Saiba as novidades da novela Ti-ti-ti

Saiba as novidades da novela Ti ti ti
Jacques Leclair e Ariclenes são rivais na novela Ti-ti-ti. Foto: Globo

Há muitos anos, Ti-ti-ti foi uma das melhores novelas já apresentadas pela Rede Globo. Na verdade, tudo não passava de uma piada gostosa, completamente impregnada do mais ferino preconceito contra a moda, tendências, costureiros, estilistas. O remake da obra de Cassiano Gabus Mendes tem estreia marcada para julho e promete recolocar o mundo da moda em foco de segunda a sábado, às 19h.

Trama

Trapalhão e fracassado, Ariclenes, tem muita inveja de Jaques Leclair, estilista de sucesso. De repente, Ariclenes ajuda Cecília, uma doce velhinha desmemoriada e biruta, internada em um sanatório (na versão original, foi uma grande interpretação de Nathalia Timberg). A seu pedido e para agradar-lhe, Ariclenes leva para ela bonecas, tecidos, agulhas, linhas… e recebe de volta as bonecas vestidas em modelos de alta costura, modelos maravilhosos, que ele trata de reproduzir, como se fossem de sua autoria, tendo um imediato e grande sucesso como estilista. Abre uma maison e vê seus vestidos disputados pelas mais importantes socialites. Era uma delícia de se assistir, embora devesse enfurecer os mais sensíveis costureiros – já que naquele tempo não havia estilistas.

Figurino e caracterização


 Em Ti-ti-ti, o figurino estará, mais do que nunca, em destaque. Além de conceituar os personagens, ele também terá a função de estar no centro da trama, de ser assunto entre os personagens. As roupas serão comentadas, criticadas e elogiadas por eles.
 
O desafio de criar um figurino com tanto destaque não poderia estar em melhores mãos. Com 37 anos de trabalho na Rede Globo, Marília Carneiro é responsável por vários sucessos como as meias de lurex que a personagem de Sônia Braga usava em Dancing Days.
 
Como Ti-ti-ti será a primeira novela gravada e exibida em alta definição, o supervisor de caracterização Sérgio Azevedo precisou redobrar a atenção com o processo de maquiagem. “Estamos usando apenas bases e maquiagem específicas para HDTV”, conta.
 
Uma das grandes transformações feitas por Serginho foi a de Caio Castro, que interpreta Edgar. Caio precisava de um visual que lhe tirasse o ar adolescente, tão marcante por seu personagem em Malhação. A primeira decisão foi dar adeus aos cachos. Depois, decidiu deixá-lo com a barba cerrada. Com a ajuda de um figurino mais sóbrio, o ator ganhou um visual mais maduro.
 
A atriz Ísis Valverde, que viverá a doce Marcela, ganhou implantes para alongar os cabelos, que serão usados bem naturais, sem escova ou preparação mais demorada. Na maquiagem, apenas base, rímel e protetor labial para deixá-la romântica como a personagem pede.
 
O visual de Jacques Leclair, por outro lado, não poderia ser mais extravagante. O ator deixou o cabelo crescer e assumiu os fios grisalhos. Seu figurino é excêntrico, com muita cor, babados e acessórios como lenços amarrados no pescoço e anéis. “É um figurino muito divertido, que me inspira a criar a personalidade do Jacques de um jeito que combine com tudo isso”, elogia Alexandre.
 
Já o espanhol Victor Valentim, interpretado pelo ator Murilo Benicio, tem como palavra de ordem a ousadia. “Ele é mais clean, moderno, mais abusado. A minha referência é o estilista John Galliano”, diverte-se Marília.
 
Jaqueline (Claudia Raia) é a que tem o estilo mais extravagante. Sua personalidade é bem excêntrica, assim como sua história de vida. Isso se reflete em seu figurino, que não é nem um pouquinho óbvio. “Ela só veste o que ela gosta e acredita. Ela coloca um casaco de mink roxo com uma cruz de roqueira, meio heavy metal, com uma bota de brechó, que você olha e pensa: Será que isso vai dar certo? E fica incrível!”, conta Claudia Raia. Como o figurino é cheio de informações, Sérgio Azevedo criou uma maquiagem neutra para Jaqueline, apostando nos tons terrosos.
 
