O lugar do Plus Size na indústria da moda

O lugar do Plus Size na indústria da moda

Não existe um lugar no mundo onde todas as mulheres tenham corpo de modelo, o cobiçado manequim 36. Talvez seja por isso que hoje o público sente uma necessidade de ver a moda mais humanizada, mais de acordo com a realidade das mulheres que estão acima do peso.

Nós já vimos que Plus Size é tendência nas grandes agências de modelos. Agora o editor de uma grande revista de moda nos Estados Unidos chama a atenção para a carência desse mercado.

Joe Zee, diretor criativo da Elle americana, comanda o reality show chamado All on the Line, no canal Sundance Channel. No programa, Joe dá conselhos de business e design e business para estilistas que estão perdidos na indústria e não conseguem se dar bem.

Num episódio recente Joe Zee foi ao resgate da estilista Kara Janx, que ficou conhecida pela sua participação na segunda temporada do reality Project Runway. A ideia de Joe para Kara chamar a atenção e ganhar credibilidade era fazer a estilista desenvolver uma coleção para a “mulher comum”. Joe sugeriu que Kara mostrasse seus conceitos de moda numa modelo tamanho plus size, ao invés do manequim padrão – 36, 38. Foi difícil, mas o diretor criativo conseguiu convencer a estilista.

“A lição para mim, novamente, é quão frequentemente (e facilmente) a moda tende a excluir as mulheres que não se encaixam em seus ideais rarefeitos. Sim, eu sei: sou o editor de uma revista. Sendo assim, carrego um pouco da responsabilidade. É fácil para designers, editores e agências de modelo brincarem do jogo da culpa aqui. Da perspectiva de um editor, as peças que nós fotografamos das novas coleções de cada estação são normalmente produzidas em apenas um tamanho padrão de modelo, deixando nossos funcionários em um dilema: Nós exibimos looks que acabaram de sair das passarelas no manequim 36 das modelos, ou mostramos roupas que já estão nas lojas – aquelas disponíveis em múltiplos tamanhos – em modelos mais cheinhas? Isso pode ser uma decisão difícil. Nossa missão é sempre mostrar aos leitores o mais novo e o mais recente, mas ao mesmo tempo, nós também queremos representar todas as mulheres. Outra coisa que eu ouço constantemente de mulheres do país inteiro é que alguns estilistas não fazem nenhum tamanho acima de 44, apesar do fato da média da mulher americana ser 46. Enquanto isso, roupas que são feitas em tamanhos maiores muitas vezes não são super estilosas”, disse o diretor criativo em artigo publicado no site da Elle.

O próprio Joe Zee reconhece que não poder mudar a indústria da noite para o dia, mas lembra que pode tentar fazer algum progresso na nossa própria compreensão. Então ele convocou os estilistas do programa All on the Line para customizar looks no tamanho 46. A modelo que protagonizou esse editorial foi Tara Lynn, übermodel do universo plus size.

Veja abaixo algumas das fotos. Para ler a matéria completa e ver mais fotos do editorial, clique aqui.

O lugar do Plus Size na indústria da moda O lugar do Plus Size na indústria da moda

O lugar do Plus Size na indústria da moda O lugar do Plus Size na indústria da moda

“Et voilà, art meets commerce!”Joe Zee

Assista um trecho do programa All on the Line. Joe Zee tenta convencer Kara Janx a fazer roupas para “toda mulher”.

Veja abaixo algumas das fotos. Para ler a matéria completa e ver mais fotos do editorial, clique aqui.

Por Samantha Mahawasala

Publicação: 27 de maio de 2011

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
126567_173786_lb_boy_ss12_006_399x600-299x450
Grupo Sacada/Oh Boy! /Addict encerra em grande estilo o Fashion Business

O Grupo que detém as marcas da Sacada, Oh Boy! e Addict encerrou com seus três desfiles no Jockey Club,...

Fechar