman, diretora artística, vão investir no uso criativo e colaborativo dos meios e dispositivos tecnológicos, buscando, assim, ampliar a utilização das ferramentas de criação digital. “Cada vez mais temos visto pessoas produzindo vídeos, fotografias e design usando as novas tecnologias. O uso de câmeras em celulares, softwares de edição e ferramentas de desenho se popularizou e está ao alcance de todos, amadores e profissionais. Por isso, quisemos aprofundar essa discussão, trazendo principalmente um olhar para o futuro”, analisa Giselle Beiguelman. A ideia é, portanto, interagir com o público do evento, gerando conhecimento aplicado e não apenas teórico.

Antes mesmo do início da Campus Party, no dia 17 de janeiro, os campuseiros já podem interagir e participar de discussões sobre design, fotos e vídeo. Para isso, o Instituto disponibilizou um blog com conteúdo exclusivo dedicado ao evento, um grupo no Facebook, um álbum CP Brasil 2011 no Flickr que já está sendo atualizado com imagens e, em breve, vídeos na playlist CP Brasil 2011 no You Tube com material referente à Campus Party.

Para a Documentação Colaborativa, com a Cia. de Foto, já estão abertas inscrições que recrutarão seis voluntários. Os candidatos precisam ser estudantes com mais de 18 anos e ter tempo integral disponível nos dias do evento. As inscrições para a Campus Party já estão encerradas, os campuseiros escolhem nos dias do evento as oficinas e áreas que mais lhes interessam.

Segue a programação abaixo das oficinas:

Mesa Redonda: Labs e centros de fomento à cultura digital dia 18.01 | das 14:00 às 15:00 horas com Daniela Bousso (SP), Felipe Fonseca (SP) e Guilherme Kujawski (SP)

Mesa Redonda: Destemplatizar é preciso dia 21.01 | das 20:00 às 21:00 horas com Rodrigo Teco (SP) e Carla M. de Bona (SP)

Mesa Redonda: Redes Culturais dia 19.01 | das 11:30 às 12:30 horas com Bia Granja (SP), Rodrigo Savazoni (SP) e mediação de Renata Motta (SP)

Palestra: Social Interface Design Data e horário a confirmar com Edu Agni (SP) Saiba tudo aquilo que vai além da usabilidade dentro do design de interfaces, e que possibilita, de fato, a interação entre pessoas nos ambientes virtuais.

Palestra: Consumidores designers dia 19.01 | das 10:00 às 11:00 horas com João Ciaco (SP) e Raphael Vasconcellos (SP)

Palestra: Uso do GPS para fazer música dia 18.01 | das 20:00 às 21:00 horas com Ricardo Cutz (RJ) Converter informações de GPS em MIDI criando performances, vídeos e até um demo de ‘pervasive game’ jogando futebol em uma área pública e usando o GPS para criar uma trilha sonora ao vivo.

Oficina: Crie seu tipo dia 20.01 | das 10:00 às 12:30 horas com Sandro Roberto Fetter (RS) Uma introdução ao processo da criação de fontes digitais personalizadas. Serão apresentadas: diferentes formas de desenhar os caracteres que constituem uma fonte tipográfica digital, o processo construtivo de uma fonte baseada na escrita pessoal e as tecnologias e softwares envolvidos no processo.

Oficina: Desbravando Fireworks, CSS3 e HTML5 dia 21.01 | das 14:00 às 16:00 horas com Fabiano Meneghetti Iremos criar um site de única página utilizando os principais recursos do Adobe Fireworks e então desenvolver o html deste site explorando os novos conceitos de CSS3 e Html5.

Oficina: Desconstrução de templates dia 22.01 | das 14:00 às 16:00 horas com Carla M. de Bona Se considerarmos a internet uma cidade, os lay-outs dos sites seriam as fachadas de prédios. Templates padrão são usados por milhares, mas será que o conteúdo do seu blog não merece algo mais destacado, singular e original? Esta oficina mostra na prática como desconstruir templates e skins para ter finalmente um site que é a sua cara.

Oficina: CSS3: Seu desenho vai virar código, e agora? dia 21.01 | das 09:30 às 11:30 horas com Edu Agni (SP) Que dificuldades surgem na hora de transformar o seu layout em uma página da web? O que um designer precisa saber de CSS antes de iniciar o projeto de um layout? Quais os novos recursos que o CSS3 oferece e os ganhos visuais na hora de projetar layouts para essa linguagem?

Oficina: Gambiologia – geek toy art dia 18.01 | das 15:30 às 18:30 horas com Fred Paulino (BH) e Lucas Mafra (BH) Tecnologia não é bits e bites. Convidamos os campuseiros a des/cons/truir hardware e outros objetos, dando um upgrade visual com LED’s, adesivos e outras interferências. A criação de artefatos gambiológicos reflete a espontaneidade do cotidiano das metrópoles e propõe uma reflexão sobre a perecibilidade, deteorabilidade e reinvenção da tecnologia.

Oficina: Faça sua emissora de TV a partir de um vídeo cassete dia 20.01 | 14:00 às 17:00 horas com Daniel Varga aka VJ Varga (SP) A oficina tem como objetivo demonstrar o que é necessário para criar uma emissora de tv e como você pode cria-la a partir de um video cassete.

Oficina: Videomapping dia 19.01 | das 14:00 às 17:00 horas com Paloma Oliveira (SP) Oficina de desenvolvimento de vídeo-mapeamento onde serão abordadas e experimentadas linguagens, materiais e softwares para a prática desta técnica que pinta superfícies com luz.

Publicação: 16 de dezembro de 2010

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2010-12-16_153531
Coleção da Miu Miu ganha destaque na mídia

Com ar bucólico e aplicação de flores, esse é o vestido que marcou as capas de revistas de moda em...

Fechar