Luisa, assim como sua intérprete Guilhermina Guinle, é fashionista. Marília Carneiro reservou o militarismo como referência para criar o figurino da dona da agência de modelos. O cabelo também merece atenção. Bem curto, ele foi raspado nas laterais, que são encobertas por uma franja longa. Mas, quando ela prende o cabelo em cima, voilà: o que se vê é um moicano chique e moderno.

 
Suzana (Malu Mader) tem um estilo descrito por Marília como “aparentemente simples, mas que é super sofisticado”. Uma de suas inspirações é a elegância discreta da editora da revista Vogue Carine Roitfeld. “Suzana vai vestir azul-marinho com preto, uma combinação que sempre foi tabu na moda. Vamos usar jogo de luz feito com paetês e tecidos como veludo molhado, para dar relevo ao figurino”, explica a figurinista. Os cabelos da atriz também estão mais claros e ganharam luzes californianas.
 
Para quem é ligado no mundo da moda, vale a pena ficar de olho na consultora de moda Stela, personagem de Mila Moreira. Ela tem muito estilo e elegância, com toques de ousadia. “A Mila já foi top model e é uma das mulheres mais elegantes do Brasil, na minha opinião. Tudo fica bem nela e vou explorar isso”, conta Marília.
 
O visual das patricinhas de Bervely Hills foi a inspiração usada para criar o figurino de Camila, personagem de Maria Helena Chira. “Ela é a típica Elle Woods. Tudo é bem rosinha, lilás e em cores suaves. Seu esmalte é rosa perolado”, define. A personagem de Christiane Torloni também merece destaque. Ela é chique, clássica, discreta. “A Rebeca é o contraponto de um figurino cheio de detalhes e influências. Ela é a calmaria, tem um toque de Jaqueline Onassis. Elegantérrima e sóbria”, conclui a figurinista.

Saiba as novidades da novela Ti ti tiSaiba as novidades da novela Ti ti ti
Alexandre Borges e Murílio Benício. Fotos: Globo
 
Saiba as novidades da novela Ti ti ti Saiba as novidades da novela Ti ti ti
Ísis Valverde e Fernanda Souza. Fotos: Globo

 Saiba as novidades da novela Ti ti ti Saiba as novidades da novela Ti ti ti
Claudia Raia e Christiane Torloni: personagens extravagante X minimalista. Fotos: Globo

Trilha Sonora
 
O tema de abertura da novela será mantido, porém “Ti-ti-ti (Galinhagem)” ganha uma versão mais lenta e cadenciada na voz de Rita Lee, autora da composição. Uma das maiores curiosidades da trilha sonora da trama é que vários nomes da música brasileira interpretarão temas internacionais. Entre eles estão: Caetano Veloso, Alcione, Pery Ribeiro, Alessandra Maestrini e Pato Fu.
 
Além de Rita Lee, na trilha sonora estão Biquini Cavadão (“Agora é Moda”), Maria Bethânia (“O que eu não conheço”), Titãs (“Go Back”), Maria Gadu (“Rapte-me Camaleoa”), Zélia Duncan (“Decadance Avec Elegance”) e Ivete Sangalo e Marcelo Camelo em um dueto para a música “Teus Olhos”, Diana Krall (“Cry me a River”), Alejandro Sanz (“Desde Cuando”) e John Mayer (“Heartbreak Warfare”).

Veja o vídeo da abertura da novela original

Leia também: Veja a transformação de Mônica Martelli feita pelo hairstylist Marcos Proença

* Com informações da assessoria de imprensa da Rede Globo e do jornalista Raphael Scire
* Com colaboração de Edgard e Ignes Pitta

Publicação: 15 de julho de 2010

AUTOR

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Chifre é moda

Sò no decor, gente!!! baci do: la maison fou, tudorks, CSN lighting

Fechar