Tendências Inverno 2014 – Première Vision debate os conceitos da temporada

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada

Apresentando em primeira mão as orientações de moda para o próximo ano, a Première Vision São Paulo mostra as inspirações, conceitos e tendências para o Inverno 2014 (autumm-winter 14-15).

A pesquisa de moda revela que a estação falará de formas, matérias e do dever dos tecidos. O design da roupa encontra, hoje em dia, um lugar central da moda e não somente por conta da chegada de novos designers, mas também pela emergência de novas tecnologias que sejam testadas – com lasers ou impressão 3D, por exemplo, que abrem novos campos de exploração criativa, fazendo com que a moda abranja um mundo de artistas e pesquisadores.

Trata-se de uma temporada que leva, de certa forma, em direção a mundos que nos fala dessas novas relações entre o real e o imaginário, que mexe com as regras estabelecidas com muita doçura.

A estação é trabalhada ao redor de duas temáticas principais que se juntam e não se opõem, como dois horizontes refletidos. De um lado a estação fala em manipular os tecidos, os volumes e as matérias, com roupas que surgem dessa força; já o segundo eixo fala da estrutura que vai desenhar a roupa e o corpo. O cruzamento desses dois eixos forma uma terceira temática, com transições que também contam histórias da moda.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Foto: Thinx

A cartela continua alta em cores e guarda o estímulo das estações precedentes – o mercado não se cansou da cor. Sabemos hoje que a cor é um verdadeiro meio de diferenciação, um fator de vendas. Hoje precisamos ainda, mais do que em outras ocasiões, diferenciar os consumidores, que são arbitrários em seus gastos. Na moda nós queremos criar necessidades diferentes – a cor é um fator de identidade de marca muito importante.

Para o Inverno 2014 a cartela de cores é constituída por três grandes eixos – o primeiro ilumina sombras concretas, cores de materiais essenciais e pesados que se deixam iluminar com luzes um pouco sintéticas, como o azul cor de para-brisa e um violeta dos anos 80, tons que vão vibrar tanto no feminino, quanto no masculino. A segunda cartela fala de cores claras vivas, pomposas e sensuais, cheias de doçura, uma tabela interrompida pelo brilho do espelho chamado, de maneira humorística, “sou eu”, como se olhássemos para o espelho com um toque de humor e narcisismo. Por fim aparecem as cores fortes que se empurram, se fragmentam e se concentram em ritmos dinâmicos importantes com a ideia do brilho que pode ser subjacente, com vibrações sombreadas que importunam os minimalistas, colocando-se em lisos majestosos. Nessa cartela se afastam os laranjas, que dão lugar aos rosas; as harmonias das cores frias são mantidas.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Fotos: Trendland e Design Boom

O primeiro tema fala de matérias e volume, uma roupa que é construída como se fosse de massa, algo que realmente associa e estreita a tecnologia e a sensibilidade, mantendo suas distâncias com o puramente virtual. Hoje existe uma verdadeira revolução tecnológica com ferramentas que são, ao mesmo tempo, ultra sofisticadas e ultra acessíveis, como as impressoras 3D, que são o tema midiático atual e que permitem um atalho interessante entre a máquina e a mão humana. Isso faz possível juntar a peça industrial à peça única. A ideia da impressão 3D é bastante sedutora e desperta uma vontade de trabalhar com um tecido feito com esse tipo de tecnologia, algo que de fato ofereça uma grande produtibilidade.

Na moda isso da a ideia da diferenciação, por um lado temos artistas que se apropriam das ferramentas da virtualidade, e por outro lado temos uma espécie de “faz-tudo”, geeks high-techs, que criam com essa virtualidade. Há artistas que brincam com a estética dos videogames, como Christian Åslund, que faz um trabalho muito interessante tirando fotos reais como se fossem em videogames. É uma brincadeira engraçada, que traz o humor ao street art, um mundo de inspiração para a moda. O próprio street art, inclusive, já não se limita somente ao uso de sprays, usando também colagens e pinturas, criando novas formas de expressão que mexem com a nossa percepção sobre decoração e, consequentemente, sobre a moda.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Foto: Daily Mail

