O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes – Olimpíadas Rio 2016

Em ano de Olimpíadas, não tem como evitar: todos os olhares e todas as conversas se voltam para os esportes. Para a moda, o timing não poderia ser mais perfeito: com o Sports Luxe apontado pelo WGSN como uma das principais microtendências atuais, o chamado athleisure (uma mistura entre casual e esportivo) transformou a roupa de academia em desejo de consumo.

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016

Vogue US, agosto de 2016 –  Jogos Olímpicos na moda

Com esses estímulos, o mercado de vestuário fitness mundial já está avaliado em mais de U$149.6 bilhões, com perspectiva de crescimento de 23%, chegando em U$ 184.6 bilhões até 2020, de acordo com a pesquisa revelada pela Allied Market Reserch. São números bastante impressionantes que, quando combinados com a informação de que mais de 80 milhões de brasileiros afirmam estar engajados em um ou mais esportes, transformam essa edição dos Jogos Olímpicos em um prato cheio para a indústria da moda.

Seja no marketing, na criação, no jornalismo ou na fotografia, as Olimpíadas exercem uma influência da qual é difícil escapar. E com tantos fatores positivos para o setor, os jogos Rio 2016 vieram para fortalecer ainda mais o elo entre a moda e o esporte. Abaixo, destacamos uma lista com os fatos mais marcantes que rolaram até agora. Vai encantar até mesmo quem não gosta tanto assim de esportes:

#girlpower: o atletismo feminino em destaque

Em um editorial para a Harper’s Bazaar UK, o fotógrafo Harry Cory Wright capturou a leveza meticulosa dos movimentos de 10 das maiores atletas da Grã Bretanha. As fotos ganham ainda mais emoção quando acompanhadas pelos relatos das conquistas esportivas de cada uma delas.

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016Olivia Federici & Katie Clark, do nado sincronizado

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016Helen Glover, do Remo

Já a edição de agosto da Vogue UK trouxe uma entrevista especial com Nicola Adams, a primeira mulher da história a ganhar uma medalha de ouro olímpica no boxe feminino. A categoria foi incluída pela primeira vez nos jogos de 2012, em Londres.

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016 O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016
Nicol Adams para Vogue UK –  Jogos Olímpicos na moda

A Teen Vogue de agosto trouxe na capa Simone Biles e Gabby Douglas, duas super estrelas da ginástica artística.

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016

Com apenas 19 anos, Simone Biles faturou 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016, sua primeira Olimpíada. Condecorada em todas as competições que já participou, ela é atualmente a mulher com mais ouros na história da ginástica feminina.

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016Simone Biles: 4 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016

Gabby Douglas foi a primeira ginasta negra a faturar medalha de ouro em uma Olimpíada, além de suas diversas condecorações junto à seleção Norte Americana de Ginástica.

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016

Gabby Douglas, a primeira ginasta negra a faturar medalha de ouro em uma Olimpíada

A tecnologia têxtil dos uniformes coreanos

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016

Inspirados pelo hanbok, uma vestimenta tradicional do país, os uniformes da Coréia do Sul cobrem os atletas do pescoço aos pés. Além da estética, há, também, uma grande preocupação com a saúde da delegação: todas as peças foram confeccionadas com tecidos que possuem repelente em suas fibras. A ideia é reduzir ao máximo as chances de exposição ao zika vírus.

Como o Comitê Olímpico possui regras bastante severas em relação aos uniformes para competição, as roupas anti-mosquito só poderão ser utilizadas nas cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas. Durante os jogos, os atletas são instruídos a usar spray repelente no corpo.

Já aqui no Brasil a Santista Jeanswear lançou, no começo desse ano, uma linha chamada Denim Repeller, um jeans com acabamento à base de permetrina, um composto repelente de insetos.

Os uniformes do Canadá, assinados pela Dsquared2

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016

Assinados pela dupla Dan e Dean Caten, os uniformes da delegação canadense são talvez os mais interessantes dessa edição: com pegada streetwear e uma dose leve de alfaiataria, eles são um exemplo perfeito da tendência athleisure. Dá vontade de sair usando!

Lado a lado: atletas e modelos dividem espaço nas páginas da Vogue

Esportes e moda estão mais interligados do que nunca, e isso fica evidente nos editoriais das principais revistas do mundo. Nossos preferidos são da Vogue US e Vogue Brasil:

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016Gigi Haddid e Ashton Eaton para Vogue US –  Jogos Olímpicos na moda

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016Cameron Russell e os nadadores Nathan Adrian & Matt Grevers

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016

Carol Ribeiro e as atletas Rayssa Costa, Amanda Simeão e Bia Bulcão, para Vogue Brasil

E claro que não dá para falar dessas Olimpíadas sem citar o desfile icônico de Gisele Bundchen! O vestido de paetês dourado, assinado por Alexandre Herchcovitch, entrou para a história dos Jogos Olímpicos, junto com a apresentação impecável da über model brasileira.

Com tantos momentos inesquecíveis, não dá para negar que as Olimpíadas Rio 2016 ficarão marcados por muito tempo no mundo da moda. Agora ficamos na torcida para que a tendência Sports Luxe siga com força no verão, prolongando por mais um tempinho o nosso espírito olímpico.

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016

 

Por Francieli Hess

(Francieli é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como Coordenadora de Estilo em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: instagram.com/fvhess)

O reflexo dos Jogos Olímpicos na moda: veja os fatos mais marcantes   Olimpíadas Rio 2016

  Gostou? Já conhece nosso Instagram? Passa lá e segue a gente: @fashionbubblesoficial

Salvar

Publicação: 17 de agosto de 2016

AUTOR

Francieli é formada em Design de Moda pela UDESC e já estudou Cultura e Progettazione della Moda em Florença. Trabalha como estilista freelancer em Florianópolis e é apaixonada por criação, história, branding e comunicação. Instagram: @fvhess

COMENTÁRIOS

DESCONTOS & BENEFÍCIOS

Leia o post anterior:
Shorts do Verão 2017 - Looks e tendências
Shorts do Verão 2017 – Confira looks, dicas para customizar e tendêcias mais bombadas

Os shorts estão entre as peças mais queridas do verão brasileiro. Saiba quais são os modelos e tendências mais importantes...

Fechar