Salto alto – Use com parcimônia

Salto alto – Use com parcimônia

O relacionamento entre mulheres e salto alto já vem de longa data. Algumas usam todos os dias, outras apenas de fim de semana, mas é quase impossível encontrar uma que não tenha pelo menos um salto alto no armário.

As pernas ficam mais elegantes, o bumbum mais empinado e a feminilidade vai às alturas quando as mulheres resolvem subir no salto. Entretanto, o uso abusivo pode ter um preço e quem paga essa conta é a saúde.

Ortopedistas alertam que o uso contínuo do salto alto pode causar encurtamento da musculatura posterior da coxa e também do tendão de Aquiles, o tecido fibroso entre o joelho e o tornozelo responsável pela articulação. A hiperlordose, que é o acentuamento da curva da coluna lombar, também pode acontecer com o abuso de saltos muito altos.

Um erro comum é ficar com salto durante a semana inteira e colocar um chinelo ou rasteirinha aos fins de semana, achando que isso dará um descanso ao corpo. Isso pode ser ainda pior, uma vez que ao descer do salto o tendão, encurtado durante a semana, vai se alongar de maneira abrupta, causando dores nas costas, nos pés e na batata das pernas.

Também é importante ficar atento ao tipo de salto. O salto agulha, por exemplo, exige um esforço maior para manter o equilíbrio, podendo torcer o tornozelo e causando dores nos calcanhares. Isso porque todo o peso do corpo fica concentrado em apenas um lugar – na parte da frente dos pés. Já o Anabela, por exemplo, é um salto que garante um equilíbrio melhor, uma vez que distribui o peso do corpo mais uniformemente.

Calma, não precisa abandonar o salto alto! Apenas adote alguns hábitos saudáveis, como alternar o tamanho e o tipo dos saltos e fazer alongamentos diariamente. Uma boa dica para proteger a lombar é manter as abdominais em dia – isso ajuda a proteger a coluna.

Veja também: Dicas para usar salto alto sem dor.

Salto alto – Use com parcimônia

Salto alto – Use com parcimônia
Veja também: Dicas para usar salto alto sem dor

Fotos: Dicas de Mulher, Baú Cintilante e Nós Mulheres

Veja também:

Salto alto – Use com parcimônia

Black Friday 2014 – Manual para garantir os melhores descontos e fugir de armadilhas

Salto alto – Use com parcimônia

Decoração de Natal – Faça você mesmo com + de 40 ideias fáceis e bonitas


Salto alto – Use com parcimônia
Economize! Seja o primeiro a receber as ofertas da Black Friday. Cadastre produtos que vc deseja e receba os melhores descontos

Publicação: 20 de agosto de 2013

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
Dia Mundial da Fotografia – Viva o digital

Por William Silveira / NPS Brasil comemorando em 19/08 o dia da Fotógrafia Latas de cromo já meio oxidadas com...

Fechar