A estação traz muita fantasia, trabalhada com uma noção de narração, uma forma mais singular. A fantasia é colocada nas peças de forma inesperada – faz alguns meses houve a chegada esmagadora das calças estampadas, algo que abre a ideia da decoração colocada nas roupas, como sobretudos e ternos, a fantasia também no masculino e em qualquer sugestão que deixe de lado os tradicionais usos da decoração. A fantasia se torna invasiva e prolifera em todas as peças do guarda-roupa.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Foto: Agaudi

Estação

Esculpir o futuro com todas as suas forças, com todas as suas emoções, reflexões, sentimentos e desejos. O outono-inverno 14-15 se deleita com todo o material, se apropria do volume e transforma os tecidos em vestimentas. Esta estação incita à manusear as formas e à brincar com os tecidos em três dimensões para fazer emergir as linhas flexíveis ou as curvas volumosas. As ligações frutíferas entre tecnologia e artesanato, natural e químico, convidam o majestoso a se unir audaciosamente à descrição e à neutralidade para revelar astuciosamente o brilho, tudo de forma profunda.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Foto: Farm5

Cores

O Outono-Inverno 14-15 sombreia as cores nutritivas, narrativas e intimamente ligadas às matérias. As cores envolvem, protegem, acompanham e magnificam. As cores refletem alegremente a energia da estação.

As sombras concretas se acendem de luzes sintéticas. Elas contam a profundeza do magma, o brilho sóbrio do chumbo, a doçura do silêncio e as profundezas glaciais. Os brilhos, cheios de doçura ou de intensidades calorosas, jogam com os benefícios apaziguantes e revelam com humor o reflexo do espelho com parêntese essencial. Os fortes se encontram, se fragmentam e se concentram em ritmos energizantes, eles contestam os minimalismos e acendem uma simplicidade grandiosa.

Cores à viver, à mastigar, à misturar, sempre mesclar em receitas singulares.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Foto: Tumblr

MANIPULAR tudo em matéria volumosa

Distanciar com o puramente virtual e associar tecnologia e sensibilidade. Mergulhar no coração da matéria para desenvolver o cotidiano do amanhã. Conectar o artesanal ao digital, a peça única à produção industrial e desenhar a vestimenta como esculpida na massa, amassada ou moldada. Fazer dialogar e lembrar-se das peças e misturas de materiais ou de decorações para modelar em curvas e densidades. Fazer proliferar a fantasia e penetrá-la com o espírito, as colocações e proporções na silhueta.

Artesanal Contemporâneo

Imperfeições e irregularidades, fios “flammés”, jacquards e motivos “efeitos materiais”, texturas mais “brutas”. Desenhos aleatórios, bases e colocações singulares para peças únicas industriais. Tinturas não uniformes, a frio, enceradas para craquelar. Tecidos técnicos de visuais brutos, algodão e lãs revestidas ou membranadas.

Texturas Esculturais

Interferência sábia, com fios ou torções em malha ou pelas construções e tramas, efeitos de contraste ampliados. Motivos de “insetos”: bordados ou impressos nas próprias bases de fantasias. Tweed revisitados, ampliados ou miniaturizados, versões ultrafinas ou jeans. Multicolorido amalgamado, com feltro e flanelas saborosas. Hiper reais, motivos-texturas, camuflagem fotográfica vista de longe ou bem de perto. Intrusos quiméricos, pelagens e escalas imaginárias.

Acabamentos Especiais

Cores de alquimia, tinturaria e revestimentos coloridos. Pátinas em cores e lavagens que revelam cor. Metal mineral, efeitos de bronze ou cobre manchados.

Fantasia ao Cotidiano

Impressões e decorações, inclusive masculinas, para parkas, ternos, calças e camisas. Ilustrações e estilos narrativos, flores e folclore desenhados à mão, como street art. Desenhos gráficos em miniatura quase de contrastes ampliados, pixels e misturas ópticas multicoloridas. Xadrezinhos coloridos.

