Sul Fashion Week Inverno 2012 – Veja Balanço Final

Sul Fashion Week Inverno 2012   Veja Balanço Final

Encerrou no último sábado, dia 28 de janeiro, a segunda edição do Sul Fashion Week. Desde sua estreia, a proposta da semana de moda do sul é ser um evento completo, com espaço para negócios, desfiles e uma programação educativa, para atender às necessidades dos diferentes nichos que compõem o setor. Apesar de boa aceitação e receptividade em 2011, é nítida a satisfação do público com a segunda edição. A oportunidade de se relacionar com o crescente mercado da região sul é o que trouxe grandes grifes nacionais como Uma, Iódice, Huis Clos, Doc Dog, Folic, Richards e Maria Garcia. “Esse é o primeiro evento [no estilo feira] que participamos e estamos muito contentes,” afirma Carolina Munhoz, marketing da Doc Dog. “Além de fazermos contato com novos compradores, agendamos visitas com clientes da região sul no showroom do evento, por achar o ambiente adequado. Foi uma boa estratégia para nos aproximar ainda mais do mercado.”

Da mesma maneira, o evento abre possibilidades para marcas que pretendem fortalecer sua imagem e se lançar mais agressivamente no mercado. É o caso da gaúcha Anna Karenina, que além de expor no showroom, fez sua estreia na passarela do Sul Fashion Week. Voltada para a moda feminina, a marca atrai consumidores com perfil diferente do público Doc Dog, mas chamou a atenção dos compradores com a mesma intensidade. “O evento foi muito positivo, sem dúvidas. Recebemos muitas visitas no estande, abrimos novos canais de relacionamento com lojistas diferentes. E ainda participamos dos desfiles, o que garante uma ótima exposição!” exclama Anna Karina Zanol Northfleet, fundadora e estilista da marca.

Sul Fashion Week Inverno 2012   Veja Balanço Final Sul Fashion Week Inverno 2012   Veja Balanço Final

Além do vestuário, a grande presença de marcas de acessórios fortaleceu o salão de negócios, complementando ao mix de produtos oferecidos pelo evento. Jovens designers com criações autorais e reconhecidas grifes do segmento se destacaram no showroom perante compradores que procuram completar suas compras de inverno.

Fora da área business, a plataforma de informação de moda foi outro ponto positivo desta edição. Com lotação máxima em todos os dias, as palestras e oficina foram organizadas para atingir públicos distintos como estudantes, confeccionistas, compradores e outros profissionais da área, sendo ministradas por renomados empresários e educadores. “[Trabalhei com] um grupo forte, com muita experiência profissional, vontade e determinação,” elogia Celaine Refosco, diretora do Orbitato, que ministrou o workshop de Estampria Digital. Isso reforça que o Sul Fashion Week supre a necessidade de informação latente no mercado.

Os desfiles também contaram com uma surpreendente presença de público. Com locação no Museu de Arte de Santa Catarina, a intenção da equipe organizadora no início era fazer apresentações intimistas, com até 300 espectadores. No entanto, o crescente interesse das pessoas de presenciar um desfile onde a moda e arte se complementam fez a organização repensar a estrutura e abrir as portas para o público. Em três noites, mais de 1600 pessoas assistiram às propostas da passarela, variando entre autoridades, acadêmicos, profissionais da área, imprensa especializada e artistas.

Sul Fashion Week Inverno 2012   Veja Balanço Final Sul Fashion Week Inverno 2012   Veja Balanço Final

No line-up, marcas de todo o país dividiram o palco com representantes da moda internacional, um diferencial do Sul Fashion Week. No momento de prosperidade econômica vivido pelo Brasil,  é pertinente o diálogo com as grifes estrangeiras.

“Estamos realizados com o sucesso da nossa segunda edição. O evento cresceu e atingiu as metas que nós, como organização, havíamos estabelecido,” declara Patrícia Lima, diretora da semana de moda e editora-chefe da revista Catarina. “O Sul Fashion Week representa uma enorme evolução e transformação para a indústria da moda catarinense, gaúcha e paranaense. Um movimento inédito para os três estados. Nosso planejamento prevê forte expansão para as próximas edições, nunca voltada para o volume, e sim para a qualidade.”

Sul Fashion Week Inverno 2012   Veja Balanço Final

Marcas participantes

284 Al’Mare Anna Karenina Bertho Bohoá Brix
Bruna Starling Calandra Carmuranah Checklist Doc Dog Dutmy
Ésh Estela Geromini Fabiana Silva Folic Gabriela Faraco Huis Clos
Iriá Iódice Denim Isa Vaz Jorge Ibañez Kamola Rustamova Kevingston
Lez a Lez Lolitta Marcelo Senra MarcusSoon Maria Garcia Nadia Reis
Estúdio Orbitato Orichua Richards Sara Ostos Sly Uma
Zazo & Brull Zezzo +

Ficha técnica

 Direção geral: Patrícia Lima

Direção executiva: Leonardo Walter

Produção: Julie Fernandes

Comunicação: Camila Beaumord

Beleza: Fabiane Arcoverde e equipe

Imagens: Pedro Caetano

Trilhas: Isaac Varzim (exceto Zazo & Brull, Maria Garcia, Estúdio Orbitato e associados à Argentina Fashion Week)

Via Catarina Coletivo Criativo

Publicação: 30 de janeiro de 2012

AUTOR

Denise Pitta é digital Influencer e é editora do Fashion Bubbles. Estilista, formada em Moda e Artes Plásticas, atuou em diversas confecções e teve marca própria de lingeries, a Lility. Começou o blog em 2006 e está entre as primeiras blogueiras brasileiras da moda. Também desenvolve pesquisas sobre História e Identidade Brasileira na Moda e Psicologia Analítica. É apaixonada por filosofia, física quântica, psicanálise e política. Siga Denise no Instagram: @denisepitta e @fashionbubblesoficial

COMENTÁRIOS

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

Leia o post anterior:
2012-01-30_185751
Adriana Rizkallah apresenta revestimentos de paredes para interiores em papel machê na Paralela Móvel

Chique, inovador e respeita o conceito de sustentabilidade. A artista plástica Adriana Rizkallah participará na Paralela Móvel com um estande...

Fechar