Kanamara Matsuri – Festival de Fertilidade e Sexualidade

Kanamara Matsuri   Festival de Fertilidade e SexualidadeFestival Kanamara Matsuri/ Imagem do Flickr de Ignacio Izquierdo

É possível pensar em um grande festival de sexo explícito sem pensar em sacanagem?

Kawasaki, uma cidade japonesa na província de Kanagawa, realiza um tradicional festival cujo tema principal é a exibição de órgãos sexuais masculinos e femininos.

O Kanamara Matsuri  é um evento que acontece em todo primeiro domingo do mês de abril há mais de 40 anos. Ele reúne milhares de pessoas para celebrar a fertilidade e relembrar mitos e lendas relacionados à sexualidade.

A festa é um verdadeiro desfile fálico! Há exibição de enormes representações de pênis e de vaginas. O ponto máximo é a procissão em torno de um pênis gigante, esculpido em madeira. De acordo com a lenda, a mulher que tocá-lo será sempre fértil e nunca terá problemas para engravidar ou durante a gravidez.

Atualmente, o festival é considerado também uma manifestação de espiritualidade, que visa a proteger o casamento de problemas e a pedir filhos saudáveis. Entretanto, isso não impede os mais criativos de esculpirem genitálias em doces, legumes, madeira, etc.

Kanamara Matsuri   Festival de Fertilidade e Sexualidade
Festival Kanamara Matsuri/ Imagem do Flickr de Ignacio Izquierdo

Histórias, mitos, lendas e questões a cerca da sexualidade acompanham a existência humana. Do Monte Olimpo – morada dos dozes deuses gregos da mitologia grega – aos divãs de psicanálise, a sexualidade sempre foi um tema recorrente.

Pênis e vagina são pintados, esculpidos e falados de toda a maneira – e também pensados,  até pelos mais pudicos. Das pinturas rupestres aos desenhos nos banheiros contemporâneos, vemos manifestações fálicas e de castração. Os mitos do grande pênis como símbolo fálico e da vagina dentada como símbolo de castração e temeridade são sempre reeditados.

Em sua primeira fase de estudos, o fundador da psicanálise Sigmund Freud desafiou a rígida moral do início do século XX.  Na época, tratava-se a criança como um ser assexuado. Com a publicação de seu trabalho, no entanto, o psicanalista tratou de questões como as aberrações sexuais, a sexualidade infantil e as transformações da puberdade.

Esses assuntos começaram a ser explorados em 1905, com a publicação da obra “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade – uma reflexão sobre a sexualidade humana do ponto de vista normal e patológico”. A partir disso, construiu-se uma clínica e uma práxis ainda atual.

Posteriormente, em sua fase mais madura, ele reviu seus conceitos e elaborou melhor seu entendimento das questões psicosexuais e inconscientes em nosso mundo simbólico e imaginário.

No entanto, muitas ideias são atribuídas a Freud, sem que ele tenha propriamente escrito a respeito. O mito da vagina dentada é um exemplo do que ele não escreveu. Apesar de se tratar de uma representação simbólica do medo da castração, o qual Freud, de fato, descreveu em suas obras.

Esse mito é contado de diversas formas, a exemplo da história de um peixe dentado dentro de uma vagina, pronto para devorar o pênis que ousar desvirginar a moça. Há também histórias folclóricas contadas pelos monges de Kanagawa durante ofestival de Kanamara Matsuri.

Segundo a lenda, é um demônio com dentes afiados que teria se escondido dentro da vagina de uma jovem e castrado dois homens durante a noite de núpcias.  Para desafiar tal demônio e quebrar-lhes os dentes, foi construído um pênis de aço e, desta forma, a virgindade da moça não poderia ser evitada.

O fato é que muita gente que não tem idade de ser fértil, ou tampouco está preocupada com o assunto, também se diverte tocando e saboreando seus objetos fálicos de todos os tamanhos, porque é totalmente liberado nesta festa. Este é, sem dúvida, o maior festival de sexo explícito.


Kanamara Matsuri   Festival de Fertilidade e Sexualidade

Festival Kanamara Matsuri/ Imagem do Flickr de Ignacio Izquierdo

Kanamara Matsuri   Festival de Fertilidade e Sexualidade
Festival Kanamara Matsuri /Imagem do site Ap Fertilidade

Veja o vídeo da edição de 2010 do Kanamara Matsuri:

Publicação: 16 de abril de 2010

AUTOR

Psicanalista e economista, com pós-graduação em Administração pela USP e Marketing pela ESPM. Tem MBA em Gestão Internacional pela Thunderbird School of Global Management‚ Arizona‚ USA e formação nas áreas de Psicologia e Filosofia.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
jelly-bracelets
As pulseiras do sexo – Por Contardo Calligaris

Imagem via blog do  Augusto Paz No jogo das pulseiras, existe a fantasia de tornar erótico o trivial do cotidiano...

Fechar