Arredondamento Expandido

Peles falsas em redemoinhos, “ratines” maleáveis, mohairs despenteados. Volumes desordenados ou ordenados, acolchoados e jacquard com relevos e curvas. Bordados inflados com ar, fantasias forradas, acolchoados e relevos leves. Malhas bastante espumosas como em expansão.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Fotos: Vignete e Tumblr

TRANSIÇÕES do volume… à linha

Uma estação de transição onde a moda cultiva reflexões e cruzamentos, organiza com virtuosidade as confusões entre o real e o imaginário, cria encontros entre o maciço e desvinculado, entre os códigos de feminino e masculino, entre a sobriedade e a fantasia.

Duplamente diferentes

Frente e verso quase monocromáticos e sutilmente diferentes, natural/sintético, liso/crespo, unido/falso, semi opaco/semi brilhante. Montagens, laminações, agulhados. Impressões dupla-face.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Foto: Farm5

ESTRUTURAR tudo em linhas ágeis

Traçar os contornos com uma elegância vivaz. Envolver-se em um rigor sensível e sem duração, arquiteturar com descontração, desenhar a partir de uma linha simples ou de um gesto puro e forte. Elaborar os tecidos para ampliar o corpo se restrição. Experimentar novos comportamentos, sem referência existente, redefinir a flexibilidade, a fluidez, a elasticidade e a suavidade. Orquestrar encontros bastante masculinos e femininos, realizar diálogos de brilhos estufados e de espelhos de metal. Movimentar-se entre a furtividade ilusionista ou a decoração de teatro e distanciar-se do excessivo com uma “atitude relaxada”.

Flexibilidade Arquiteturada

Lençóis macios, feltro maleáveis, moleskines fundidas, aveludados densos. Neoprenes refinados e enobrecidos, alfaiataria e lãs flexíveis enriquecidas de elastano. Espessura suave, misturas de cobre. Lãs Milano, moletons apertados e macios.

Vislumbres de Asfalto

Alfaiataria e sedas com reflexos surdos, brilhos mercerizados ou polidos em malha e tecidos. Rendas, bordados e lãs, cetins e sedas com reflexos de couro. Moleskines e jeans revestidos de brilhos. Efeitos espelhados, prata líquida ou folhas de metal.

Emotivos e Emocionantes

Sombreados e mudança, motivos parcialmente escondidos, degradês nublados ou cinéticos. Painel de seda floridos ou diluídos, bouquets turvos. Jogos de aparecimentos/desaparecimentos, pregueados de esconde-esconde.

Grandes Gestos

Colocações majestosas, motivos fora do tema. Pictórico mínimo. Jacquards e fios de cortes espetaculares.

Delicadeza “Musculosa”

O contraste vai estar presente através de desenhos mais brutos, xadrezes com toques de cores vibrantes, sempre trazendo referência de movimento e contra movimento na mesma peça ou look.

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Foto: Fam Digital

Tendências Inverno 2014

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Burberry Prorsum. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Burberry Prorsum. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Balenciaga. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Balenciaga. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Kenzo. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Max Mara. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Max Mara. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Marc by Marc Jacobs. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Marc by Marc Jacobs. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Diesel. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Diesel. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Acne. Fotos: Style.com

Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada Tendências Inverno 2014   Première Vision debate os conceitos da temporada
Acne. Fotos: Style.com

Publicação: 19 de julho de 2013

AUTOR

Paulistana formada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e com curso técnico de locução pela Rádioficina. Atuou como redatora e locutora no Grupo Bandeirantes de Rádio e também como repórter para um telejornal segmentado.

Veja também...

O Fashion Bubbles possui cerca de 10 mil artigos, aqui as matérias geralmente aparecem aleatoriamente, aproveite para relembrar o que foi moda em outros anos, conhecer outros artigos ou ver a evolução do próprio site que começou em 2006 como um Blog.

COMENTÁRIOS

Leia o post anterior:
2013-07-18_173932
APPs – Conheça super aplicativos Frees para fazer vídeos, decorar a casa e até fazer objetos 3D

Autodesk apresenta portfólio de Apps no Brasil: Destaque para o Sketchbook, Homestyler e a Socialcam A Autodesk, empresa líder mundial...

Fechar