Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina

Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina

Pitti Immagine é uma enorme plataforma de eventos de moda da indústria italiana que incluem feiras do mercado infantil, feminino, masculino, tricô, fragrâncias, entre outros.

A Pitti Immagine Uomo é a feira de negócios do grupo Pitti Immagine líder em estilo de vida e moda masculina, que está em sua 86 edição e vem se consolidando como a mais importante do mundo para roupas e acessórios masculinos. Esta edição aconteceu entre os dias 17-20 de junho de 2014, na Fortezza da Basso, em Florença, cidade italiana que é berço de nomes como Salvatore Ferragamo, Gucci, Emilio Pucci, Ermanno Scervino.

O evento acontece duas vezes por ano e teve sua primeira edição realizada em Florença em Setembro de 1972, tendo como principal objetivo promover a moda italiana. Com o passar dos anos a feira alcançou importância internacional e se consolidou como a principal feira de moda masculina.

Atualmente com cerca de 1060 expositores de todo o mundo e as maiores marcas do mercado, bem como os principais compradores de todos os hemisférios, a feira dita tendências e é um grande termômetro da moda masculina. Durante o evento acontece ainda um verdadeiro desfile de homens super estilosos, com looks elaborados que demonstram tendências e apontam os principais hits das próximas estações, chamando atenção pela elegância. Eles não são modelos, são participantes da feira, que estão lá como expositores, fotógrafos, imprensa etc, mas capricham tanto no estilo que viraram uma das grandes atrações da Pitti Uomo.

Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina

O Neo-dandismo é uma das principais características dos looks desfilados no evento. Veja mais fotos do estilo dos homens na Putti Uomo 86 em: Confira as tendências de um dos mais importantes eventos da Moda Masculina

Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina

O Evento

Esta edição da Pitti Immagine Uomo coincidiu com o  programa de eventos especiais que celebra o 60 º aniversário do Centro di Firenze per la Moda Italiana. O evento teve em sua abertura oficial o primeiro-ministro Matteo Renzi (a primeira vez que um chefe do Governo italiano participou do evento) e contou com o apoio do ICE Económico e Agenzia Ministero dello Sviluppo.

A cooperação entre o Centro, Pitti Immagine, o ministério e ICE produziu um rico calendário de eventos que envolveu toda a cidade, e deu Florença a oportunidade para saudar os jornalistas e compradores de forma inesquecível.

Já na abertura, um jantar de gala com concerto de Andrea Bocelli, com 70 peças Cameristi del Maggio Musicale Fiorentino e soprano Patrizia Orciani, dirigido por Eugene Kohn, um dos mais famosos maestros de orquestra que tem acompanhado tanto o Sr. Bocellie Placido Domingo em várias turnês mundiais.

Entre os diversos eventos destacamos a visita ao Antico Setificio Fiorentino, que desde 1786 produz tecidos em seda de altíssima qualidade com teares originais, incluindo uma máquina desenha por Leonardo da Vince, ainda em funcionamento. A Maison Emilio Pucci também recebeu convidados no Palazzo Pucci para comemorar a instalação de arte “Monumental Pucci”, realizada pela Pitti Immagine em comemoração ao 60º aniversário da Firenze Hometown of Fashion. Coquetel no  Museo Salvatore Ferragamo para celebrar a exposição “Equilibrium”, com a presença de membros da Família Ferragamo e também coquetel no  Gucci Museo, além de lançamentos e festas por toda cidade incluindo desfile de lançamento da Coleção Z Zegna Spring Summer 2015.

Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina

 Veja fotos do evento em Emilio Pucci celebra a “Monumental Pucci” vestindo o Batistério em Firenze – Piti Immagine

Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina

Durante a Pitti Immagine Uomo, muitas marcas fazem seus lançamentos para a próxima estação. Na foto acima desfile de lançamento da Coleção Z Zegna Spring / Summer 2015

Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina
A feira é uma oportunidade para um mergulho no luxo e na excelência da moda italiana

Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina

Denise Pitta, editora do Fashion Bubbles, ao lado do estilista Peter Dunda e da renomada editora Suzy Menkes

Pitti Immagine Uomo 86 em números

A grandiosidade dos números da última edição da Pitti Uomo 86 monstra todo o potencial e crescimento da feira que se consolidou como o mais importante evento da moda masculina, demonstrando a qualidade – tanto dos vendedores e de suas ofertas para a nova temporada, quanto dos compradores.

Confira alguns números da feira divulgados no site da Pitti Immagine:

“Os números finais mostraram um aumento de 5% no número de compradores, resultando em um total de 19.000. Estes são os melhores resultados com relação a edições recentes de verão, devido ao aumento constante do número de compradores estrangeiros (o número de lojas representado subiu 2%, a partir de um número cada vez maior de países dos cinco continentes, com participação superior a 7.700 compradores). E, finalmente, estamos vendo uma recuperação tranquilizador no mercado interno, com um aumento de 8% no número de compradores italianos. Ao todo, mais de 30.000 visitantes foram registrados na Pitti Uomo e Pitti W, durante os quatro dias do feiras.

“Mais uma vez”, diz Raffaello Napoleone, CEO da Pitti Immagine, “top compradores de todo o mundo estão reconhecendo as características especiais do Pitti Immagine Uomo. Nós oferecemos uma grande variedade, qualidade, internacionalidade, uma oferta completa e bem segmentado (1.165 coleções foram apresentadas na Pitti Uomo e Pitti W “- outro recorde). A feira apresenta todo o espectro de elegância e moda para homens, aumenta Made in Italy e ajuda a promover os talentos e marcas mais novas e criativas “.

O ranking dos vinte maiores mercados internacionais tem a Alemanha (800 compradores) na liderança, superando o Japão (799 compradores) por um fio de cabelo, seguida pela Espanha (582), Grã-Bretanha (542) China (449), Turquia (441), França (402), Holanda (383), Estados Unidos (294), Coreia do Sul (284), Suíça (271) Bélgica (264), Rússia (221), Áustria (175), Portugal (145), Grécia (120 ), Suécia (108), Dinamarca (99), Hong Kong (98), e na Noruega (90). Ao lado deles são os mercados emergentes ou de nicho do Sudeste da Ásia, do Oriente Médio, as repúblicas da Ásia Central, Leste e Norte da Europa, Índia, África do Sul e outras nações africanas, Brasil, Austrália, Canadá, México e outros.

Imprensa atendimento também aumentou (mais de seiscentos jornalistas estrangeiros de quarenta países e mais de mil jornalistas italianos), graças ao apelo internacional da feira, bem como o programa de hospitalidade especial patrocinado pelo Ministero dello Sviluppo Economico e Agenzia ICE. ” (Fonte: Pitti Immagine)

O Fashion Bubbles, em nome de Denise Pitta, editora do site, foi convidada pelo ICE – Departamento para a Promoção e Internacionalização das Empresas Italianas da Embaixada da Itália – com apoio da Pitti Uomo.

Entenda o que é a Pitti Immagine Uomo e sua importância na Moda Masculina
Denise Pitta com Stefano Ricci, presidente do Centro di Firenze per la Moda Italiana

Publicação: 24 de junho de 2014

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Moda para homens – Looks masculinos com bota para o Inverno

Existe um certo charme nos looks masculinos com botas – pode ser o ar roqueiro e rebelde dos coturnos ou...

Fechar